São Paulo, 16 de julho de 2019 – Desde que chegou ao Brasil em 2014, a Uber tem transformado o modo como as pessoas se movimentam pelos centros urbanos. Há 5 anos, era inimaginável a ideia de que em pouco tempo não seria mais necessário ter um carro no Brasil. De Norte a Sul do País, em todos os Estados, a tranquilidade de saber que há um carro disponível em poucos minutos pelo aplicativo, a qualquer hora e em qualquer dia da semana, mudou a maneira das pessoas se comportarem.
A proposta, na época, foi revolucionária: ao conectar, de forma simples, pessoas com carros com outras que precisavam ir de um ponto a outro, a Uber ajudou a deixar cidades mais acessíveis, oferecendo mais opções de mobilidade para milhões de usuários ao mesmo tempo criando oportunidades de geração de renda para milhares de motoristas parceiros. E haja viagem! Somando todas, já foram 2,6 bilhões de viagens realizadas e 17 bilhões de km rodados. Com essa distância daria para ir e voltar de Plutão duas vezes.
A Uber começou no Rio de Janeiro e logo depois chegou à São Paulo – que hoje é a maior cidade em volume de viagens pelo app no mundo – e já está em mais de 100 cidades em todo o Brasil. Além dos usuários brasileiros, cidadãos de 129 países usaram o app da Uber em terras tupiniquins, sendo os mais frequentes, nesta ordem, americanos, argentinos, chilenos, ingleses e franceses.
Foram várias conquistas nestes cinco anos, abrindo caminhos para repensar a mobilidade urbana no Brasil. Os usuários puderam contar com a Uber para ir ao trabalho, faculdade, reuniões familiares ou celebrações. Um deles, o mais frequente, já fez mais de 5 mil viagens durante esse período. Isso dá mais ou menos 3 viagens de Uber por dia, todos os dias da semana. Outro usuário bem viajante andou de Uber em 64 cidades brasileiras diferentes nestes cinco anos.
Os motoristas parceiros, que transportam milhares de pessoas e histórias de vida todos os dias, não ficam atrás. O mais engajado fez mais de 25 mil viagens. Se cada viagem fosse um quilômetro, daria três voltas ao mundo! Para reconhecer uma boa prestação de serviço com mais de cinco estrelinhas (nota máxima no aplicativo), usuários brasileiros já pagaram mais de R$ 35 milhões em valores extras aos motoristas parceiros, desde que o recurso foi lançado, em setembro do ano passado.
A chegada da empresa representou uma nova forma de se movimentar pelas cidades e fez a população repensar a necessidade de se ter um carro e refletir sobre o hábito de beber ao dirigir. Uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária feita este ano pelo Datafolha mostrou que 68% dos brasileiros deixaram de beber e dirigir por conta do uso dos aplicativos de mobilidade. No Brasil, o período em que mais acontecem viagens é justamente às sextas-feiras, na faixa das 19h, horário típico dos happy hours.
Veja abaixo alguns números e curiosidades sobre os 5 anos da Uber no Brasil:
22 milhões de usuários ativos na plataforma;
Mais de 600 mil motoristas parceiros;
O usuário mais frequente, nesses cinco anos, já fez mais de 5 mil viagens, o que dá mais ou menos 3 viagens de Uber por dia, em todos os dias da semana.
O motorista parceiro que mais dirigiu já fez mais de 25 mil viagens pela plataforma;
No Brasil, já foram realizadas 2,6 bilhões de viagens. A empresa comemorou o marco de 1 bilhão de viagens em fevereiro de 2018;
17 bilhões de km já foram percorridos de Uber desde 2014 no País;
Cidadãos de 129 países usaram Uber no Brasil. Os mais frequentes são: Estados Unidos, Argentina, Chile, Inglaterra e França, nessa ordem;
O usuário que andou de Uber em mais cidades do país realizou viagens em 64 cidades brasileiras diferentes;
Usuários já pagaram mais de 35 milhões de reais em valores extras aos motoristas parceiros, como forma de reconhecer um bom serviço;
Sexta-feira, às 19h, é o período em que mais acontecem viagens em todo o país;
Sobre a Uber
A Uber está transformando a forma como as pessoas pensam e experimentam a mobilidade urbana. Há pouco tempo, a empresa era apenas um aplicativo para pedir carros de luxo em algumas cidades. Hoje, ela é parte da vida de mais de 700 cidades ao redor do mundo, seja para uma viagem ou para pedir um sanduíche. Para quem dirige por meio da plataforma, a Uber representa uma forma nova e flexível de gerar renda. A empresa ajuda a fortalecer a economia local e a aprimorar a mobilidade urbana. E isso é só o começo. A Uber está se transformando em uma multi-plataforma e repensando a forma como as pessoas e coisas vão se mover de um lugar para o outro, com projetos de acesso a bicicletas compartilhadas, patinetes elétricos, compra de bilhetes do transporte público através do app e a primeira rede de aviação elétrica urbana do mundo: o Uber Air.