O Banco PAN (BPAN4) teve lucro líquido de R$ 656 milhões em 2020, alta de 27% em relação ao ano anterior. No quarto trimestre (4T20) o lucro foi de R$ 171 milhões, 2% maior do que o mesmo período de 2019.
O ROE ajustado¹ não auditado foi de 21,4% a.a. em 2020 e de 20,9% no 4T20. O índice de Basileia fechou o quarto trimestre em 15,9%, integralmente composto por capital principal, e o patrimônio líquido encerrou o trimestre em R$ 5,3 bilhões.
A originação média mensal de varejo atingiu R$ 3,4 bilhões no 4T20, 85% superior ao registrado no 4T19 e 50% acima do último trimestre, o que representa o maior volume histórico em cada um dos segmentos em que o Banco opera. No ano, a produção média mensal foi de R$ 2,4 bilhões, 39% maior do que nos doze meses anteriores.
No total do trimestre, foram originados R$ 5,4 bilhões em crédito consignado, impulsionados pelo aumento da margem consignável, que vigorou até 31/12/2020. Em financiamento de veículos, o volume produzido no mesmo período foi de R$ 2,7 bilhões, com incremento de market share. Já em cartão de crédito, o faturamento total foi de R$ 2,2 bilhões, evidenciando o aumento da base de clientes com maior engajamento.
A carteira de crédito avançou para R$ 28,9 bilhões em 31 de dezembro, alta de 22% sobre o encerramento do ano anterior e 14% em relação ao registrado em 30 de setembro.
A inadimplência acima de 90 dias na carteira de varejo recuou de 6,7% para 5,5% no 4T20, retomando o patamar do período pré-pandemia. O indicador mais curto, de 15 a 90 dias de atraso, caiu de 7,3% para 6,3%, também abaixo do nível pré-covid. Vale ressaltar que menos de 1% da carteira sofreu prorrogações em seus vencimentos, com apenas duas parcelas postergadas.
“Mesmo diante de tantos desafios causados pela pandemia, tivemos um ano excelente. No 4T20, atingimos o maior volume de originação da nossa história e obtivemos indicadores de inadimplência em níveis menores do que o pré-pandemia. Com mais de R$ 28 bilhões de carteira, estamos preparados para seguir crescendo com qualidade, gerando ainda mais resultado e proporcionando uma ótima experiência para nossos clientes” aponta Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.
A respeito do primeiro ano desde o lançamento da conta corrente digital, Cadu reforça: “somos um Banco digital completo, que vai além do crédito. Com transparência, simplicidade e assertividade, proporcionamos uma excelente experiência aos nossos clientes. Estamos bem satisfeitos com o que já construímos. Em 2021 vamos agregar novos produtos, sempre com o objetivo de aumentar o engajamento de nossos clientes”.
“Nossa estratégia permanece a mesma: ter uma oferta completa de produtos de crédito e serviços financeiros, com intenso uso de tecnologia e diversificação de produtos e canais. Nossa missão é transformar os desafios dos nossos clientes em conquistas”, conclui o executivo.
Sobre o Banco PAN
O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um dos principais bancos brasileiros, controlado conjuntamente pelo Banco BTG Pactual S.A. e pela Caixa Participações S.A. – CAIXAPAR. Com 2.497 colaboradores, possui patrimônio líquido de R$ 5,3 bilhões e atua com foco em pessoas físicas (classes CDE), ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de conta digital completa, cartões de crédito e seguros.
O PAN está presente em todo o território nacional, operando com uma rede de 16 mil lojas e concessionárias parceiras e mais de 774 correspondentes bancários, além de 60 pontos de atendimento próprios.
¹ não auditado – O ajuste consiste na adequação de dois legados remanescentes: (i) o excesso de despesa financeira de CDB pré-fixados emitidos entre 2005 e 2008 (com vencimento médio em 2023), comparado ao que o PAN paga atualmente para o mesmo prazo no mercado e (ii) o excedente de crédito tributário de prejuízo fiscal, em relação ao mercado bancário, advindo das inconsistências contábeis encontradas em 2010.