Já não é de hoje que os especialistas em investimentos recomendam, aos investidores mais ousados, a compra de ações na Bolsa de Valores.
E, na verdade, apesar de serem considerados ativos de risco, as ações podem gerar muitos lucros por meio de valorização dos papéis, por exemplo.
Mas, além disso, os papéis das empresas também podem gerar os chamados proventos, que são mais uma forma de pagamento.
A seguir você confere alguns tópicos que informam o que são, como funcionam e como ganhar dinheiro com proventos.
O que são proventos?
Se você chegou até aqui em busca de saber como ganhar dinheiro com proventos, é preferível que entenda antes o que são esses pagamentos.
Os proventos nada mais são que uma remuneração que a empresa paga aos seus acionistas.
Ou seja, se você comprar ações da Petrobrás (PETR4), por exemplo, e mantiver esses papéis comprados, em algum momento receberá os proventos que a empresa decidir distribuir aos seus sócios.
Assim, pode-se dizer ainda, e de forma simples, que os proventos são gratificações que as empresas dão a aqueles que financiam seus negócios.
Vale destacar também que, em geral, apenas os donos de ações preferenciais (PN), recebem proventos.
Já os donos de ações ordinárias (ON) ganham o direito a voto em assembléias e tomadas de decisão dentro da empresa.
Por esse motivo, alguns acionistas recebem proventos e outros não, mesmo sendo investidores da mesma empresa.
Quais são os tipos de proventos?
Ao contrário do que muitas pessoas que querem saber como ganhar dinheiro com proventos pensam, não existe apenas um tipo de provento.
Dessa forma, sem mais delongas, veja abaixo quais tipos existem e como funcionam:
- Bonificação: as bonificações podem vir em forma de dinheiro ou de mais ações da companhia. Elas são pagas aos acionistas sempre que há um lucro acima do esperado.
- Direitos de subscrição: são uma espécie de ticket de prioridade de compra oferecido aos acionistas antigos quando a companhia emite novas ações. Se por acaso o investidor não tiver interesse em comprar novos papéis com preços mais baixos, pode vender os seus direitos de subscrição e lucrar com isso.
- Dividendos: os dividendos são o tipo de provento mais conhecido e almejado pelos investidores. Eles são provenientes da divisão de um percentual do lucro líquido que a empresa teve em determinado período com os seus acionistas. O pagamento dos dividendos varia de período conforme a empresa, mas são depositados pelo menos duas vezes ao ano.
- Juros sobre capital próprio (JCP): o JCP funciona quase do mesmo jeito que os dividendos. A diferença é que os dividendos são distribuídos quando a empresa realiza seus lucros, enquanto o JCP é entregue aos acionistas no momento em que a empresa prevê os seus lucros, ou seja, antes dos dividendos.
Como funcionam os pagamentos dos proventos?
A forma que as empresas utilizam para pagar proventos aos seus acionistas pode variar muito, principalmente na questão da periodicidade.
Algumas empresas costumam depositar dividendos todos os meses para os seus acionistas, enquanto outras depositam trimestralmente e assim por diante. O mesmo acontece com JCP, direitos de subscrição e bonificações.
De toda forma, se você quer saber como ganhar dinheiro com proventos e já investe em ações, ficará sabendo quando os proventos forem depositados.
E, aliás, no caso de proventos que geram lucros líquidos, como dividendos, JCP e bonificações, o dinheiro é depositado diretamente na conta do investidor no dia marcado para a distribuição de lucros.
Por fim, a partir desse momento, o investidor decide se vai reinvestir o valor ou sacar o dinheiro da conta.
Leia mais:
Venda de ações: como calcular o lucro
Fundos Multimercado: como diversificar os seus investimentos