• Recentes
  • Tendências
edit post
Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa

Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa

15/09/2022 - Atualizado em: 16/09/2022
edit post
Seguro ganha papel central na adaptação climática e no desenvolvimento econômico após a COP30

Seguro ganha papel central na adaptação climática e no desenvolvimento econômico após a COP30

14/12/2025
edit post
Airalo registra avanço no uso de eSIMs e mudança no perfil de viagens internacionais dos brasileiros em 2025

Airalo registra avanço no uso de eSIMs e mudança no perfil de viagens internacionais dos brasileiros em 2025

14/12/2025
edit post
Empresas avançam no uso de inteligência artificial, mas ainda enfrentam desafios para gerar impacto nos negócios inteligencia artificial 5 1 1

Empresas avançam no uso de inteligência artificial, mas ainda enfrentam desafios para gerar impacto nos negócios

14/12/2025
edit post
Quina 6902: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 4 milhões

Mega-Sena 2951: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 52 milhões

13/12/2025
edit post
Lotofácil 3562: premia duas apostas com mais de R$ 680 mil

Quina 6902: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 4 milhões

13/12/2025
edit post
Loteria Federal 6026: premia aposta de Minas Gerais com R$ 500 mil

Lotofácil 3562: premia duas apostas com mais de R$ 680 mil

13/12/2025
edit post
Loteria Federal 6025 : Prêmio de R$ 500 mil sai para Ponta Grossa (PR)

Loteria Federal 6026: premia aposta de Minas Gerais com R$ 500 mil

13/12/2025
edit post
Ministério da Saúde realiza mutirão nacional com mais de 61 mil cirurgias e exames pelo SUS

Ministério da Saúde realiza mutirão nacional com mais de 61 mil cirurgias e exames pelo SUS

13/12/2025
edit post
Alexandre de Moraes comenta retirada de sanções dos EUA e afirma que decisão reforça soberania brasileira

Alexandre de Moraes comenta retirada de sanções dos EUA e afirma que decisão reforça soberania brasileira

13/12/2025
edit post
Bolsa sobe quase 1%, supera 160 mil pontos e fecha semana em alta

Bolsa sobe quase 1%, supera 160 mil pontos e fecha semana em alta

13/12/2025
edit post
Lula elogia retirada de Alexandre de Moraes da lista de sanções dos EUA e critica aplicação da Lei Magnitsky

Lula elogia retirada de Alexandre de Moraes da lista de sanções dos EUA e critica aplicação da Lei Magnitsky

13/12/2025
edit post
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a documentos sobre quebra de sigilo de banqueiro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a documentos sobre quebra de sigilo de banqueiro

13/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 14 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa

Tábata Férlin por Tábata Férlin
15/09/2022 - Atualizado em: 16/09/2022
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa dia do cliente
CompartilharCompartilhar

Talvez você goste de ver:

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Seja você dono de uma pequena empresa ou gestor em uma grande corporação, neste dia 15 de setembro, Dia do Cliente, vale uma reflexão para aplicar o ano todo: a importância de colocar o cliente no centro da sua estratégia de negócio.

O perfil dos consumidores mudou de maneira tão rápida e intensa nos últimos anos quanto o próprio mundo à nossa volta. Atualmente, eles baseiam suas decisões de compra na qualidade do atendimento que recebem, sendo leais àqueles que os tratam como prioridade.

O relatório CX Trends 2022, da Zendesk, aponta que 93% dos clientes gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de comunicação – seja Whatsapp, telefone, chat ou e-mail.

Também indica que 61% dos clientes mudariam para a concorrência após uma experiência ruim com a marca e, no caso de reincidência, esse número sobe para 76%.

Por isso, compartilho com vocês os cinco erros mais comuns que atrapalham o crescimento das empresas – pequenas ou grandes -, baseado na falta de cuidado no atendimento ao cliente.

  1. O suporte não atende as expectativas: 54% dos pesquisados concordam que o atendimento ao cliente é uma atividade complementar na estratégia global das empresas, portanto, há muito espaço para melhorias. A inclinação digital das novas gerações resultou em usuários com uma postura mais crítica em relação às interações que têm com as marcas.

  1. Os líderes não dão o exemplo: apenas 40% dos gestores seniores consideram o atendimento ao cliente um aspecto fundamental no negócio, o que limita a criação de um plano estratégico mais amplo. Dessa forma, as oportunidades de negócio ficam cada vez mais limitadas.

  1. Os investimentos nas equipes não são suficientes: se os times de suporte estiverem sobrecarregados e mal preparados, será praticamente impossível manter a excelência que os clientes exigem hoje nas interações. Grande parte do problema está no fato de que muitas empresas ainda veem o atendimento como um centro de custos, ao invés de utilizá-lo como uma ferramenta direta de geração de receita e crescimento sustentado.

  2. Os agentes estão esgotados e se sentem desvalorizados: apenas 15% dos agentes de atendimento estão satisfeitos com sua atual carga de trabalho, enquanto que apenas 20% relatam que sentem o mesmo sobre a qualidade do treinamento que recebem.

  3. Sistemas desconexos confundem os clientes: 71% dos consumidores esperam que as empresas compartilhem informações entre seus agentes de atendimento para que não tenham que repeti-la. Ou seja, pedem que exista na prática a tão falada omnicanalidade.

Ler  Pandemia destaca lideranças femininas como mais assertivas

Por isso tudo, acredito que todos os níveis da organização devem assumir a estratégia de atendimento ao consumidor como parte integrante da operação da empresa, e não como um custo operacional adicional.

Não basta mudar o discurso, mas sim investir mais e melhor em ferramentas e formação de pessoas para acompanhar a evolução do mercado.

Se as expectativas dos clientes estão mudando, não há razão para que as empresas não possam evoluir na mesma velocidade. Neste Dia do Cliente, a principal reflexão a fazer é esta.

Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa Julio Gonzales Zendesk 1 1
Julio Gonzales Zendesk (Foto: DIvulgação)

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Dia do cliente
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

por Kayene Simao
10/12/2025
edit post
Brasil registra recorde de inadimplência com 73,8 milhões de pessoas negativadas

Começar um negócio com recursos limitados pode parecer um desafio, mas especialistas afirmam que a prática é viável quando existe planejamento estruturado. Segundo Philippe Enke Mathieu, especialista em...

Leia maisDetails

2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

por Kayene Simao
06/12/2025
edit post
2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

O ambiente digital brasileiro continua em expansão e deve favorecer a abertura de novos negócios em 2026. O país já reúne 91,3 milhões de consumidores online, segundo a...

Leia maisDetails

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Celebrado em 19 de novembro, o Dia do Empreendedorismo Feminino, instituído pela ONU, reforça o papel das mulheres no desenvolvimento econômico e chama atenção para os desafios que...

Leia maisDetails

Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

por Taysa Medeiros
11/11/2025
edit post
Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

A menos de três meses da entrada em vigor das primeiras obrigações práticas da reforma tributária, 72% das empresas brasileiras de médio e grande porte ainda não estão...

Leia maisDetails

Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

por Kayene Simao
10/11/2025
edit post
Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

A mortalidade de empresas no Brasil continua sendo um dos maiores desafios para o empreendedorismo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 48%...

Leia maisDetails
edit post
Seguro ganha papel central na adaptação climática e no desenvolvimento econômico após a COP30

Seguro ganha papel central na adaptação climática e no desenvolvimento econômico após a COP30

por Kayene Simao
14/12/2025

As Conferências das Partes da ONU (COPs) consolidaram-se como espaços em que a transição climática é tratada não apenas como...

edit post
Airalo registra avanço no uso de eSIMs e mudança no perfil de viagens internacionais dos brasileiros em 2025

Airalo registra avanço no uso de eSIMs e mudança no perfil de viagens internacionais dos brasileiros em 2025

por Kayene Simao
14/12/2025

A Airalo, plataforma global de eSIMs, encerra 2025 com avanços tecnológicos, ampliação de sua cobertura internacional e novos dados sobre...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Empresas avançam no uso de inteligência artificial, mas ainda enfrentam desafios para gerar impacto nos negócios inteligencia artificial 5 1 1

Empresas avançam no uso de inteligência artificial, mas ainda enfrentam desafios para gerar impacto nos negócios

por Kayene Simao
14/12/2025

Apesar do avanço da inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo, a maioria das empresas ainda encontra dificuldades para transformar experimentos...

edit post
Quina 6902: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 4 milhões

Mega-Sena 2951: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 52 milhões

por Kayene Simao
13/12/2025

O concurso 2951 da Mega-Sena, sorteado neste sábado, 13 de dezembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d