O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está em missão oficial na Índia para fortalecer a cooperação bilateral em áreas como Tecnologia e inovação em saúde, produção de medicamentos e vacinas, além de avanços regulatórios estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta quarta-feira (18), em Nova Délhi, Padilha se reuniu com o ministro da Saúde e Bem-Estar da Família da Índia, Jagat Prakash Nadda, e com o ministro de Medicina Tradicional, Prataprao Jadhav, para aprofundar ações conjuntas entre os dois países.
“Brasil e Índia têm sistemas públicos robustos, forte capacidade científica e papel estratégico no Sul Global. Nossa cooperação em saúde pode ampliar o acesso da população a medicamentos, fortalecer a produção local e impulsionar a inovação”, afirmou Alexandre Padilha.
Produção de medicamentos e tecnologias
Na reunião com Jagat Prakash Nadda, o foco foi o fortalecimento da parceria na produção de medicamentos e tecnologias em saúde, com possibilidade de ampliação da transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto de insumos estratégicos.
Também foram discutidas parcerias entre instituições públicas e empresas dos dois países, com destaque para medicamentos oncológicos e produtos voltados ao enfrentamento de doenças tropicais, além de iniciativas em saúde digital e integração de sistemas de informação.
A missão internacional busca ampliar a cooperação técnica e industrial, reforçando a capacidade produtiva nacional e contribuindo para o fortalecimento do SUS.





















