Está pensando em visitar a cidade maravilhosa? Então essa é uma excelente oportunidade para saber quais são os melhores restaurantes do Rio de Janeiro e planejar suas visitas. Sem dúvida, a gastronomia carioca pode ser uma grata surpresa e você não pode perder a chance!
1- Oteque
Esse restaurante é em um discreto casarão no bairro carioca de Botafogo onde trabalha o premiado Alberto Landgraf. Landgraf é um cozinheiro técnico no seu ápice, com construção precisa de todos os elementos das receitas. Nada do que está no prato é por acaso.
Além disso, sua inspiração não vem apenas da gastronomia: o mestre por trás das criações também tem interesse em design, arquitetura e tecnologia, por exemplo. Então, ele busca entregar verdadeiras obras de arte.
Rua Conde de Irajá, 581, 74, Botafogo, Rio de Janeiro
2- Lasai
Pode até parecer estranho que uma receita de sucesso, como a do carioca Lasai, receba mudanças profundas depois de oito anos colecionando premiações. Mas foi exatamente isso que aconteceu: Rafa Costa e Silva e Malena Cardiel passaram a atender oito clientes por noite; eram 40 pessoas antes.
Largo dos Leões, 35, Humaitá, Rio de Janeiro
3- Oro
Não bastassem as duas estrela Michelin, feito compartilhado por apenas outros três restaurantes no país (D.O.M., Oteque e Ryo), o Oro é comandado por Felipe Bronze – que se tornou uma celebridade com os programas de televisão nos canais GNT e Record. Conhecido por estrear aqui as inovações da culinária desconstruída, bem ao estilo do espanhol El Bulli, de Ferran Adrià, o chef soube repensar as receitas nos últimos onze anos. Avenida General San Martin, 889, Leblon, Rio de Janeiro
4- Lilia
Somente uma pequena placa identifica a entrada que dá acesso ao Lilia – em pleno centro do Rio de Janeiro, apertada entre antiquários e comércios populares. Se o endereço parece inusitado para alta gastronomia, por outro lado, condiz totalmente com a revolução proposta por Lucio Vieira: criar pratos inovadores, com ingredientes de qualidade, e preços acessíveis.
Rua do Senado, 45, Centro, Rio de Janeiro
5- Escama
Quem está à frente da cozinha é Ricardo Lapeyre. Mas o próprio chef parece ceder o protagonismo aos peixes e frutos do mar selecionados diariamente – e pessoalmente – junto a pescadores do Rio de Janeiro (RJ).
E não há frescuras por ali: o casarão ensolarado em pleno bairro do Jardim Botânico parece transportar a clientela ao mediterrâneo, com paredes brancas e janelas sempre abertas.Não à toa, em pouco mais de um ano, já é uma referência dentre os melhores restaurantes do Rio de Janeiro.
Rua Visconde de Carandaí, 5, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
6- Cipriani
É de frente para a piscina do Copacabana Palace que o italiano Aniello Cassesse recebe os clientes do Cipriani – batizado em homenagem a um dos hotéis mais sofisticados de Veneza. Mas não pense que a localização é o único atrativo do restaurante: o cardápio, cheio de referências à terra natal do chef, levou a primeira estrela Michelin em 2019. Avenida Atlântica, 1702, Copacabana, Rio de Janeiro
7- Grado
É indiscutível que as receitas italianas costumam ser reconfortantes. Mas essa experiência fica ainda mais real no casarão do charmoso bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Detalhadamente decorado com livros, estantes de madeira e paredes cheias de quadros, esse é mais um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro.
Da cozinha, comandada por Nello Garaventa – de família ítalo-brasileira – saem maravilhas como o agnolotti de javali e peixe do dia acompanhado de tomate cereja, vinho branco, pinoli e batata rosti.
Rua Visconde de Carandaí, 31, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
8- Babbo Osteria
Foram investidos 4 milhões de reais para transformar o antigo casarão do bairro carioca de Ipanema em um pedacinho da Itália. Só que o ítalo-brasileiro Elia Schramm conseguiu. E não foi somente pela decoração repleta de referências europeias e objetos familiares do próprio restaurante: o cardápio é fiel às tradições.
9- Casa do Sardo
É na região central de São Cristóvão, longe dos polos gastronômicos do Rio de Janeiro, que está uma das melhores cozinhas italianas da cidade. E o antigo casarão tem personalidade de sobra – capaz de fazer inveja a muitas cantinas paulistanas do Bexiga. Suas paredes cheias de penduricalhos e até bandeiras no teto são um charme.
É verdade que o cardápio oferece desde pizza de camarão com shitake até agnello alla vernaccia, que traz o cordeiro cozido no vinho braço com risoto de funghi. Mas acredite: será difícil errar o pedido. Na dúvida, vale provar alguma das massas artesanais.
Rua São Cristóvão, 405, São Cristóvão, Rio de Janeiro
10- Gajos D’Ouro
Não espere por referências e clichês à cultura portuguesa: o estilo elegante do casarão em Ipanema, no Rio de Janeiro, cairia bem a qualquer restaurante contemporâneo. Por outro lado, o cardápio é fiel aos pratos tradicionais, como arroz de pato e dezesseis variações de bacalhau – inclusive com um abrasileirado strogonoff.
Para quem se entregar ao leitão à pururuca ou à feijoada, servidos especialmente às sextas-feiras e sábados, ainda existe a opção de se redimir com os doces típicos da “terrinha”, como os ovos moles de Aveiro.
Rua Prudente de Morais, 1008, Ipanema, Rio de Janeiro
11- Satyricon
Depois de quase quatro décadas, dá para dizer que o Satyricon já é um verdadeiro clássico do Rio de Janeiro. E a essência do cardápio sempre se manteve igual: receitas mediterrâneas, com carinho por pratos italianos e, especialmente, ingredientes do mar. Tanto é que, logo na entrada, está o aquário com lagostas, cavaquinhas e moluscos vivos – enquanto os peixes são pescados com linha, não com rede, para preservar a integridade da carne. É com essa qualidade que saem da cozinha a lagosta ao thermidor, o spaghetti alle vongole e mais uma infinidade de receitas.
Rua Barão da Torre, 192, Ipanema, Rio de Janeiro
12- Gero Rio
Na filial carioca do Gero – que ocupa o térreo do luxuoso hotel do grupo Fasano no Rio de Janeiro –, existe até opção de menu executivo no almoço com entrada, principal e sobremesa. Essa é a maior prova de descontração, na medida do possível, para o tradicional restaurante que é mais um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro.
Ainda assim, as receitas têm forte inspiração italiana e quase não sofrem intervenções da cozinha. Para quem não quiser repetir as escolhas, uma opção é optar pelos pratos de temporada, como o tagliolini ao cacau com cogumelo porcini e burrata ou o camarão com creme de grão de bico.
Avenida Vieira Souto, 80, Ipanema, Rio de Janeiro