A quarta edição do MackCast, podcast jurídico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, convida os ouvintes para um bate-papo inteligente sobre Direito Desportivo e Futebol.
Disponível no Spotify a partir da próxima quinta-feira, dia 23 de dezembro, o episódio recebe o professor Doutor em História do Mackenzie Brasília, Victor Missiato, e o Mestre em Direito e advogado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Eduardo Coutinho, para a exploração dos temas.
A conversa apresentará, inicialmente, a carreira profissional no campo do Direito Desportivo, destacando as áreas de atuação e o potencial de crescimento para os interessados em ingressar nesse ramo.
Os convidados também refletirão sobre Futebol e Globalização, abordando as origens do futebol, seu processo de expansão no século XX e no século XXI, a formação dos conglomerados esportivos e as questões relacionadas ao nacionalismo e ao regionalismo provocadas pelo esporte.
“Será um programa interessante porque conversaremos sobre assuntos menos ortodoxos nos universos em que circulam. O Direito Desportivo é uma área de atuação muito rica em boas oportunidades, mas ainda é pouco difundida, considerando tudo o que tem a oferecer. E a globalização no futebol, que também envolve o Direito Desportivo, é um assunto importante para explicar muitas questões do mundo moderno. Entender alguns eventos chave desse processo, no século XX e no século XXI, pode ser fundamental para que encontremos algumas respostas”, explicou o professor Victor Missiato.
O MackCast #006 estará disponível gratuitamente no Spotify, para ser ouvido on-line ou off-line, caso o ouvinte decida por fazer o download da íntegra do programa.
MackCast
O Podcast nasceu no segundo semestre de 2021, dando continuidade à proposta da FPMB de conversar com a comunidade sobre questões importantes para o desenvolvimento social, econômico e jurídico do País.
Os episódios serão conduzidos por professores da instituição, com a presença eventual de convidados renomados do mercado de trabalho e da academia, para explorar os temas mais importantes e atuais do universo jurídico.
O objetivo da atração, que terá 6 episódios em sua primeira temporada, será não só sanar dúvidas sobre os assuntos mais recentes ou ainda pouco discutidos pela opinião pública, como também destacar as questões mais relevantes para o cotidiano das empresas, dos governos e da sociedade como um todo.
Um bate papo orgânico, leve e com uma linguagem simples, visando também acolher ouvintes que não têm intimidade com os títulos abordados, mas são impactados diretamente ou indiretamente pelos temas — ou simplesmente são curiosos pelas discussões.
“O diálogo e a troca de informação são duas das ferramentas mais caras da atualidade, justamente pelo potencial para, juntas, guiarem empresas, governos e a sociedade pelos caminhos mais assertivos nos momentos de tomada de decisão.
Ambos os instrumentos estão na espinha dorsal do projeto educacional da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, que tem pensado não apenas no que acontece em sala de aula, mas também em como ampliar seu rol de contribuições para a sociedade. O MackCast é um dos itens dessa
lista”, explicou o diretor da FPMB, professor Mac Cartaxo.
Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie
A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde.
A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura Empreendedora e inovadora.
Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021 foram comemorados os 150 anos da instituição no Brasil.
Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.