Novas oportunidades de financiamento de projetos de crédito de carbono e fontes de energia limpa para a transição energética serão discutidas, nesta quarta-feira (31), em seminário on-line da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
As propostas serão debatidas por representantes do governo federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e dos bancos de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Alemanha (KfW), entre outros, com foco no Sistema Nacional de Fomento (SNF), que registrou R$ 5 trilhões em ativos.
O segundo vice-presidente da ABDE, Heraldo Neves, que também preside a Fomento Paraná, realizará a abertura do seminário, com programação das 9h30 às 12h30 e transmissão on-line no canal oficial da associação no Youtube ( ABDEoficial) para o público em geral.
O seminário será o segundo dos quatro eventos que precedem o 8º Fórum do Desenvolvimento, um dos maiores do país sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável. O primeiro foi realizado em Curitiba, em abril.
A partir das 9h40, a primeira mesa discutirá os avanços necessários para o desenvolvimento do mercado de carbono no Brasil e as oportunidades de ampliação de recursos para investimentos de alto impacto social, ambiental e tecnológico.
Também serão debatidas estratégias para o SNF fomentar o crescimento da descarbonização da economia em diferentes setores que apresentem potencial de emissão de créditos de carbono.
Participam da primeira mesa o executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Federico Vignati; e a diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis do Conselho Empresarial pelo Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Viviane Romeiro.
Também compõem o primeiro debate o gerente de Finanças Sustentáveis do Banco do Brasil, Henrique Vasconcellos; a gerente de Sustentabilidade do Banrisul, Viviane Costa; e o gerente de Desenvolvimento de Normas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Claudio Maes. A chefe de Departamento de Planejamento Sustentável do BNDES, Daniela Baccas, realizará a mediação.
A segunda mesa começará às 11h05 e discutirá mudanças estruturais da matriz energética brasileira e o papel do Sistema Nacional de Fomento no apoio a projetos de energia capazes de contribuir com a mitigação e adaptação frente às mudanças climáticas.
O debate também vai explorar as oportunidades de cooperação internacional para o avanço da integração de novas fontes renováveis, como o hidrogênio verde.
Participam da segunda mesa a diretora do Departamento de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), Mariana Espécie; a vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Camila Ramos; e o coordenador de Estudos e Pesquisas do Banco do Nordeste (BNB), Francisco Diniz Bezerra.
O superintendente de Crédito do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Leonardo Boa, e o coordenador sênior de Projetos na KfW Development Bank, Luciano Schweizer, também participarão da segunda mesa.
A mediação será realizada pela oficial de Assuntos Econômicos na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Organizações das Nações Unidas (Cepal/ONU), Camila Gramkow.
A jornada de quatro eventos preparatórios será seguida da realização da 8ª edição do Fórum do Desenvolvimento, nos dias 30 e 31 de agosto, na cidade de Brasília, em formato híbrido, com transmissão em tempo real pela internet.
Esses seminários têm apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU) e são patrocinados por: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além de contar com o apoio especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
SERVIÇO
Seminário on-line ABDE: Financiamento climático para a descarbonização da economia
Data e horário: 31/05/2023, das 9h30 às 12h30
Formato: on-line, com transmissão em tempo real no canal oficial da ABDE no Youtube (@ABDEoficial)