De acordo com um estudo do Sebrae, a falta de clientes é a maior dificuldade enfrentada por empresas nos inícios das atividades, afetando 29% dos negócios. Sabe-se que, para que consigam destaque no mercado, sobrevivendo à concorrência, conquistar o consumidor é uma peça chave. Entretanto, para atraí-lo, é necessário pensar além da qualidade de um produto ou serviço, mas também na experiência completa de compra.
Empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes garantem uma grande quantidade de porta-vozes para a marca, aumentando sua renda. Além disso, o consumidor fidelizado estará disposto a investir maiores valores para adquirir os produtos oferecidos.
De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, manter uma boa relação com um cliente atual também é vantajoso por custar de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.
Para auxiliar no processo, Emilia D’Anzica, sócia e head de customer success da consultoria Winning by Design, dá seis recomendações que podem fazer a diferença no seu negócio.
D’Anzica é uma das palestrantes da trilha de ‘Marketing e Vendas de Resultado’ no We Are Omie 2019. O evento é organizado pela fintech Omie e acontece no dia 8 de agosto em São Paulo (SP).
1- Busque impactar o consumidor
Para Emília D’Anzica, o encantamento é uma consequência do impacto que a marca causa no cliente. Para isso, é importante que as empresas entendam o que estão oferecendo e quais dores pretendem sanar.
2- Mantenha as informações internas alinhadas
A consultora aponta que, para evitar a falta de alinhamento entre toda a empresa, um dos maiores erros que costumam ser cometidos, é preciso estabelecer um entendimento acerca do que pode ser oferecido e cuidar para que não ocorram distorções.
3- Estimule o contato
É importante conhecer seu público e estar sempre aberto a diálogos. Segundo D’Anzica, no que diz respeito à digitalização, por exemplo, para introduzir uma nova tecnologia para seus clientes, é preciso intensificar o contato com eles, levando o máximo de informações possível sobre as novidades.
4 – Ofereça treinamentos para aprimorar sua equipe
Para Emília, uma estratégia simples pode colaborar com o aperfeiçoamento de equipes quando se trata de lidar com o público: simule situações com as quais alguns funcionários já tenham lidado e ofereça de 5 a 10 minutos para que o time encontre as melhores formas enfrentar o desafio, afinal, é melhor que estejam praticando um com os outros do que cometam deslizes com clientes.
5 – Tenha pessoas dedicadas a determinadas funções
Ao começar um negócio, é comum que as funções se acumulem e que sejam planejadas de acordo com as prioridades iniciais. Uma vez que a empresa amadurece, é preciso iniciar o engajamento. Para isso, é importante ter pelo menos uma pessoa dedicada a áreas como sucesso do cliente.
6 – Não espere um problema para agir
Emilia afirma já viu empresas começarem a se preocupar tarde demais, quando já existe de fato um problema. “Elas deveriam ter uma educação proativa, constantemente ouvindo o cliente, observando como ele está usando seu produto, para então serem capazes de antecipar suas necessidades futuras”.