• Recentes
  • Tendências
Rappi-campanha-parceria

Cerca de 78% das empresas familiares brasileiras esperam ver crescimento em 2021

17/02/2021
Distribuidores de Insumos e o Mercado de Capitais: Como a Inovação Financeira Está Transformando o Agronegócio

 Tokenização de Commodities Revoluciona o Agronegócio com Blockchain e Criptoativos

21/05/2025
Banco BV abre inscrições para programa de estágio voltado exclusivamente para mulheres

Banco BV abre inscrições para programa de estágio voltado exclusivamente para mulheres

21/05/2025
Tempo de execução e implementação de campanhas de marketing tem redução de 65% com o uso de Clouds

Marketing de Afiliados no Brasil: Crescimento, Inclusão e Estratégias para 2025

21/05/2025
Indústria brasileira de reciclagem transforma embalagens agrícolas em referência global

Indústria brasileira de reciclagem transforma embalagens agrícolas em referência global

21/05/2025
Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras e acende alerta sobre gestão financeira

Endividamento atinge mais de 76% das famílias brasileiras e acende alerta sobre gestão financeira

21/05/2025
Setor do tabaco lidera exportações no Rio Grande do Sul e impulsiona economia local

Setor do tabaco lidera exportações no Rio Grande do Sul e impulsiona economia local

21/05/2025
Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

21/05/2025
Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro Registra Crescimento de 72% no Início de 2025

Modelo multifamily ganha força no mercado imobiliário brasileiro

20/05/2025
Judicialização em alta pressiona empresas e reforça importância da gestão de riscos

Judicialização em alta pressiona empresas e reforça importância da gestão de riscos

20/05/2025
O Crescimento Impulsionado pelo Agronegócio Brasileiro em 2025

Produtor rural deve ficar atento às obrigações fiscais e novas classificações da Receita Federal

20/05/2025
Plataforma digital promete modernizar a gestão de energia no mercado livre

Plataforma digital promete modernizar a gestão de energia no mercado livre

20/05/2025
Crescimento de 45% nas transações com cartões empresariais no Brasil em 2024

Crescimento de 45% nas transações com cartões empresariais no Brasil em 2024

20/05/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
quarta-feira, 21 maio, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Cerca de 78% das empresas familiares brasileiras esperam ver crescimento em 2021

Redação por Redação
17/02/2021
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Rappi-campanha-parceria
CompartilharCompartilhar

As metas de crescimento das empresas familiares no Brasil são ambiciosas para 2021 e 2022:

Talvez você goste de ver:

Empreendedorismo em tecnologia: cenário promissor exige estratégia e adaptação

Crescimento do empreendedorismo no Brasil exige nova mentalidade financeira

Mercado de móveis projeta crescimento global e atrai novos empreendedores

o estudo Family Business Survey 2021, da PwC, aponta que 78% das empresas esperam ver crescimento já neste ano, perspectiva maior que os 65% dos entrevistados no mundo.

Outros 85% dos participantes sinalizaram que o crescimento é esperado para o próximo ano, índice semelhante aos 86% registrados nas respostas globais.

A perspectiva positiva se deve ao forte desempenho no último ano financeiro (antes da Covid-19), no qual 63% experimentaram crescimento e apenas 13% registraram redução nas vendas.

Os números brasileiros são mais otimistas do que em outros países – uma vez que, globalmente, 55% das empresas familiares cresceram, enquanto 19% encolheram.

O relatório também destaca que as principais prioridades das empresas familiares brasileiras nos próximos dois anos são a expansão para novos mercados e segmentos de clientes, o aumento do uso de novas tecnologias e a digitização, o aprimoramento das capacidades digitais e a introdução de novos produtos e serviços.

“As empresas familiares responderam rapidamente aos desafios postos pelo Covid-19. Em março de 2020, havia muita incerteza sobre como responder ao novo cenário. As famílias foram buscar força e inspiração nos seus valores e propósito. Isso fez toda a diferença na velocidade e coerência da resposta à crise”, diz o líder de Empresas Familiares da PwC Brasil, Carlos Mendonça.

A pesquisa, feita com 2.801 participantes de 87 países (com 282 entrevistas realizadas no Brasil), traz ainda as percepções sobre o futuro das companhias, relação entre as gerações, impactos de ações sociais e digitização do negócio.

As questões relacionadas à sustentabilidade estão mais abaixo na ordem de prioridade das empresas familiares brasileiras quando comparadas com as respostas globais.

Entre os dados apresentados, destacam-se os níveis de confiança, transparência e comunicação, considerados bastante elevados entre as empresas familiares brasileiras.

Ler  Starbucks lança primeiro e-commerce B2C da franquia

Apenas 51%, porém, afirmam que há alinhamento da família na direção da empresa.

Além disso, assim como entendem a importância da Tecnologia, há evidências claras entre as empresas familiares brasileiras de que ter os valores da família na forma escrita se correlaciona fortemente com o sucesso e outros atributos positivos (incluindo boa comunicação, alinhamento familiar e transparência).

Nesse sentido, 24% dos respondentes brasileiros afirmam ter um plano de sucessão em vigor robusto, documentado e comunicado. Entre as entrevistas internacionais, esse número é de 30%.

De acordo com a pesquisa, quase metade das empresas familiares brasileiras sente que tem a responsabilidade de combater as mudanças climáticas e suas consequências.

No entanto, apenas 44% garantem que a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazem, ante 49% globalmente. Em relação ao Brasil, apenas 39% dos entrevistados têm uma estratégia de sustentabilidade desenvolvida e comunicada, acima dos 37% apontados globalmente.

Crescimento

A pesquisa sugere que as empresas familiares resistiram à pandemia relativamente bem.

Menos da metade dos participantes no mundo (46%) espera que as vendas caiam mesmo com a pandemia, e os entrevistados se declaram otimistas em relação à capacidade de seus negócios de resistir e continuar a crescer em 2021 e 2022.

No Brasil, o estudo da PwC indica que 23% dos respondentes estão se concentrando em proteger seu negócio principal, garantindo que sobreviva a essa fase. Em um prazo mais longo, 80% das empresas familiares brasileiras querem proteger o negócio como o bem mais importante da família, semelhante às respostas dos respondentes dos outros territórios.

Sustentabilidade

Em um ano em que as empresas tiveram que transformar a forma como atendem às necessidades da sociedade e do meio ambiente, as empresas familiares correm o risco de ficar para trás.

Enquanto mais da metade (55%) dos entrevistados viram o potencial de seus negócios para liderar em sustentabilidade, apenas 37% têm uma estratégia definida em vigor.

As empresas europeias e americanas estão atrás de suas contrapartes asiáticas em seu compromisso de priorizar a sustentabilidade em suas estratégias.

Ler  8 modelos de negócios para empreender sem funcionários

Cerca de 79% dos entrevistados na China continental e 78% no Japão relataram colocar a sustentabilidade no centro de tudo o que fazem. Nos EUA, 23%, e, no Reino Unido, 39%. Negócios maiores e pertencentes a gerações posteriores também resistem à tendência, com mais foco na sustentabilidade.

No caso do Brasil, por exemplo, em uma lista de prioridades para os próximos dois anos, 21% dos entrevistados afirmam que pretendem aumentar a responsabilidade da companhia e 7% disseram ter a intenção de aumentar investimentos e atividades de forma a apoiar a comunidade local. Apenas 6% dos entrevistados afirmaram ter planos para reduzir as emissões de carbono nos próximos 24 meses.

Os resultados completos da pesquisa Family Business Survey 2021 – Brasil, podem ser acessados em aqui.. A ferramenta, disponível no site, permite a seleção de dados por regiões e países, permitindo sua comparação com os resultados globais.

Sobre a PwC Brasil

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes.

Somos um Network de firmas presente em 157 países, atuando no Brasil há 105 anos, dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: pwc.com.br

CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Empreendedorismo em tecnologia: cenário promissor exige estratégia e adaptação

por Kayene Simao
07/05/2025
Empreendedorismo em tecnologia: cenário promissor exige estratégia e adaptação

Oportunidades e desafios no setor de tecnologia Empreender no setor de tecnologia oferece oportunidades significativas, mas também exige preparo diante de um ambiente marcado por constante transformação. O...

Leia maisDetails

Crescimento do empreendedorismo no Brasil exige nova mentalidade financeira

por Kayene Simao
05/05/2025
Crescimento do empreendedorismo no Brasil exige nova mentalidade financeira

O início de maio foi marcado pelo feriado do Dia do Trabalho, momento de reflexão não apenas para os trabalhadores formais, mas também para os que decidiram seguir...

Leia maisDetails

Mercado de móveis projeta crescimento global e atrai novos empreendedores

por Kayene Simao
22/04/2025
Mercado de móveis projeta crescimento global e atrai novos empreendedores

O setor de móveis tem despertado o interesse de investidores e empreendedores, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo e pela valorização do bem-estar dentro dos lares. De...

Leia maisDetails

Crescimento de micro e pequenas empresas avança no Brasil, mas enfrenta desafios estruturais

por Kayene Simao
12/04/2025
Crescimento de micro e pequenas empresas avança no Brasil, mas enfrenta desafios estruturais

O ambiente de negócios no Brasil tem se mostrado favorável ao crescimento de micro e pequenas empresas, impulsionado tanto pela busca por autonomia financeira quanto pela necessidade de...

Leia maisDetails

Preços Mais Altos na Páscoa Levam Consumidores a Buscar Alternativas e Criar Oportunidades de Empreendedorismo

por Kayene Simao
08/04/2025
Preços Mais Altos na Páscoa Levam Consumidores a Buscar Alternativas e Criar Oportunidades de Empreendedorismo

Nesta Páscoa, o consumidor brasileiro enfrenta preços elevados, impulsionados por um aumento significativo no valor do cacau, que subiu 190% nos últimos dois anos. Esse incremento nos custos...

Leia maisDetails
Distribuidores de Insumos e o Mercado de Capitais: Como a Inovação Financeira Está Transformando o Agronegócio

 Tokenização de Commodities Revoluciona o Agronegócio com Blockchain e Criptoativos

por Kayene Simao
21/05/2025

O setor agrícola brasileiro está passando por uma transformação digital significativa com a incorporação de tecnologias como blockchain e criptoativos....

Banco BV abre inscrições para programa de estágio voltado exclusivamente para mulheres

Banco BV abre inscrições para programa de estágio voltado exclusivamente para mulheres

por Kayene Simao
21/05/2025

O banco BV abriu as inscrições para a terceira edição do programa de estágio Elas por Elas, iniciativa voltada exclusivamente...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Tempo de execução e implementação de campanhas de marketing tem redução de 65% com o uso de Clouds

Marketing de Afiliados no Brasil: Crescimento, Inclusão e Estratégias para 2025

por Kayene Simao
21/05/2025

O marketing de afiliados vem se consolidando como uma das principais estratégias da economia digital no Brasil. Com crescimento de...

Indústria brasileira de reciclagem transforma embalagens agrícolas em referência global

Indústria brasileira de reciclagem transforma embalagens agrícolas em referência global

por Kayene Simao
21/05/2025

Responsável pela produção de até 18 milhões de embalagens recicladas por ano, a empresa Campo Limpo Reciclagem e Transformação de...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile