O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta terça-feira (24), em coletiva de imprensa após o encerramento da Assembleia Geral da ONU, a importância do relacionamento entre Brasil e Estados Unidos, ressaltando afinidade pessoal e interesses comuns entre as duas nações.
Lula afirmou ter ficado satisfeito com a declaração do presidente norte-americano Donald J. Trump, que disse ter “pintado uma química boa” entre os dois líderes.
“Fiquei feliz quando o presidente Trump disse que surgiu uma boa química entre nós. Como eu acredito que a relação humana é 80% química e 20% emoção, considero isso muito importante. Torço para que dê certo, porque Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias dos continentes”, declarou Lula.
O presidente brasileiro frisou que a cooperação bilateral pode se fortalecer em áreas estratégicas, incluindo negócios, indústria, ciência, tecnologia, comércio, além de debates sobre o futuro digital e a inteligência artificial.
“Se somos as duas maiores economias e os dois maiores países dos continentes, não há por que Brasil e Estados Unidos viverem em momentos de conflito”, acrescentou.
A fala de Lula ocorreu em um contexto de aproximação diplomática com Washington, em meio a discussões sobre comércio, Inovação tecnológica e regulação da inteligência artificial no cenário global.