Erika Frantzve Kirk, viúva do ativista conservador e fundador do Turning Point USA, Charlie Kirk, fez nesta sexta-feira (12) suas primeiras declarações públicas após o assassinato do marido, ocorrido durante um evento universitário em Utah.
Visivelmente emocionada, usando uma camisa verde-esmeralda, blazer branco e um crucifixo prateado, Erika discursou por cerca de 16 minutos no estúdio de podcast do marido, em Arizona, onde ele gravava diariamente. Entre lágrimas, ela agradeceu às equipes de emergência que tentaram salvar a vida de Charlie e às forças policiais que capturaram o suspeito.
“Meu marido deu a vida por mim, pela nossa nação e pelos nossos filhos. Agora e por toda a eternidade, ele permanecerá ao lado de seu Salvador, usando a gloriosa coroa de um mártir”, disse Erika diante de um púlpito com a imagem de Charlie e a frase: “Que Charlie seja recebido nos braços misericordiosos de Jesus, nosso amado Salvador.”
Determinada, Erika prometeu honrar e manter viva a missão do marido, afirmando que os responsáveis pelo assassinato “não têm ideia do que provocaram”.
“Eles mataram Charlie porque ele pregava uma mensagem de patriotismo, fé e do amor misericordioso de Deus. Mas se pensaram que sua missão era forte antes, não fazem ideia do que desencadearam neste país e no mundo inteiro. As minhas lágrimas ecoarão como um grito de batalha. O movimento que meu marido construiu não morrerá. Eu me recuso a deixar isso acontecer.”
O corpo de Charlie Kirk foi levado de Utah para Phoenix a bordo do Air Force Two, acompanhado pelo vice-presidente dos EUA, JD Vance, e sua esposa, Usha. Erika agradeceu ao casal pelo apoio e pela amizade de longa data com seu marido.
O presidente Donald Trump, que anunciou publicamente a morte de Kirk, confirmou que pretende comparecer ao funeral no Arizona e declarou que concederá postumamente a Charlie a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil dos Estados Unidos.
Charlie Kirk tinha 31 anos, era casado desde 2021 com Erika, ex-Miss Arizona, e deixa dois filhos pequenos – uma filha de três anos e um filho de um ano.
Os detalhes sobre o funeral ainda não foram divulgados.