O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, exibe nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o documentário Cabo Verde: Um Sonho Possível. Dirigido por Celso Luiz Prudente e roteirizado por Rogério Almeida, ambos professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), o filme integra a programação da 21ª Mostra Internacional do Cinema Negro (Micine), em cartaz até 22 de dezembro.
A produção aborda a formação cultural de Cabo Verde, país africano marcado por séculos de colonização portuguesa e pelo uso de mão de obra escravizada. O documentário destaca elementos simbólicos da identidade cabo-verdiana, como a morna — gênero musical reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade — cujas letras evocam memórias de repressão, dificuldades e resistência.
O filme também apresenta personagens centrais para a construção da identidade nacional do arquipélago, entre eles o militante político Amílcar Cabral e a cantora Cesária Évora.
A sessão é gratuita e será seguida de uma conversa com o diretor. A exibição começa às 19h, com retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria do MIS, localizado na Avenida Europa, no Jardim Europa.
Mostra Internacional do Cinema Negro
A 21ª edição da Micine ocorre no Sesi-SP e no Centro Cultural Fiesp, com filmes, debates e atividades acadêmicas dedicados à reflexão sobre racismo e representações da população negra. O tema deste ano é Cinema negro e a Contemporaneidade Inclusiva. A curadoria é assinada por Celso Luiz Prudente.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público, com acesso sujeito à lotação dos espaços.
Com informação// Agência Brasil.





















