O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados segue em ascensão neste início de 2025, registrando 12.988 emplacamentos em fevereiro, o que representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo mês do ano passado (10.451 unidades).
Quando comparado a janeiro deste ano (12.556 unidades), o aumento foi de 3,4%.
Esses 12.988 emplacamentos correspondem ao total de veículos BEV, PHEV, HEV e HEV Flex, com a exclusão dos MHEV (Mild Hybrid ou micro-híbridos), conforme o novo critério de classificação dos eletrificados, adotado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) desde janeiro de 2025.
Crescimento Acumulado e Expectativas
Nos primeiros dois meses de 2025, o mercado de eletrificados já acumulou 25.544 veículos vendidos, um avanço de 13,7% em relação ao mesmo período de 2024 (22.477 unidades).
Ricardo Bastos, presidente da ABVE, destacou que o crescimento constante dos veículos eletrificados é impulsionado pela maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios ambientais e financeiros da eletrificação.
Além disso, Bastos ressaltou o crescimento da infraestrutura pública de recarga elétrica no Brasil, fator que tem aumentado a confiança dos consumidores para apostar na eletromobilidade. Em fevereiro, o número de eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil chegou a 14.827, com destaque para o aumento de pontos de recarga rápida (DC), que somaram 16,4% do total, conforme levantamento da ABVE/Tupi Mobilidade.
Incentivos Fiscais Impulsionam a Adoção de Veículos Eletrificados
Em fevereiro, os veículos 100% elétricos (BEV) e os híbridos flex não plug-in (HEV Flex) foram os destaques, com crescimento expressivo no início de 2025. Os BEVs avançaram 21,4%, totalizando 4.492 unidades comercializadas, frente aos 3.700 de janeiro.
Já os HEV Flex tiveram um crescimento ainda mais significativo, saltando 140% em relação a janeiro, com 1.464 unidades vendidas.
Os incentivos fiscais estaduais têm desempenhado um papel fundamental nesse crescimento. No caso dos BEV, o aumento foi notável no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, onde há isenção total de IPVA para veículos totalmente elétricos.
Para os HEV Flex, o crescimento foi concentrado em São Paulo, que oferece incentivos fiscais para a redução do IPVA, favorecendo diretamente este segmento.
Distribuição por Tipologia de Veículos Eletrificados
Em fevereiro de 2025, os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) seguiram dominando o mercado de eletrificados, com 80% das vendas totais (10.376 unidades de um total de 12.988). Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) representaram os outros 20% (2.155 veículos).
Os híbridos plug-in (PHEV) mantiveram a maior participação entre os eletrificados, com 5.884 unidades vendidas, correspondendo a 45% do mercado. No entanto, esses modelos registraram uma queda de 12% em relação a janeiro (6.701 unidades). Em comparação com fevereiro de 2024 (3.594), o crescimento dos PHEV foi expressivo, alcançando 64%.
Os veículos 100% elétricos (BEV) também apresentaram um bom desempenho, com 4.492 unidades vendidas em fevereiro (34,6% do mercado de eletrificados).
Esse segmento teve um avanço de 21,4% em relação a janeiro (3.700 unidades) e de 23,4% em relação a fevereiro de 2024 (3.639 unidades).
Entre os híbridos, o HEV Flex conquistou 11% de participação do mercado de eletrificados, com 1.464 unidades vendidas. O modelo teve um aumento de 140% em relação a janeiro, mas uma leve retração de 2,7% comparado com fevereiro de 2024 (1.504 unidades). Já os híbridos convencionais (HEV) representaram 9% das vendas de eletrificados em fevereiro (1.148 unidades), com uma queda de 26% em relação a janeiro (1.545 unidades), mas com crescimento de 32% em comparação a fevereiro de 2024 (869 unidades).
Expansão da Eletromobilidade no Brasil
Embora o Sudeste continue sendo a principal região em termos de vendas de veículos eletrificados, há uma crescente expansão para outras partes do país.
A região Sudeste liderou as vendas de eletrificados em fevereiro, com 6.055 unidades (46,6% do total), seguida pelo Sul, com 17,6% (2.291 unidades), o Nordeste com 17% (2.202 unidades) e o Centro-Oeste com 15% (1.943 unidades). A região Norte teve a menor participação, com 3,8% (497 unidades).
A expansão da infraestrutura de recarga tem sido um fator crucial para esse crescimento. Em fevereiro de 2025, o Brasil alcançou 14.827 pontos de recarga públicos e semipúblicos, sendo 12.397 do tipo AC (recarga lenta) e 2.430 do tipo DC (recarga rápida). Isso representa um aumento significativo de 22% em apenas três meses, comparado com os 12.137 pontos registrados em novembro de 2024.

Municípios com Maior Venda de Veículos Eletrificados
Os cinco municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em fevereiro de 2025 foram:
- São Paulo: 1.610 unidades
- Brasília: 1.178 unidades
- Belo Horizonte: 636 unidades
- Rio de Janeiro: 508 unidades
- Curitiba: 374 unidades
Micro-Híbridos e Queda nas Vendas
Em fevereiro, os micro-híbridos, ou veículos híbridos leves, sem tração elétrica, somaram 3.249 unidades vendidas, sendo 2.122 MHEV 12V e 1.127 MHEV 48V. Comparado a janeiro de 2025 (3.946 unidades), houve uma queda de 18%.
O mercado de veículos eletrificados no Brasil continua sua trajetória de crescimento, com destaque para os BEVs e híbridos plug-in (PHEV), impulsionados por políticas fiscais e a expansão da infraestrutura de recarga elétrica.
Com a adesão crescente de consumidores e a expansão da rede de eletropostos, a eletrificação do setor automobilístico brasileiro parece estar no caminho certo para se consolidar como uma tendência de longo prazo.
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