• Recentes
  • Tendências
oportunidades-black-friday

Black Friday: 7 dicas de como o varejo pode se preparar para conquistar clientes

07/09/2023
Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

26/06/2025
Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

26/06/2025
Bradesco promove leilão online de imóveis com descontos de até 50%

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

26/06/2025
Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

26/06/2025
Impactos da Inflação e da Política Monetária no Sistema Tributário: Desafios para Empresas e Consumidores

Câmara derruba decreto do governo que aumentava IOF e expõe fragilidade política do Executivo

26/06/2025
Setor de recuperação de crédito deve ganhar protagonismo em 2025 com alta da inadimplência

Crédito consignado se destaca como alternativa de reorganização financeira para servidores públicos

26/06/2025
Combustíveis registram queda de preços em abril, aponta levantamento nacional

Mistura de 30% de etanol à gasolina entra em vigor em agosto e marca avanço na política energética

26/06/2025
Tensões Irã‑EUA: impacto no petróleo pode ter sido antecipado

Tensões Irã‑EUA: impacto no petróleo pode ter sido antecipado

25/06/2025
Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro Registra Crescimento de 72% no Início de 2025

Santander realiza leilão online com 44 imóveis residenciais em 13 estados

25/06/2025
Reforma tributária aproxima fase de testes e exige reestruturação das empresas

Reforma tributária aproxima fase de testes e exige reestruturação das empresas

25/06/2025
Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

25/06/2025
Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

25/06/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
quinta-feira, 26 junho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home + Dicas

Black Friday: 7 dicas de como o varejo pode se preparar para conquistar clientes

Tábata Férlin por Tábata Férlin
07/09/2023
em + Dicas
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
oportunidades-black-friday
CompartilharCompartilhar

Há pouco mais de quatro meses para uma das datas mais aguardadas do varejo, a Black Friday, que acontecerá em 24 de novembro, varejistas de todo o Brasil já estão planejando suas estratégias de venda e marketing, reforçando estoques e definindo ações para garantir uma boa experiência aos clientes.

Talvez você goste de ver:

5 Modelos de Prompts para Criar Conteúdos Virais nas Redes Sociais

Como passar em um concurso público na primeira tentativa [guia para iniciantes]

Os melhores aplicativos de finanças para 2025

Uma pesquisa do PiniOn sobre o panorama do consumo no 2º semestre de 2023 projetou que o faturamento do e-commerce deve aumentar 10% neste ano, com 62% dos consumidores pretendendo comprar na Black Friday.

Contudo, apesar de a Black Friday ser a principal data do ano para grande parte dos empreendedores brasileiros, é necessário que eles se preparem de forma apropriada para esse momento: pesquisas indicam que o número de reclamações de consumidores dispara no período de promoções.

Um levantamento do Reclame Aqui, por exemplo, mostrou que, no ano passado, mais de 192 mil queixas foram registradas pelos consumidores – alta de 5,2% sobre 2021.

Atraso na entrega, propaganda enganosa, produto não recebido, estorno do valor e erro ao finalizar a compra são os problemas mais comuns.

Pensando nisso, Eduardo Marquioli, head de Novos Negócios da Usedesk, startup que oferece plataforma de help desk para pequenos e médios negócios, separou algumas dicas para as lojas prepararem seus negócios e conquistarem clientes.

1- Invista em Tecnologia e treinamento para atendimento ao cliente

A tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria da experiência do cliente.

Utilize sistemas de atendimento automatizado, como chatbots e assistentes virtuais, para responder prontamente às dúvidas e necessidades dos consumidores.

“Entretanto, é essencial que a equipe esteja preparada para intervir quando necessário, garantindo que o atendimento seja humano e eficaz, portanto invista também em preparar o seu time e treiná-lo para esse momento de aumento de volume de solicitações de suporte”, explica o executivo.

Ler  Professor da FGV alerta para gastos durante Black Friday

2- Diferencie-se da concorrência com conhecimento

Para se destacar na Black Friday, é fundamental que você conheça profundamente o seu público-alvo e os diferenciais do seu produto.

Por isso, utilize a tecnologia para coletar e analisar dados sobre o comportamento e preferências dos clientes.

Isso permitirá personalizar as ofertas e criar estratégias mais direcionadas, tornando sua abordagem mais eficiente e atraente.

3- Conheça seu estoque e prepare-o adequadamente

Nada frustra mais os clientes do que encontrar um produto esgotado durante uma promoção.

Antes da Black Friday, faça uma análise detalhada do seu estoque e verifique quais produtos têm maior probabilidade de serem procurados.

“Mantenha um equilíbrio entre oferta e demanda, garantindo que haverá produtos suficientes para atender aos pedidos, mas também evitando um excesso que possa resultar em produtos encalhados”, comenta Marquioli.

4- Otimize a logística e entrega

Garanta que sua cadeia de suprimentos esteja preparada para lidar com um aumento significativo nas vendas.

Isso inclui a contratação temporária de funcionários, se necessário, e a otimização dos processos de embalagem e envio.

Oferecer opções de entrega rápida e rastreamento confiável aumentará a confiança dos clientes durante as compras.

5- Prepare uma estratégia de marketing multicanal

Utilize uma variedade de canais de marketing para alcançar clientes em potencial. Além das mídias sociais e e-mail marketing, considere investir em anúncios pagos e parcerias estratégicas.

Lembre-se de adaptar sua mensagem para cada canal, garantindo que ela seja relevante e atraente para o público de cada plataforma.

De acordo com o  PiniOn, 27% das pessoas realizam pesquisa sobre a Black Friday em sites de buscas, 25% em redes sociais e 24% em sites especializados.

Além disso, o estudo informa que os fatores que mais despertam atenção em uma live commerce ou programa na TV aberta voltada para desconto são preço e condições de pagamento (55%) e conhecer novos produtos e serviços (38%).

Ainda, 67% afirmam que ver um apresentador falando sobre um produto passa mais confiança com relação à marca.

6- Antecipe possíveis problemas técnicos

Com um grande fluxo de tráfego durante a Black Friday, é importante estar preparado para problemas técnicos, como lentidão do site ou falhas no processo de compra.

Ler  Bandidos usam novas abordagens para golpes antigos, alerta Febraban

Realize testes de carga e verifique a infraestrutura do seu site com antecedência. Tenha uma equipe de suporte pronta para lidar rapidamente com quaisquer problemas que possam surgir.

7- Pós-venda e relacionamento com o cliente

A Black Friday não termina com a compra. Mantenha o relacionamento com os clientes após a venda, fornecendo informações sobre o status do pedido e oferecendo suporte pós-venda de forma pró-ativa.

Essa atenção contínua pode gerar fidelização e aumentar as chances de recompra.

“Apostar na Black Friday é uma estratégia que traz muitos frutos e retorno para o varejo, porém, esteja preparado para esse momento e entenda que o relacionamento com o cliente é a base principal para garantir esse retorno financeiro a longo prazo”, aconselha o head de Novos Negócios da Usedesk.

Sobre a Usedesk

Fundada na Rússia, em 2014, a Usedesk é uma startup de soluções para a área de CX e atendimento ao cliente, com uma cartela de mais de 500 clientes em todo o  mundo, como Sephora, Royal Canin, Samsonite e Haier.

No Brasil desde 2023, a startup oferece soluções de help desk  para pequenas e médias empresas otimizarem  a experiência de seus  clientes, com suporte omnichannel, chat online, controle e automação de soluções e diversos outros serviços.
Tags: Black Friday
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

5 Modelos de Prompts para Criar Conteúdos Virais nas Redes Sociais

por Pâmela Silva
06/04/2025
Equipe analisando dados e dispositivos, discutindo estratégias com prompts para criar conteúdos.

Os prompts para criar conteúdos emergem como ferramentas-chave na produção de materiais para redes sociais em 2025. Com a inteligência artificial em alta, marcas e criadores utilizam esses...

Leia maisDetails

Como passar em um concurso público na primeira tentativa [guia para iniciantes]

por Goodanderson Gomes
03/04/2025
Pessoa preenchendo cartão-resposta de concurso público. Representando "como passar em um concurso público?"

Quer saber como passar em um concurso público? Bom, antes de qualquer coisa tenha em mente que essa missão exige mais do que apenas estudar: é necessário ter...

Leia maisDetails

Os melhores aplicativos de finanças para 2025

por Goodanderson Gomes
27/03/2025
Homem mexe em app de finanças em sua mesa de trabalho, que também tem um computador, uma calculadora, uma carteira e outros elementos. Falando sobre os melhores aplicativos de finanças.

Nas últimas décadas, em especial a que foi de 2010 a 2020, o setor financeiro passou por uma transformação digital significativa. Com o aumento da popularidade dos smartphones...

Leia maisDetails

Finanças pessoais: organize seu orçamento hoje de forma prática

por Goodanderson Gomes
26/03/2025
Pessoa coloca moeda em cofre improvisado em um copo de vidro. Há uma pilha de livros, um cofre em formato de porquinho e outros elementos na imagem. Representando "organizar orçamento".

Fazer um esforço para organizar orçamento pessoal é indispensável para quem deseja manter o equilíbrio financeiro e evitar surpresas desagradáveis. Para se ter uma ideia, segundo o SPC...

Leia maisDetails

Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

por Kayene Simao
12/03/2025
Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

Os Afiliados estão se consolidando como um importante canal na ampliação de concessões de financiamentos no Bom pra Crédito (BPC), uma das principais fintechs brasileiras e líder no...

Leia maisDetails
Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

por Kayene Simao
26/06/2025

A forma como o pagamento é tratado nas estratégias comerciais das empresas pode ter impacto direto nos resultados financeiros. Segundo...

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

por Kayene Simao
26/06/2025

O agronegócio brasileiro tem incorporado novas práticas financeiras diante das mudanças no ambiente tributário. O aumento da carga fiscal sobre...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Bradesco promove leilão online de imóveis com descontos de até 50%

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

por Kayene Simao
26/06/2025

A Bradesco Seguros foi reconhecida internacionalmente por iniciativas inovadoras no setor de seguros, ao conquistar dois prêmios no Qorus Innovation...

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

por Kayene Simao
26/06/2025

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile