Para muitas mulheres, a costura criativa tem sido uma boa fonte de renda extra.
Esta técnica artesanal combina cores, estampas e tipos de tecido para criar bolsas, nécessaires e diversos outros acessórios.
Vale também os tradicionais panos de prato que podem ser totalmente personalizados.
Se é preciso conhecer a fundo técnicas de costura ou fazer grandes investimentos para iniciar neste negócio? A resposta é não! Com tecido, linha e agulha – e uma pitada de criatividade –, já é possível começar com as primeiras peças.
E melhor: sem sair de casa! Nesse processo, planejamento e divulgação também são fundamentais para ter um retorno mais significativo em vendas.
Formada em Jornalismo com Pós-graduações em Criação de Imagem e Som e também em Gestão pela Eca/USP, Amanda Ansaldo decidiu trocar a área da comunicação pela costura criativa e comprovou que este tipo de artesanato gera sim lucratividade.
Como muitas mulheres, a empreendedora quis ficar mais próxima dos filhos, mas sem abrir mão de trabalhar e ter a sua própria fonte de renda.
“Ser dona do seu próprio negócio oferece uma flexibilidade importante na maternidade que, muitas vezes, é inviável num modelo tradicional de trabalho”, ressalta Amanda.
Há mais de seis anos, a empreendedora está à frente da marca “Passo a Passo Criativo” com costuras práticas, coloridas e encantadoras.
O negócio deu tão certo para ela que Amanda resolveu usar as redes sociais para ensinar o passo a passo de peças vendáveis, além de explicar aquelas dicas de empreendedorismo infalíveis.
A procura foi tão grande que hoje ela já possui mais de 602 mil seguidores no Instagram e 341 mil inscritos no Youtube.
Divulgar e vender a costura criativa
As redes sociais também ajudam a divulgar as peças artesanais de maneira assertiva. O tradicional boca a boca ainda funciona, mas ter um perfil profissional facilita alcançar clientes de outras cidades e – por que não? – até de outros países.
Nesse processo, caprichar em boas fotos dos artesanatos é essencial para despertar o desejo da clientela e mostrar o profissionalismo do negócio. Vale lembrar que o leque de peças dentro da costura criativa é imenso.
Para o público feminino, são bolsas, carteiras e até jaquetas customizadas. Já para a clientela infantil, as sugestões são desde estojos até organizadores para o quarto dos pequenos.
Sem contar as infinitas possibilidades para o lar, como cesta de pão, coador para café, panos de prato, jogos americanos…. Uau!
Se existe algum obstáculo nessa trajetória de empreender com a costura criativa? Amanda Ansaldo explica:
“Acredito que os maiores obstáculos não são palpáveis, são aqueles que criamos dentro de nós mesmos. ‘Eu não vou conseguir’, ‘eu não entendo disso’, ‘isso é muito para mim’, ‘vai dar trabalho demais’… São alguns dos pensamentos que às vezes passam pela cabeça das mulheres e acabam limitando muitas empreendedoras. Um dos grandes obstáculos que ultrapassei foi entender que se nós podemos sonhar com algo, nós também podemos realizar”.
Sobre Amanda Ansaldo:
Jornalista com pós-graduações em criação de Imagem e Som e também em Gestão pela Eca/USP, além de Direção para Vídeo e TV.
Formada também em Corte e Costura, passou por treinamentos certificados pela American Crats, Sizzix, Scrap Brasil e Prima Certified Educator.