O AliExpress, serviço de vendas internacionais do grupo Alibaba, tornou-se o primeiro marketplace internacional a permitir que seus usuários usem o método digital de transferências eletrônicas PIX para pagar suas compras.
A característica esteve disponível para um número restrito de usuários ao longo do mês de julho e, a partir de agora, pode ser utilizada por qualquer usuário brasileiro, em qualquer compra feita na plataforma.
Antes da estreia do PIX, os usuários locais podiam pagar suas compras utilizando cartões de débito, transferências bancárias e transferências eletrônicas.
Quem deseja parcelar suas compras, em até 6 vezes sem juros, pode fazê-lo usando um cartão de crédito.
Muitos usuários, no entanto, optavam pelo método de pagamento por “boleto”, por não possuírem um cartão de crédito ou por preferirem não fornecer dados bancários.
O uso de boleto, porém, exige que sua compensação seja confirmada pelas instituições financeiras, o que pode levar até três dias úteis, prazo em que a ordem de compra fica parada a espera da confirmação do pagamento.
A opção boleto continuará ativa no AliExpress, mas agora usuários sem cartões de crédito ou débito podem usar o método PIX, que exige apenas a leitura de um QR Code pelo dispositivo do usuário ou um “copiar e colar” de uma chave de transferência para que o pagamento seja efetuado.
Como a compensação do PIX é imediata, o embarque do produto para o consumidor final ocorre de maneira mais veloz.
Para uma ampla gama de itens o AliExpress assegura a entrega nos aeroportos do Brasil das encomendas internacionais em até 7 dias, graças à adoção de voos fretados semanais. No caso de usuários que vivem na Grande São Paulo, o tempo total de entrega para itens selecionados até a casa do comprador é de 12 dias.
O grupo Alibaba, que controla o AliExpress, é uma empresa pioneira no desenvolvimento e adoção de novos meios de pagamentos, o que contribuiu para uma grande transformação desta indústriaem seu mercado de origem, a China, país em que o pagamento mobile é predominante.
Segundo Yan Di, country manager do AliExpress no Brasil, o histórico inovador da companhia facilitou a rápida implementação do PIX no Brasil.
“Além de assegurar o melhor preço entre os marketplaces disponíveis para brasileiros, entendemos que é preciso implementar continuamente inovações que melhorem a experiência de compra de nossos usuários, o que inclui uma logística excelente, atendimento ao consumidor no pós-venda e os meios de pagamento mais convenientes para nossos usuários”, afirma Yan Di.
O AliExpress
Lançado em 2010, o AliExpress (www.aliexpress.com) é um marketplace global que dá aos consumidores em todo o mundo a possibilidade de comprar diretamente de fabricantes e distribuidores.
A organização pretende se tornar uma plataforma para que comerciantes de todas as partes do mundo possam vender local e globalmente.
O AliExpress opera em vários idiomas, entre eles português, inglês, russo, espanhol, italiano e francês.
O Alibaba Group
O Alibaba Group é uma multinacional de tecnologia cuja missão é tornar mais fácil fazer negócios em qualquer lugar na era digital.
O grupo pretende construir a infraestrutura comercial do futuro, visando que seus clientes possam se encontrar, trabalhar e viver inseridos no universo do Alibaba, que será uma empresa que durará pelo menos 102 anos.