• Recentes
  • Tendências
edit post
marketing-tecnologia

Confira as tendências de marketing e tecnologia em 2022

05/01/2022 - Atualizado em: 09/11/2023
edit post
Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

24/12/2025
edit post
Cinco pontos essenciais para brasileiros que planejam investir nos Estados Unidos em 2026

Cinco pontos essenciais para brasileiros que planejam investir nos Estados Unidos em 2026

24/12/2025
edit post
Tokenização de ativos ganha espaço como alternativa para ampliar acesso ao mercado de capitais

Tokenização de ativos ganha espaço como alternativa para ampliar acesso ao mercado de capitais

24/12/2025
edit post
Argentina e Japão lideram ranking de destinos internacionais mais econômicos para brasileiros em 2025

Argentina e Japão lideram ranking de destinos internacionais mais econômicos para brasileiros em 2025

24/12/2025
edit post
Inteligência artificial e neurociência ajudam a transformar metas de ano novo em hábitos duradouros

Inteligência artificial e neurociência ajudam a transformar metas de ano novo em hábitos duradouros

24/12/2025
edit post
Dólar começa em baixa com mercado de olho em Brasília e juros nos EUA

Dólar abre em leve alta com ajustes de fim de ano e cautela no mercado

24/12/2025
edit post
STF reforça segurança jurídica ao cassar decisão da Justiça do Trabalho que não observou a reforma trabalhista

STF reforça segurança jurídica ao cassar decisão da Justiça do Trabalho que não observou a reforma trabalhista

24/12/2025
edit post
Lotofácil 3570: cinco ganhadores no concurso e prêmio principal supera R$ 1,2 milhão

Quina 6910: acumula no concurso e prêmio estimado chega a R$ 11,5 milhões

23/12/2025
edit post
Lotofácil 3569: concurso paga prêmio de R$ 1,9 milhão

Lotofácil 3570: cinco ganhadores no concurso e prêmio principal supera R$ 1,2 milhão

23/12/2025
edit post
Revisão veicular antes das férias reduz riscos de panes e acidentes nas estradas

Revisão veicular antes das férias reduz riscos de panes e acidentes nas estradas

23/12/2025
edit post
Endividamento atinge mais de 76% dos lares brasileiros e exige cautela nos gastos de fim de ano

Endividamento atinge mais de 76% dos lares brasileiros e exige cautela nos gastos de fim de ano

23/12/2025
edit post
Inteligência artificial redefine o ritmo e as estratégias das campanhas eleitorais

Inteligência artificial redefine o ritmo e as estratégias das campanhas eleitorais

23/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quarta-feira, 24 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Confira as tendências de marketing e tecnologia em 2022

Redação por Redação
05/01/2022 - Atualizado em: 09/11/2023
em Marketing
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
marketing-tecnologia
CompartilharCompartilhar

Após dois anos atípicos, muitas empresas passaram a compreender a importância da Tecnologia para o desempenho de seus negócios.

Talvez você goste de ver:

Em 2026, sua maior vantagem competitiva será o “defeito” humano

Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Agile Digital Farma tem crescimento de mais de 250% em 2025 e expande operação para atender mais de mil farmácias

Com as mudanças no formato de trabalho, muitas companhias precisaram buscar novas formas de se reinventarem para atraírem seus consumidores, visto que os clientes já não escolhem os produtos ou serviços apenas pela qualidade, mas sim pelos valores da marca e como ela se relaciona com o mundo.

Para Rapha Avellar, um dos líderes mais influentes em marketing, tecnologia e empreendedorismo de sua geração, estratégias de marketing bem construídas serão fundamentais para qualquer empresa se manter em pé e conseguir estar à frente dos concorrentes.

“Atualmente, muitas empresas trabalham com os mesmos produtos e, muitas vezes, com qualidade semelhantes, mas o que faz uma se diferenciar da outra é a conexão criada com a comunidade, pois agora as pessoas também estão preocupadas com os valores e propósitos da marca e o que ela faz pensando no público e na sociedade com um todo”, explica.

Para conseguir estar à frente das tendências e poder proporcionar experiências relevantes para o público, é necessário que as marcas acompanhem as tendências de mercado, além de realizarem decisões estratégicas de empresa, com um marketing mais assertivo e fiel ao que o seu negócio precisa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que será tendência para o próximo ano.

Comunidades – As pessoas estão cada vez mais interessadas nos valores e cultura apresentados pelas marcas e, com isso, passam a buscar por empresas com as quais elas se identificam com os propósitos.

Pensando nisso, trazer a comunidade para a construção de uma marca é uma estratégia de marketing fundamental para quem deseja alavancar seus negócios, seja por meio das redes sociais, pesquisas ou qualquer outro insight.

Ler  Sua empresa está pronta para atender à nova geração?

Afinal, nada melhor do que ouvir atentamente aos feedbacks e buscar por soluções que agreguem todos os consumidores.

NFTs – A NFT foi um dos assuntos mais comentados de 2021, visto que esses tokens oferecem uma possibilidade infinita de novos negócios.

Não à toa, muitas marcas estão adotando as NFTs como parte das estratégias de suas empresas e, sem dúvida alguma, será uma grande tendência para os próximos anos.

Isso porque, esses tokens unem alguns elementos capazes de despertar a identificação no público-alvo e trazer o senso de pertencimento, que é o exato ponto onde muitas marcas precisam chegar para conquistar seus clientes.

O fato é que hoje, para se conectar com o seu consumidor de maneira genuína, é essencial ir muito além de campanhas genéricas, como as que costumávamos ver.

Inteligência artificial – Com o mundo em constante transformação, a Inteligência Artificial é uma resposta à velocidade dessas mudanças.

Por entregar soluções inovadoras e disruptivas para os mais variados segmentos, ela ajuda as marcas a otimizar processos, além de reduzir o tempo de produções mais complexas.

Por isso, a expectativa é de que a AI continue caminhando para se tornar uma das tecnologias mais transformadoras que a humanidade já desenvolveu e deve ser ainda mais explorada pelas organizações nos próximos anos.

Social Selling e Marketing Interativo – Popularizado durante a pandemia, o social selling, mais conhecido como venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas através das redes sociais.

Recursos

Além de um espaço para criar relações de interação com o público, as redes sociais também possibilitam a prospecção de possíveis clientes﹒

Como um dos principais recursos do social selling, a live commerce ou shop streaming têm ganhado destaque por transformar as transmissões ao vivo em uma ferramenta necessária para manter e fortalecer as vendas do varejo.

Para isso, as lives são realizadas para aproximar o consumidor da marca de maneira prática, além de gerar oportunidade de interação, por não mostrar apenas os produtos, mas também por oferecer entretenimento, conexão e informação.

Ler  Nova bebida alcóolica da Coca-Cola chega ao mercado brasileiro: Lemon-Dou

Uso de Dados – Se antes as ações eram realizadas de forma massiva, hoje por outro lado as marcas já entenderam a importância de oferecer aos seus consumidores produtos/serviços e atendimento mais personalizados.

Para isso, é fundamental que as empresas acumulem e analisem a quantidade astronômica de dados que colhem.

Até porque, a capacidade de atender os clientes da melhor forma depende das métricas da fonte de dados disponíveis e, principalmente, de como as organizações aproveitam essas informações.

Experiências híbridas – Com a tendência de experiências híbridas para 2022, as marcas precisam compreender qual a melhor forma de incorporar os elementos da inteligência artificial em espaços físicos, mantendo a atratividade e conexão com o público jovem.

De acordo com a Pesquisa Executiva de Tendências de Marketing Global realizada pela Deloitte, 75% dos empresários disseram que desejam investir em experiências híbridas no próximo ano, com o intuito de aumentar a personalização e a conexão com o cliente.

Marketing de influência – Como muitos sabem, os influenciadores digitais fazem parte do dia a dia das pessoas, impactando diretamente a vida de todos os consumidores online.

Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% dos entrevistados afirmaram que seguem recomendações sugeridas pelos influencers.

Com isso, muitas marcas passaram a investir em campanhas com influenciadores, mas, para isso, é muito importante que o público-alvo tenha afinidade com a celebridade escolhida para que a imagem transmitida seja de veracidade e não de apelo comercial.

Para 2022 essa tendência será ainda maior, visto que o Brasil é um dos países que mais consomem redes sociais. Sabendo disso, as marcas devem apostar em influenciadores que tenham conexão com o produto e serviço oferecido, o que gerará bons resultados para ambos os lados.

“O mundo caminha cada vez mais para o digital e podemos perceber essa evolução de maneira exponencial. Por isso, é muito importante que as marcas se atentem às tendências e busquem inovar para criar ainda mais credibilidade e conexão com seu público”, finaliza Rapha Avellar.

Sobre Rapha Avellar

Rapha Avellar é um empreendedor em série e fundador da Adventures, primeira Brandtech da América Latina e uma das mais promissoras startups do país, que está criando o maior ecossistema de marcas nativas digitais das Américas.

Ler  Cinco erros comuns no marketing de afiliados e como evitá-los

Antes disso, criou uma das empresas de mídia de crescimento mais rápido no Brasil antes da Adventures e levou a empresa da família de uma receita de R$ 3 milhões para R$ 30 milhões em 5 anos.

Líder nato, comanda mais de 300 pessoas na Adventures e tem um histórico impressionante em negócios de crescimento rápido, acumula mais de 500 mil seguidores e milhões em alcance mensal em todas as mídias sociais, sendo um dos líderes mais influentes em marketing e empreendedorismo de sua geração.

Além disso, conta com mais de 1 milhão de plays em seus podcasts, The CMO Playbook e Nas Trincheiras.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Em 2026, sua maior vantagem competitiva será o “defeito” humano

por Kayene Simao
19/12/2025
edit post
Em 2026, sua maior vantagem competitiva será o “defeito” humano

Parece paradoxal, uma vez que todos os reports de tendências para 2026 destacam a inteligência artificial em primeira instância. De fato, a conversa sobre IA não se reduzirá,...

Leia maisDetails

Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

por Kayene Simao
17/12/2025
edit post
Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Os elementos visuais típicos de diversas campanhas publicitárias de Natal, luzes, família reunida, a mesa da ceia, já se revelam saturados e muitos já não são capazes de...

Leia maisDetails

Agile Digital Farma tem crescimento de mais de 250% em 2025 e expande operação para atender mais de mil farmácias

por Kayene Simao
17/12/2025
edit post
Agile Digital Farma tem crescimento de mais de 250% em 2025 e expande operação para atender mais de mil farmácias

A Agile Digital Farma, aceleradora de marketing e vendas especializada no varejo farmacêutico, completa três anos registrando um dos crescimentos mais acelerados do setor. A empresa encerrará 2025...

Leia maisDetails

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

por Kayene Simao
10/12/2025
edit post
Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

A Inteligência Artificial (IA) já ocupa posição central na transformação do marketing digital no Brasil, impulsionando a competitividade de pequenas e médias empresas (PMEs). O acesso a tecnologias...

Leia maisDetails

Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

À medida que a Black Friday se aproxima, marcas de diversos setores intensificam a busca por estratégias capazes de potencializar resultados comerciais. Nesse contexto, nano e microinfluenciadores vêm...

Leia maisDetails
edit post
Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

por Kayene Simao
24/12/2025

O transporte aéreo brasileiro deve encerrar o ano com um novo recorde histórico. A expectativa é que cerca de 130...

edit post
Cinco pontos essenciais para brasileiros que planejam investir nos Estados Unidos em 2026

Cinco pontos essenciais para brasileiros que planejam investir nos Estados Unidos em 2026

por Kayene Simao
24/12/2025

O interesse de brasileiros por investimentos internacionais segue em alta, com os Estados Unidos mantendo a posição de principal destino...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Tokenização de ativos ganha espaço como alternativa para ampliar acesso ao mercado de capitais

Tokenização de ativos ganha espaço como alternativa para ampliar acesso ao mercado de capitais

por Kayene Simao
24/12/2025

Desde que um estudo do Boston Consulting Group estimou que o mercado global de tokenização de ativos do mundo real...

edit post
Argentina e Japão lideram ranking de destinos internacionais mais econômicos para brasileiros em 2025

Argentina e Japão lideram ranking de destinos internacionais mais econômicos para brasileiros em 2025

por Kayene Simao
24/12/2025

Com a chegada das férias escolares, muitos brasileiros se organizam para viajar ao exterior após as festas de fim de...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d