Em meio à maratona de preparação para uma entrevista de emprego, candidatos costumam focar em ensaiar respostas e escolher a roupa certa. No entanto, alguns itens simples e frequentemente esquecidos podem ser o fator decisivo para causar uma impressão memorável no recrutador.
É o que alerta Patricia Suzuki, CHRO do Redarbor, grupo detentor do Infojobs. “Ir para uma entrevista é como entrar em campo em uma partida de futebol: a preparação é o que faz toda a diferença”, aconselha. Seja no ambiente presencial ou virtual, certos cuidados podem transformar a percepção sobre você.
Pensando nisso, o Infojobs preparou uma lista de pontos básicos que você precisa ter em mãos durante o processo seletivo e que podem ajudar a causar uma impressão positiva.
1. O currículo e o roteiro mental
Embora grande parte das empresas tenham ferramentas de recrutamento onde armazenam as informações dos candidatos, levar uma cópia extra do currículo (física ou em PDF no celular) é uma boa prática recomendada.
Mas a organização vai além: estruture um roteiro mental com suas principais experiências e resultados. Isso transmite segurança e clareza ao responder sobre sua trajetória.
2. Inverta o jogo: Leve as perguntas
Uma entrevista é uma conversa, um diálogo entre duas partes. Chegar com perguntas sobre a cultura da empresa, os desafios da vaga e as expectativas da equipe não apenas esclarece suas dúvidas, mas demonstra um interesse genuíno e pensamento estratégico.
“A qualidade das perguntas de um candidato muitas vezes diz mais sobre sua capacidade do que as respostas ensaiadas”, comenta a CHRO do Infojobs.
3. Portfólio que ajuda a evidenciar as suas realizações
Para profissionais de áreas criativas, de Tecnologia ou projetos, o portfólio é indispensável. Seja um link para uma versão online ou materiais de apoio, como certificados. Apresentar exemplos concretos do seu trabalho é a forma mais eficaz de validar suas competências. Segundo Patrícia, “além de destacar as realizações do candidato, um portfólio bem construído e atualizado pode até encurtar as etapas do processo seletivo, sem a necessidade de testes práticos em relação àquela área. Muito valioso para recrutador e candidato”.
4. Agilidade é poder: Documentação sempre à mão
Grande parte dos recrutadores têm urgência para fechar as vagas, por isso, ter seus documentos atualizados e de fácil acesso — seja em formato físico ou digital — pode acelerar a contratação. Não deixe que a burocracia atrase a sua oportunidade.
5. O copo d’água como aliado
O nervosismo pode secar a boca e travar o raciocínio. Um copo d’água por perto cumpre duas funções: hidrata e oferece uma pausa natural. Um pequeno gole antes de responder a uma pergunta complexa pode lhe dar os segundos preciosos para organizar as ideias e responder com mais confiança.























