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Home Tecnologia e Inovação

Novo padrão internacional vai ampliar segurança e capacidade do espaço aéreo brasileiro sobre o Atlântico

Sistema PBCS permitirá rotas mais eficientes entre Brasil, Europa e África, com menos consumo de combustível, mais segurança e conectividade internacional

Kayene Simao por Kayene Simao
06/10/2025
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 3 minutos
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Foto: Reprodução/ Divulgação

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O Brasil está prestes a adotar um dos sistemas mais avançados de controle do tráfego aéreo do mundo. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) iniciou a implementação do sistema PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance) — Comunicação e Vigilância Baseadas em Performance — nas rotas sobre o Oceano Atlântico. A medida promete ampliar a segurança, otimizar o uso do espaço aéreo e tornar as rotas transatlânticas mais diretas e eficientes.

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Avanço tecnológico no controle aéreo

O PBCS é uma iniciativa da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que define padrões de desempenho para a comunicação entre pilotos e controladores, além do rastreamento de aeronaves em regiões sem cobertura de radar, como o Atlântico. Atualmente, a ausência desses recursos obriga os controladores a manter grandes separações entre aviões.

Com a adoção do novo sistema, essas distâncias poderão ser reduzidas de forma segura, permitindo que mais voos cruzem o Atlântico simultaneamente, sem comprometer a segurança.

O Brasil é responsável por uma das maiores áreas de controle aéreo oceânico do mundo, a FIR Atlântico, que conecta a América do Sul à Europa e à África. O PBCS deve aumentar a capacidade dessa rota, acompanhando o crescimento da demanda internacional e posicionando o país como referência em modernização da aviação global.

Como o sistema funciona

A operação do PBCS depende do cumprimento de dois padrões internacionais de desempenho:

  • RCP (Performance de Comunicação Requerida) – estabelece a rapidez e confiabilidade na troca de mensagens entre pilotos e controladores;
  • RSP (Performance de Vigilância Requerida) – define a precisão e frequência com que as posições das aeronaves devem ser informadas.

Esses parâmetros exigem que as mensagens sejam transmitidas em até quatro minutos e os dados de posição em até três minutos, com índices de confiabilidade superiores a 99%. Isso permite respostas mais rápidas e maior previsibilidade nas operações, reduzindo riscos de incidentes.

Ler  sobre o projeto de concessão do Aeroporto Santos Dumont

O sistema também possibilita comunicação digital em tempo real por mensagens de texto, diminuindo a dependência da comunicação por voz — que pode sofrer interferências —, e utiliza o ADS-C, tecnologia que envia automaticamente a posição e a rota prevista da aeronave ao controlador.

Segundo o Decea, a fase 1 do projeto deve ser concluída até o final de 2026, reduzindo pela metade as atuais separações entre aeronaves nas rotas transatlânticas.

Ganhos em segurança e sustentabilidade

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) considera o PBCS um marco na aviação civil brasileira. De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, o sistema “amplia a segurança, garante mais eficiência nas rotas e fortalece a conectividade do Brasil com outros países”, além de combinar “Inovação tecnológica, competitividade e sustentabilidade”.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) destaca que o novo padrão reforça a segurança operacional, um dos pilares da Política Nacional de Aviação Civil (PNAC). Com padrões mais rigorosos de comunicação e vigilância, o sistema reduz incertezas e previne falhas decorrentes de perda de contato ou monitoramento.

Além da segurança, o PBCS trará ganhos de eficiência. Com rotas mais diretas e comunicação mais precisa, os voos poderão economizar combustível, reduzir custos operacionais e diminuir emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para as metas de descarbonização do setor aéreo.

Alinhamento com padrões internacionais

A adoção do PBCS integra a estratégia brasileira de modernização tecnológica e harmonização regulatória com os padrões globais da ICAO. A medida também fortalece a credibilidade do Brasil no cenário internacional e reforça sua posição estratégica nas rotas que ligam América do Sul, Europa e África.

Com a implementação do novo sistema, o país dá um passo importante na consolidação de um espaço aéreo mais seguro, eficiente e sustentável — preparado para acompanhar o crescimento do tráfego aéreo global nas próximas décadas.

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Kayene Simao

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Kayene Simão faz parte do time de redação da Revista Capital Econômico. Universitária, apaixonada por musculação e por manter um estilo de vida ativo.

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