O governo federal pretende realizar 14 leilões rodoviários em 2026, superando os 13 leilões realizados durante todo o ano de 2025, conforme anunciado hoje (11) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. O ministro destacou que o número de leilões previstos para o próximo ano representará um recorde para o país e se alinha à estratégia de modernização da infraestrutura rodoviária.
“Vamos bater o recorde deste ano”, afirmou Renan Filho, durante sua participação no leilão da Autopista Fernão Dias, realizado pela B3 na capital paulista. Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foram realizados 22 leilões de rodovias, com a previsão de 14 novos certames em 2026. Além disso, o governo afirma estar comprometido em resolver questões pendentes do passado no setor, que haviam sido negligenciadas por administrações anteriores.
O ministro também mencionou a continuidade dos leilões de ferrovias, com a realização de oito novos certames no próximo ano, como parte da estratégia de intensificar os investimentos no setor ferroviário. “Vamos dar uma virada no investimento ferroviário no país”, afirmou Renan Filho.
Leilão da Autopista Fernão Dias
Na tarde de hoje, o leilão do contrato otimizado da Autopista Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, foi vencido pela Motiva (antiga CCR), com uma oferta de 17,05% de deságio sobre a tarifa de pedágio. A empresa superou outros dois concorrentes: a atual concessionária da rodovia, Arteris Fernão Dias, e o Grupo EPR (Consórcio Infraestrutura MG).
Este leilão faz parte da estratégia do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de modernizar contratos antigos de concessão rodoviária. Este é o quarto leilão do tipo realizado pelo atual governo, e, pela primeira vez, o controle da concessão foi transferido para uma nova empresa, com o objetivo de melhorar a qualidade e os investimentos na rodovia.
“Hoje, pela primeira vez na história dos contratos de concessão pública do Brasil, uma empresa que estava em um contrato que não performava bem saiu para dar lugar a outra, visando aumentar a performance e fortalecer os investimentos”, destacou Renan Filho.
Transição de controle
A transição de controle entre a antiga concessionária, Arteris, e a vencedora Motiva deverá ocorrer de forma rápida, com o Ministério dos Transportes estimando que a troca de controle aconteça entre o final de abril e o início de maio de 2026. “Vamos combinar com a Arteris essa saída e fazê-la o mais rápido possível. Exigiremos que o processo de transição seja feito com a máxima qualidade, garantindo que o cidadão não seja prejudicado durante essa mudança”, afirmou o ministro.
O contrato da Motiva inclui a obrigação de realizar um conjunto de obras já no primeiro ano de concessão, com o objetivo de melhorar a infraestrutura da rodovia. “Quem entra já tem que iniciar fazendo obras. A Motiva terá que executar melhorias logo no primeiro ano, o que garantirá que os motoristas que utilizam a Fernão Dias, entre Belo Horizonte e São Paulo, percebam as melhorias no serviço”, completou Renan Filho.
De acordo com Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias, a expectativa é que o contrato de transição seja assinado entre abril e maio de 2026, com a empresa buscando estreitar a colaboração tanto com a Arteris quanto com a ANTT. “Nossa intenção é nos aproximar da antiga concessionária e entender como está a operação, para garantir uma transição tranquila”, afirmou Camargo.
A medida é vista como parte da estratégia do governo de promover um novo ciclo de investimentos na infraestrutura do país, com foco na modernização das concessões e na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários.
Com informação agência Brasil.






















