O Rio de Janeiro ganhou uma Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) no Porto Maravilha. Com 11 km de extensão, o Circuito Marcos Hama será aberto a partir de 1º de dezembro em trabalho coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp). A pedido da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro, a Cdurp reuniu CET-Rio, Comlurb, Guarda Municipal e a Concessionária Porto Novo para estabelecer a concessão com o objetivo de incentivar o esporte e garantir sua prática em segurança.
A nova APCC funcionará aos domingos e feriados, das 6h às 8h, e utilizará a Avenida Alfred Agache, o Túnel Prefeito Marcello Allencar e a Avenida Rodrigues Alves. O circuito é um dos mais difíceis da cidade porque inclui subidas de até 6% de inclinação especialmente dentro do túnel. Para a CSCRJ, representa uma conquista para o esporte a fim de evitar acidentes que vitimam ciclistas e pedestres, como Marcos Hama, triatleta que ficou tetraplégico em 2012 após grave acidente enquanto treinava na estrada Rio-Magé.
As vias envolvidas no circuito serão bloqueadas à circulação de veículos a partir das 5h30, permanecendo assim até as 8h30, permitindo que as estruturas de apoio do circuito sejam montadas e desmontadas. “Empenhamos todos os esforços para a abertura desse espaço. A Cdurp articulou o apoio dos órgãos da Prefeitura do Rio durante meses para fechar uma solução que garantisse aos atletas condições de treinamento com segurança. Ganha o esporte, ganha a população da Região Portuária com essa nova atividade”, comemorou o presidente da Cdurp, Tarquinio de Almeida. Agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio farão os bloqueios necessários garantindo a segurança da área de treinamento.
Principais interdições
Avenida General Justo, pista sentido Túnel Prefeito Marcello, a partir do Trevo Estudante Edson Luís de Lima Souto;
Avenida Alfred Agache em ambos os sentidos;
Túnel Prefeito Marcello Alencar em ambos os sentidos;
Avenida Rodrigues Alves, em ambos os sentidos, entre o Túnel Prefeito Marcello Allencar e o acesso a Via B4, nas proximidades da Rodoviária Novo Rio.
Rotas de Desvio
Para os veículos seguindo em direção à Zona Sul, o desvio será feito utilizando a Via B4 e a Via Binário do Porto.
Para os veículos seguindo em direção a Avenida Brasil, os motoristas poderão utilizar Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, o Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto.