À medida que os impactos totais das tarifas comerciais amplas impostas pelo presidente Donald Trump começam a se materializar no segundo semestre do ano, o setor automotivo se prepara para mudanças profundas e duradouras, segundo o CEO da Ford, Jim Farley.
As declarações de Farley foram feitas após a divulgação dos resultados do segundo trimestre da Ford, nos quais a empresa revelou que espera arcar com US$ 2 bilhões em custos relacionados às tarifas somente em 2025. Apesar de fabricar 77% de seus veículos nos Estados Unidos, a Ford — assim como todos os grandes fabricantes — depende fortemente de componentes importados, o que a torna vulnerável ao aumento das tensões comerciais.
“Essas tarifas, especialmente as que afetam importações da Europa e da Ásia, parecem ser de longo prazo para nós”, afirmou Farley. “Estamos vendo cada vez mais Europa, América do Norte e Ásia se tornarem mercados regionais com políticas comerciais alinhadas. Isso representa uma mudança estrutural no setor automotivo global.”
Ao contrário de outros setores, as montadoras norte-americanas inicialmente acolheram as tarifas, vendo nelas uma forma de equilibrar a concorrência com fabricantes do Japão, Coreia e Europa. No entanto, Farley ressaltou que os impactos vão muito além das finanças imediatas.
“Estamos testemunhando o início de uma transformação estrutural em nossa indústria”, acrescentou. “Tudo parece estar mudando no setor automotivo.”
O desempenho recente da Ford reflete esse impacto ambíguo. A empresa se tornou a marca de carros mais vendida nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025, impulsionada por programas agressivos de incentivos — mas esses ganhos vieram a um custo elevado.
Farley também defendeu a renegociação do acordo comercial da América do Norte (USMCA), lembrando que a versão original foi lançada no primeiro mandato de Trump e desmantelada no segundo. Ele destacou a importância da indústria automotiva permanecer presente nas negociações, a fim de proteger empregos e garantir uma vantagem competitiva doméstica.
“Estamos mantendo conversas construtivas com o governo”, disse Farley. “Dependendo de como essas negociações avançarem, este pode ser um ponto de virada que assegure uma vantagem duradoura para as montadoras americanas.”
Com o cenário geopolítico em constante transformação, a Ford busca se adaptar — mas os desafios para a indústria automotiva dos EUA nunca foram tão grandes.