• Recentes
  • Tendências
edit post
Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa

Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa

15/09/2022 - Atualizado em: 16/09/2022
edit post
Congresso é convocado para votar LDO de 2026 nesta quinta-feira

Congresso é convocado para votar LDO de 2026 nesta quinta-feira

04/12/2025
edit post
Governo amplia divulgação sobre retirada gratuita de absorventes pelo SUS

Governo amplia divulgação sobre retirada gratuita de absorventes pelo SUS

04/12/2025
edit post
Cinco medidas que vão mudar o consumo de energia corporativa em 2026

Cinco medidas que vão mudar o consumo de energia corporativa em 2026

04/12/2025
edit post
Banco Central cria primeiro marco regulatório para serviços de BaaS no país

Banco Central cria primeiro marco regulatório para serviços de BaaS no país

04/12/2025
edit post
Petroleiros iniciam assembleias para decidir sobre possível greve nacional em dezembro

Petroleiros iniciam assembleias para decidir sobre possível greve nacional em dezembro

04/12/2025
edit post
Mulheres do agronegócio ganham novo programa de mentoria focado em desenvolvimento e liderança

Mulheres do agronegócio ganham novo programa de mentoria focado em desenvolvimento e liderança

04/12/2025
edit post
Conectividade espacial avança e impulsiona nova economia bilionária

Conectividade espacial avança e impulsiona nova economia bilionária

04/12/2025
edit post
Loteria Federal 6023: Concurso com prêmio principal de R$ 500 mil

Quina 6893: acumula e prêmio estimado chega a R$ 5 milhões

04/12/2025
edit post
Loteria Federal 6023: Concurso com prêmio principal de R$ 500 mil

Lotofácil 3553: três apostas dividem prêmio principal no sorteio desta quarta-feira

04/12/2025
edit post
Quina 6892: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 4 milhões

Loteria Federal 6023: Concurso com prêmio principal de R$ 500 mil

03/12/2025
edit post
Vacinação contra vírus sincicial respiratório começa nas redes públicas de saúde

Vacinação contra vírus sincicial respiratório começa nas redes públicas de saúde

03/12/2025
edit post
MEC quer levar ensino integral a todo o país até 2026

MEC quer levar ensino integral a todo o país até 2026

03/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 4 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa

Tábata Férlin por Tábata Férlin
15/09/2022 - Atualizado em: 16/09/2022
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa dia do cliente
CompartilharCompartilhar

Talvez você goste de ver:

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

Seja você dono de uma pequena empresa ou gestor em uma grande corporação, neste dia 15 de setembro, Dia do Cliente, vale uma reflexão para aplicar o ano todo: a importância de colocar o cliente no centro da sua estratégia de negócio.

O perfil dos consumidores mudou de maneira tão rápida e intensa nos últimos anos quanto o próprio mundo à nossa volta. Atualmente, eles baseiam suas decisões de compra na qualidade do atendimento que recebem, sendo leais àqueles que os tratam como prioridade.

O relatório CX Trends 2022, da Zendesk, aponta que 93% dos clientes gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de comunicação – seja Whatsapp, telefone, chat ou e-mail.

Também indica que 61% dos clientes mudariam para a concorrência após uma experiência ruim com a marca e, no caso de reincidência, esse número sobe para 76%.

Por isso, compartilho com vocês os cinco erros mais comuns que atrapalham o crescimento das empresas – pequenas ou grandes -, baseado na falta de cuidado no atendimento ao cliente.

  1. O suporte não atende as expectativas: 54% dos pesquisados concordam que o atendimento ao cliente é uma atividade complementar na estratégia global das empresas, portanto, há muito espaço para melhorias. A inclinação digital das novas gerações resultou em usuários com uma postura mais crítica em relação às interações que têm com as marcas.

  1. Os líderes não dão o exemplo: apenas 40% dos gestores seniores consideram o atendimento ao cliente um aspecto fundamental no negócio, o que limita a criação de um plano estratégico mais amplo. Dessa forma, as oportunidades de negócio ficam cada vez mais limitadas.

  1. Os investimentos nas equipes não são suficientes: se os times de suporte estiverem sobrecarregados e mal preparados, será praticamente impossível manter a excelência que os clientes exigem hoje nas interações. Grande parte do problema está no fato de que muitas empresas ainda veem o atendimento como um centro de custos, ao invés de utilizá-lo como uma ferramenta direta de geração de receita e crescimento sustentado.

  2. Os agentes estão esgotados e se sentem desvalorizados: apenas 15% dos agentes de atendimento estão satisfeitos com sua atual carga de trabalho, enquanto que apenas 20% relatam que sentem o mesmo sobre a qualidade do treinamento que recebem.

  3. Sistemas desconexos confundem os clientes: 71% dos consumidores esperam que as empresas compartilhem informações entre seus agentes de atendimento para que não tenham que repeti-la. Ou seja, pedem que exista na prática a tão falada omnicanalidade.

Ler  Dia do Cliente: consultoria oferece diagnóstico gratuito para PMEs

Por isso tudo, acredito que todos os níveis da organização devem assumir a estratégia de atendimento ao consumidor como parte integrante da operação da empresa, e não como um custo operacional adicional.

Não basta mudar o discurso, mas sim investir mais e melhor em ferramentas e formação de pessoas para acompanhar a evolução do mercado.

Se as expectativas dos clientes estão mudando, não há razão para que as empresas não possam evoluir na mesma velocidade. Neste Dia do Cliente, a principal reflexão a fazer é esta.

Dia do Cliente: 5 erros que impedem o crescimento da sua empresa Julio Gonzales Zendesk 1 1
Julio Gonzales Zendesk (Foto: DIvulgação)

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Dia do cliente
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Celebrado em 19 de novembro, o Dia do Empreendedorismo Feminino, instituído pela ONU, reforça o papel das mulheres no desenvolvimento econômico e chama atenção para os desafios que...

Leia maisDetails

Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

por Taysa Medeiros
11/11/2025
edit post
Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

A menos de três meses da entrada em vigor das primeiras obrigações práticas da reforma tributária, 72% das empresas brasileiras de médio e grande porte ainda não estão...

Leia maisDetails

Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

por Kayene Simao
10/11/2025
edit post
Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

A mortalidade de empresas no Brasil continua sendo um dos maiores desafios para o empreendedorismo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 48%...

Leia maisDetails

Microfranquias ganham espaço no Brasil, mas exigem planejamento e gestão eficiente

por Kayene Simao
26/10/2025
edit post
Microfranquias ganham espaço no Brasil, mas exigem planejamento e gestão eficiente

Com investimento inicial de até R$ 135 mil, as microfranquias têm atraído cada vez mais empreendedores interessados em abrir o próprio negócio com menor risco financeiro. Segundo dados...

Leia maisDetails

Mais da metade dos MEIs do CadÚnico começaram a empreender após inscrição no programa

por Kayene Simao
23/10/2025
edit post
Mais da metade dos MEIs do CadÚnico começaram a empreender após inscrição no programa

Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à...

Leia maisDetails
edit post
Congresso é convocado para votar LDO de 2026 nesta quinta-feira

Congresso é convocado para votar LDO de 2026 nesta quinta-feira

por Taysa Medeiros
04/12/2025

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), convocou para esta quinta-feira (4) uma sessão do Congresso Nacional destinada exclusivamente à...

edit post
Governo amplia divulgação sobre retirada gratuita de absorventes pelo SUS

Governo amplia divulgação sobre retirada gratuita de absorventes pelo SUS

por Taysa Medeiros
04/12/2025

Cerca de 14 milhões de meninas e mulheres receberam, na última semana, mensagens personalizadas pela Caixa Postal do Gov.br e...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Cinco medidas que vão mudar o consumo de energia corporativa em 2026

Cinco medidas que vão mudar o consumo de energia corporativa em 2026

por Kayene Simao
04/12/2025

Em 2025, 86% da energia proveniente de usinas solares centralizadas no Brasil foi direcionada ao mercado livre, segundo dados da...

edit post
Banco Central cria primeiro marco regulatório para serviços de BaaS no país

Banco Central cria primeiro marco regulatório para serviços de BaaS no país

por Kayene Simao
04/12/2025

O Banco Central (BCB) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) instituíram o primeiro marco regulatório específico para o modelo de...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d