Nos últimos anos têm surgido cada vez mais fintechs, empresas tecnológicas que prestam serviços bancários de forma digital.
E dentre essas muitas organizações que chegaram para facilitar a vida das pessoas está o famoso Mercado Pago.
Nos tópicos a seguir é possível encontrar um descritivo completo sobre essa empresa, que cita todos os principais detalhes a seu respeito. Vale a pena conferir!
O que é Mercado Pago?
O Mercado Pago é uma empresa do tipo fintech que trabalha com soluções para pagamentos e outros tipos de transações financeiras feitas via internet.
Quando foi criada, em meados de 2014, a empresa servia apenas como uma ferramenta para auxiliar vendedores e usuários do Mercado Livre, a maior plataforma de marketplace da América Latina.
Com o passar do tempo, o MP foi se expandindo e hoje em dia oferece diversos serviços interessantes que podem ser acessados por qualquer pessoa ou empresa.
Como funciona?
Em termos de funcionamento, o Mercado Pago é idêntico a qualquer outro banco digital ou fintech de pagamentos.
Resumidamente, se você quiser usar os serviços oferecidos pela empresa basta abrir uma conta de forma bastante simples e começar a explorar as opções.
O MP age como um intermediário entre o usuário e uma instituição bancária que dá respaldo às operações realizadas na plataforma.
Por esse motivo, o Mercado Pago pode oferecer muitas soluções tanto para quem quer vender quanto para quem quer comprar.
Quais os serviços que o Mercado Pago oferece?
Como citamos anteriormente, hoje em dia o Mercado Pago oferece uma vasta gama de produtos e serviços aos seus clientes. Os principais são:
- Soluções de pagamento virtuais para vendedores (links de pagamentos, QR Code, etc);
- Point, a maquineta de cartão de crédito do MP;
- Cartão de débito e crédito;
- Carteira digital completa;
- Área de PIX;
- Ofertas de empréstimo pessoal;
- Checkout, um serviço de pagamento de compras online;
- Opções de aplicações financeiras que rendem pelo menos 100% do CDI;
- Opções de investimento em criptomoedas;
- Pagamento de boletos;
- Dentre outras.
É seguro?
Sim, o Mercado Pago tem se mostrado bastante seguro. Inclusive, essa informação tem respaldo dos próprios clientes, que fazem comentários positivos sobre esse aspecto da empresa.
A plataforma do MP é totalmente criptografada e protegida por mecanismos e ferramentas de vigilância que trabalham 24h por dia, 7 dias por semana.
Por esse motivo, é correto afirmar que dados pessoais e financeiros dos clientes dessa fintech estão totalmente protegidos.
Além disso, essas ferramentas dificultam a vida de criminosos que tentarem invadir contas para realizar transações indevidas.
Quem pode usar o Mercado Pago?
Praticamente qualquer pessoa pode abrir uma conta no Mercado Pago, desde que seja maior de idade e tenha o seu ingresso aceito pela plataforma.
No ato da abertura de contas, o MP faz uma análise básica para confirmar se o requerente é quem diz ser. Esse procedimento é padrão nos bancos digitais.
Ademais, vale ressaltar que a fintech também oferece uma opção de conta PJ, que pode ser aberta por empresas.
Como usar o Mercado Pago?
Para usar o Mercado Pago, basta fazer download do app, disponível para Android e iOS, ou acessar o site da empresa, e fazer login com uma conta.
Já na página inicial da plataforma da fintech, existem atalhos para diversas ferramentas presentes, com destaque especial para a área de pagamentos e recebimentos.
Inclusive, identificar um serviço tanto no app quanto no site do MP é extremamente simples e intuitivo, já que o design desses ambientes é leve e moderno.
Quais taxas o Mercado Pago cobra?
A abertura de uma conta no Mercado Pago não gera nenhuma taxa, mas a empresa cobra pela utilização de alguns serviços. Os principais meios de cobrança são:
- Custo de aquisição da maquineta de cartão: R$ 358,00 (aproximadamente);
- Taxa para compras na maquineta (débito): 2,29%;
- Taxa para compras na maquineta (crédito): 3,49%.
Para ficar por dentro de outras taxas e encargos, consulte a área de termos e condições no site ou no app do MP.