Com as inúmeras demandas que a pandemia gerou às empresas, a exemplo da digitalização que, para muitos, precisou ocorrer às pressas, algumas áreas como programação e marketing ganharam destaque em 2020. E, segundo a Workana , maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, a tendência é que a contratação de profissionais desses setores continue em alta .
Dados de um levantamento feito pela plataforma revelam que a busca por cientista de dados em 2020 cresceu 7300% e analista de dados 2100%.
A procura por profissionais para construir landing pages teve aumento de 210,38%, e para produzir conteúdo para mídias sociais, 115,52%, o que para Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, indica uma forte tendência de mais crescimento ainda para essas áreas em 2021. “As tendências acompanham as necessidades do mercado e, no momento – e acredito que também a médio e longo prazo -, o foco das empresas será se destacar online, coletar dados, e traçar estratégias fazendo uso desses dados.”
E falando em se destacar, o mercado freelance ganhou mais espaço nesse atípico que foi 2021 e, acompanhando a curva ascendente da demanda por profissionais de marketing digital e TI, o número de projetos temporários que trazem os freelancers como importante recurso para fortalecer as equipes internas das companhias também tende a continuar subindo.
Em 2020, a Workana registrou alta de 33,87% na quantidade de oportunidades postadas na plataforma. Foram mais de 1,6 milhões de novos projetos postados. E o número de profissionais cadastrados saltou de 2,8 milhões em 2019, para 3,8 milhões em 2020.
Para este novo ano que se inicia, 67,7% dos freelancers preveem aumento na oferta de projetos. “Impulsionadas pela força do trabalho remoto, as empresas perceberam as vantagens de contratar freelancers especialistas em determinadas áreas que atendam à necessidade delas.
Com isso, o tabu do trabalho freelance foi quebrado, evoluindo cinco anos em um, e as oportunidades às empresas e aos profissionais independentes só tem feito crescer, sem limitações geográficas”, explica Schwebel.
Para conquistar um emprego nesta modalidade que tanto tem expandido, o country manager da Workana afirma que é preciso se dedicar a aprimorar soft skills, que são as habilidades pessoais. “Tudo tem mudado muito rapidamente. Por isso, a facilidade de adaptação e facilidade para solucionar problemas serão – já são, na verdade -, diferenciais determinantes à evolução da carreira de um profissional”, conclui.
A Workana
Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com oito anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de mais de 1,6 milhão de projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 3,8 milhões de freelancers cadastrados.