Receita libera declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025

Até hoje (1º) apenas versões parciais do documentos haviam sido disponibilizadas.

Imagem de um leão. Representando Imposto de Renda 2025.

A declaração pré-preenchida do imposto de renda 2025 agora conta com todas as informações necessárias para facilitar o preenchimento dos contribuintes.

A novidade ficou disponível nesta terça-feira (1º) após um atraso causado pela greve dos auditores-fiscais da Receita Federal.

Além disso, outra facilidade foi liberada: o envio da declaração pelo celular ou tablet, diretamente pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Essas alternativas ao programa gerador (PGD) também haviam sido impactadas pelo atraso.

A utilização da declaração pré-preenchida não só acelera o preenchimento do documento, mas também prioriza o contribuinte na restituição. Saiba mais a seguir!

O que a declaração pré-preenchida inclui?

Agora, os contribuintes têm acesso automático a diversas informações, como:

Inicialmente, apenas alguns dados estavam disponíveis, mas agora a declaração inclui informações completas, permitindo mais precisão e menos risco de erro.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2025 pelo celular?

A Receita Federal tem investido na modernização do processo de declaração. Agora, além do computador, é possível fazer tudo pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo site do e-CAC, sem precisar baixar o programa tradicional (PGD).

O supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, destacou que, no futuro, o preenchimento online pode substituir completamente o PGD, oferecendo mais segurança aos usuários.

Para realizar o processo via smartphone ou tablet, siga essas instruções:

  1. Baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda no seu dispositivo;
  2. Entre no app usando a sua conta gov.br;
  3. Procure pela seção que permite a criação de uma nova declaração de IR;
  4. Depois, clique em “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida” ou opção correlata;
  5. Por fim, basta completar o preenchimento, seguindo as instruções da própria plataforma.

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2025, contate um profissional especializado, como um contador.

Prazos e recomendações

O envio das declarações do IRPF 2025 começaram em 17 de março e vão até as 23h59min59s do dia 30 de maio. Fique atento para não perder os prazos e acabar se complicando com a Receita Federal.

Ademais, a Receita recomenda que os contribuintes confiram os dados pré-preenchidos antes de enviar a declaração. Caso haja divergências, é necessário fazer os ajustes manualmente. A expectativa é que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas em 2025, um aumento de quase 7% em relação a 2024.

Com todas essas novidades, o processo de declaração ficou mais ágil e acessível. Se ainda não preencheu a sua, vale aproveitar essas facilidades para evitar correrias de última hora!

* Com informações da Agência Brasil (EBC)

Sair da versão mobile