Os gastos públicos brasileiros estão mais uma vez sob evidência após a divulgação de um vídeo do canal americano Inventor Eye, que documenta uma série de projetos de infraestrutura de grande porte que consumiram centenas de milhões de reais — e ainda assim permanecem ociosos, incompletos ou totalmente inúteis.
Entre os exemplos estão:
Porto de Luís Correia (Piauí) – Inaugurado há 47 anos, este porto já consumiu quase 800 milhões de reais. Apesar do investimento exorbitante, nunca recebeu um único navio e permanece inacabado, levantando preocupações sobre má gestão dos recursos.
Aeroporto da Serra da Capivara (Piauí) – Construído para apoiar o turismo no mundialmente famoso parque arqueológico da região, este aeroporto custou 22 milhões de reais, mas opera com quase zero voos regulares, tornando-se uma instalação quase abandonada.
Ponte em Minas Novas (Minas Gerais) – Concluída há 19 anos a um custo de 3 milhões de reais, a ponte permanece desconectada da infraestrutura viária do entorno, sem nenhuma função prática até o momento.
Ciclovia da em Cachoeirinha (Rio Grande do Sul) – Uma ciclovia de 4,5 km foi proposta, mas interrompida no meio do caminho devido ao mau planejamento urbano, resultando em obras abandonadas e desperdício de recursos.
Quebra-mar em Saquarema (Rio de Janeiro) – Um investimento de 52 milhões de reais em uma estrutura de proteção costeira não só não atingiu seu objetivo como, supostamente, piorou as condições ambientais que pretendia mitigar.
Ponte em São José dos Campos (São Paulo) – Destinada a reduzir o tráfego urbano com um investimento de 61 milhões de reais, a obra não conseguiu aliviar o congestionamento, levantando questões sobre a eficácia do planejamento.
Para especialistas, esses projetos refletem uma falha sistêmica na execução, no planejamento e na prestação de contas de cada proposta.