Além de uma contribuição compulsória por meio do pagamento do DAS MEI, os empresários podem aumentar a contribuição do MEI e INSS e ter uma aposentadoria maior.
Muitas pessoas simplesmente não sabem desse fato e, com isso, deixam de aproveitar o tempo para ter acesso a um valor maior no futuro.
Como é a aposentadoria por idade para MEIs?
Sempre que se fala em aposentadoria, as pessoas se sentem inseguras em relação a isso. Mas a boa notícia é que o MEI (Microempreendedor Individual) tem direito aos benefícios do INSS como aposentadoria e isso pode ser obtido tanto pela idade como pelo tempo de contribuição.
Todo MEI deve pagar, todos os meses, o documento do DAS MEI e os valores podem variar de acordo com a atividade exercida pelo empreendedor.
A maior parte desse valor é destinado para o INSS (5% do salário mínimo em vigor) e o restante é destinado para impostos como ICMS, ISS, por exemplo.
Com esses pagamentos, as mulheres MEI podem se aposentar aos 62 anos e os homens, aos 65 anos e receberão apenas o salário mínimo quando se aposentarem.
Mas, como aumentar a contribuição do MEI e INSS e ter uma aposentadoria maior? Veja abaixo.
Como funciona a aposentadoria do MEI por tempo de contribuição
Para aumentar a contribuição do MEI e INSS e ter uma aposentadoria maior é preciso pagar um valor a mais do que o básico pedido.
Na GPS, o valor dela parte de 15% do salário mínimo e atinge até 15% do teto da aposentadoria que, atualmente, é 7.087,22 reais.
Ou seja, o pagamento pode ser de R$ 181 até R$ 1.083, portanto, depende de qual é sua condição e qual valor que deseja receber em sua aposentadoria futura.
Como MEI pode pagar a alíquota complementar do INSS?
Para pagar esse valor a mais, ou alíquota, do INSS e ter uma aposentadoria maior, o contribuinte precisará emitir uma GPS de acordo com os passo a seguir:
- Entre no site da Receita Federal;
- Acesse a função SAL (Sistema de Acréscimos Legais)
- Escolha a modalidade que você está inscrito de acordo com sua filiação na Previdência Social: antes de 29 de setembro de 1999 ou depois dessa data;
- Forneça dados e categorias como NIT, PIS/PASEP;
- Confirme após avaliar todas as informações fornecidas;
- Adicione o mês e o salário de contribuição sobre o recolhimento que será feito;
- Escolha então o código de pagamento 1007 (Contribuinte Individual) e clique em confirmar;
- Depois disso, basta gerar a GPS e realizar o pagamento.
Não é necessário ir à Previdência Social avisar nada sobre o pagamento adicional, já que o recolhimento entra no sistema. Apesar disso, guarde suas guias até o dia da aposentadoria por segurança.
O que a lei diz sobre a aposentadoria por tempo de contribuição?
Com a recente reforma da Previdência, a legislação define um tempo mínimo de contribuição independentemente do valor que será pago mensalmente. Confira:
- 15 anos para homens e mulheres;
- 20 anos para homens que ainda não estavam no mercado de trabalho na aprovação da reforma.
Então, agora que você já sabe como aumentar a contribuição do MEI e INSS e ter uma aposentadoria maior, comece agora mesmo a mudar seu futuro ampliando a contribuição.
Veja também:
Day Trade: Descubra como ganhar dinheiro