Auxílio Emergencial do Cidadão foi o nome oficial dado ao projeto do Coronavoucher, que entrou em pauta em março no Congresso Federal.
A medida prevê o pagamento de R$ 600,00 por três meses consecutivos, visando reduzir os danos econômicos causados pela pandemia do Coronavírus.
Na manhã desta segunda-feira (07), o Ministério da Economia e a Caixa Econômica Federal já informaram as plataformas de cadastro.
Segundo o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, o banco de dados para pagamento já acumulou mais de 22 milhões de cadastros, somente no primeiro dia.
Veja como vai ocorrer o pagamento, como fazer seu cadastro e outras informações sobre o Auxílio Emergencial.
Quem pode fazer o cadastro?
O Auxílio Emergencial do Cidadão visa atender uma parcela da população que inclui:
• Microempreendedores Individuais (MEI);
• Profissionais autônomos;
• Desempregados;
• Pessoas sem assistência social.
Cada grupo acima precisa atender alguns pré-requisitos:
• Ter cadastro no CadÚnico;
• Ter renda familiar de até 3 salários mínimos (R$ 3.135,00);
• Não está com o seguro-desemprego em vigência;
• Não acumular outros benefícios do governo como o Bolsa Família.
• Não ser aposentado;
• Ter mais de 18 anos.
LEIA TAMBÉM: O que é e que tem direito ao Coronavoucher?
Como fazer o cadastro no Auxílio Emergencial do Cidadão?
O cadastro para o Auxílio Emergencial do Cidadão é feito no site da Caixa Econômica Federal ou no app exclusivo para o benefício.
Portanto é preciso fornecer todos os seus dados, o valor da renda familiar, se possui outras pessoas com cadastro de CPF em sua residência e ter uma conta na Caixa ativa.
De acordo com o Dfndr lab, um laboratório de segurança digital da Psafe, há um golpe circulando pela internet que simula o site oficial do auxílio e coleta dados pessoais dos cidadãos.
É importante sempre observar se o site que você está cadastrando tem o final “.gov.br”, que é a extensão para sites oficiais do governo.
Logo evite o cadastro em quaisquer outras plataformas.
Caso não tenha conta na Caixa, o sistema ainda fornece a possibilidade de abrir uma Poupança Digital Social.
Até o final da edição desta matéria, o aplicativo da Caixa para o cadastro no auxílio estava apresentando inconsistência, por isso, indicamos o acesso direto ao site da instituição.
Calendário e formas de pagamento
O pagamento do Auxílio Emergencial do Cidadão será realizado preferencialmente através de depósitos.
A Caixa liberou o cadastro para 30 milhões de poupanças digitais nesta terça, a fim de amenizar o fluxo de pessoas em agências bancárias.
Os valores para quem tem CadÚnico e uma conta ativa na Caixa ou Banco do Brasil devem ser pagos até a próxima quinta-feira (09).
Para quem tem CadÚnico e não tem conta, o pagamento será realizado até o dia 14 de abril.
Clique aqui para saber mais informações sobre o Aplicativo do Cadastro Único.
Aos cidadãos que não estavam no CadÚnico, mas têm direito ao Auxílio Emergencial do Cidadão, a Caixa fará a liberação do valor em até 5 dias úteis, após a validação dos dados no sistema.
Para os beneficiários do Bolsa Família que optaram por receber o auxílio, o pagamento segue o calendário já vigente, sendo pago nos últimos 10 dias de cada mês.
A segunda parcela do auxílio está prevista para pagamento entre 27 e 30 de abril e a terceira parcela entre 26 e 29 de maio.