O Brasil tem lugar de destaque na produção de óleos essenciais (substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas por plantas e frutos) e, ao lado da Índia, China e Indonésia, é considerado um dos quatro grandes produtores mundiais (BIZZO, 2013). Dentre os 300 tipos diferentes de óleos, o Brasil lidera a produção dos de laranja e de lima destilada. Com isso em mente, alunos de Engenharia Qu mica do Centro Universitário FEI desenvolveram um projeto em que foi estudado a extração do óleo do limão siciliano, a partir do processo de destilação por arraste de vapor de água.
Durante os testes, os estudantes determinaram índices técnicos como produção específica de óleo essencial, o consumo de utilidades quentes e frias e o potencial econômico do processo de obtenção do óleo oriundo da casca do limão utilizado na produção de suco.
A extração desses óleos é um processo com grande importância econômica, já que são matérias primas que apresentam diversas aplicações industriais, como em cosméticos, produtos de limpeza, alimentos, indústria química e medicamentos.
Sementes de mamão também ganham projeto especial
Outro grupo de alunos da FEI resolveu trabalhar com sementes de mamão, que costumam ser descartadas e representam de 30 a 50% do peso do fruto. A ideia do grupo foi utilizar o óleo extraído das sementes de mamão para produção de biodiesel.
Os testes de caracterização do biodiesel obtido pelos graduandos foram satisfatórios em sua maioria, com os valores de densidade, viscosidade cinemática e viscosidade dinâmica dentro dos padrões da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Para a professora Adriana Lucarini, que orientou o último projeto, o estudo de extração desses óleos apresenta vantagens econômicas e sociais. “Além de podermos desenvolver formas mais eficazes de aplicação destes óleos, ainda alavancaremos a fabricação de produtos importantes para o nosso dia a dia de forma mais sustentável”.
Sobre o Centro Universitário FEI
Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.
Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.