Pouco mais de uma semana da estreia, o filme Barbie acaba de bater U$1BI em bilheteria e, no último mês, elevou as ações da Mattel – dona da marca da boneca mais famosa do mundo, em mais de 20% em Nasdaq: bolsa de valores norte-americana.
Mas afinal, o que explica este fenômeno?
A resposta é simples: Inteligência de Marketing.
Só pra ter uma ideia, o investimento em promoções foi mais caro do que a sua própria produção. Em entrevista para a Variety, o presidente de marketing global da Warner Bros., Josh Goldstine explicou em detalhes sobre o sucesso da produção, neste verão.
Segundo a reportagem publicada na revista, a produção girou em torno de U$ 145 MI; já o investimento promocional: U$ 150 milhões de dólares (pouco mais
R$ 700 milhões).
Estratégia do ano
A máquina de publicidade rosa do “mundo Barbie” trouxe apelo de marketing nostálgico, mexendo com memórias e resgate de histórias.
Como resultado, o meteoro da Warner Bros. criou um grande movimento além das telonas e impactou, direta e indiretamente, a economia global, impulsionando outros setores como as indústrias da moda, redes alimentícias, entretenimento e, até mesmo, o turismo.
Aqui em Boston, por exemplo, teve cruzeiro temático e festas na praia.
Já pela companhia de hospedagem Airbnb, era possível alugar mansão cor de rosa.
Lição que podemos tirar enquanto empreendedor, inspirado na experiência americana
Não adianta ter o melhor produto e/ou o serviço do mercado se o investimento em divulgação não for colocado como prioridade na mesma proporção.
A marca simplesmente foi além, e destinou orçamento em divulgação acima da própria produção, além de parcerias estratégicas e combinações de mídia paga com mídia orgânica. E com apenas duas semanas após o lançamento, a produção já alcança o marco de U$1BI.
Este é o poder que o Marketing tem: não importa o produto ou serviço, ou tamanho do negócio: seja vender doce ou produzir um filme, no final, os esforços sempre serão voltados para o mesmo propósito: Vender!
Então se queres tornar o seu projeto um sucesso ou mantê-lo em uma curva de crescimento, ignorar o marketing, NÃO pode ser uma opção.