O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte acaba de conquistar a renovação da certificação Airport Health Accreditation, Credenciamento de Saúde Aeroportuária (tradução livre), da Airport Council International (ACI).
A entidade avaliou as medidas de saúde adotadas para promover a segurança de passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária contra a Covid-19.
O aeroporto já havia obtido a certificação em 2021 e, agora, após comprovada uma série de ações, recebeu a renovação do documento.
A certificação foi concedida após avaliação criteriosa de todas as iniciativas realizadas pelo aeroporto desde o início da pandemia, em março de 2020.
Ficou constatado que o aeroporto fornece uma experiência segura para todos os viajantes, que está de acordo com as medidas de saúde recomendadas nas diretrizes de Retomada e Recuperação de Negócios de Aviação, da ACI, e da Força-tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).
O programa de saúde foi elaborado para garantir ao público que viaja, que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas precauções para reduzir qualquer risco.
Para alcançar a conquista, o aeroporto colocou em prática uma série de ações e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de responder a um extenso questionário da ACI sobre as fases da jornada do passageiro.
De acordo com Dardânia Costa Leite, gestora Administrativa e da Qualidade da BH Airport, a conquista é fruto de um trabalho intenso para prevenção e combate ao coronavírus.
“O aeroporto sempre adotou as melhores práticas para garantir a saúde e segurança de todos que passam por aqui. A renovação da certificação é um reconhecimento importante que mostra que, embora tenha avançado o plano nacional de vacinação e seja registrada queda nos indicadores da doença, não relaxamos e seguimos todos os protocolos necessários para oferecer sempre um ambiente seguro para as pessoas”, ressalta.
Pronto para receber as pessoas
O setor de aviação segue em busca de uma retomada gradativa e segura para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária.
No terminal, são colocadas em prática todas as orientações das autoridades de saúde e da Agência de Aviação Civil (Anac) para que as pessoas se sintam seguras para circular pelo aeroporto e para voar.
Há dispensers de álcool em gel em todo o aeroporto, barreiras de proteção nos locais de atendimento aos usuários e adesivos informativos para piso, assentos, banheiros e elevadores.
Com apoio do exército, uma equipe foi capacitada para atuar na descontaminação e higienização de áreas de grande circulação.
Entre as demais medidas já adotadas para o combate à disseminação da Covid-19, também foi reforçada a limpeza e desinfecção das áreas comuns de todo o aeroporto, especialmente dos banheiros.
O aeroporto também lançou uma campanha de comunicação no intuito de conscientizar passageiros, visitantes e a comunidade aeroportuária sobre a necessidade de higienização das mãos, de manter o distanciamento, isolamento de assentos, uso de máscara e demais atitudes que podem garantir a saúde e segurança de todos.
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.