O Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em recém-nascidos. O primeiro lote, composto por 673 mil doses, começará a ser distribuído aos estados ainda em novembro.
A aplicação terá início imediato, conforme o recebimento pelos estados e municípios, com previsão de continuidade ao longo de todo o mês de dezembro. O investimento total é de R$ 1,17 bilhão, segundo informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (25).
Vacinação será incluída no calendário da gestante
Com a incorporação ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, o imunizante será aplicado a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de ampliar a proteção de bebês com até seis meses de idade, faixa considerada de maior risco para complicações do VSR. A meta do governo federal é alcançar ao menos 80% do público-alvo.
O Ministério também prevê adquirir outras 4,2 milhões de doses até 2027, garantindo a continuidade da estratégia de imunização nos próximos anos.
Produção nacional garantirá autonomia
A oferta gratuita do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) foi viabilizada por meio de um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório detentor da Tecnologia da vacina. O acordo inclui a transferência de tecnologia, permitindo que o Brasil produza o imunizante em território nacional. Atualmente, a vacina está disponível na rede privada com custo que pode chegar a R$ 1,5 mil por dose.
Segundo o Ministério, a produção interna deve garantir autonomia no fornecimento e ampliar o acesso da população à proteção contra o vírus sincicial respiratório.



















