A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) apreendeu, ao longo de dois dias de fiscalização nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, centenas de garrafas e engradados enterrados, principalmente na altura da Rua Rodolfo Dantas, área que concentra o principal palco do réveillon da cidade.
A ação faz parte da Operação Tatuí, que tem como objetivo localizar e remover materiais e produtos escondidos ou deixados de forma irregular na areia, além de preparar a orla para a grande virada do ano, nesta quarta-feira (31). Durante a operação, foram encontradas 35 garrafas de vidro com bebidas destiladas armazenadas em recipientes plásticos com tampa, além de engradados de água e de refrigerante enterrados na areia.
Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, as ações são realizadas, principalmente, durante a madrugada para evitar a ocupação irregular do espaço público. De acordo com ele, parte do material apreendido poderia ser comercializada de forma irregular durante o réveillon.
As operações contam com o apoio de agentes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e da Guarda Municipal. Além da apreensão de produtos, as equipes também desmontaram acampamentos montados na faixa de areia, utilizados para a reserva antecipada de espaço para a noite da virada.
As ações seguem as regras estabelecidas por decreto municipal publicado em maio deste ano, que definiu novas normas para o uso da orla carioca. Entre as medidas estão a proibição de garrafas de vidro e cercadinhos, a regulamentação do uso de música com limites de volume e horário, e a padronização das barracas, com identificação por nome ou número, com o objetivo de garantir um uso mais organizado e democrático do espaço público.
Com informação agência Brasil.






















