Nas últimas duas décadas foram lançados diversos serviços de assistência virtual baseados em inteligência artificial (IA).
Dentre esses serviços, podemos citar a Alexa da Amazon, a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft e o próprio Google Assistente, que funciona em dispositivos com Android e outros sistemas pertencentes à gigante das buscas.
No entanto, recentemente surgiu o ChatGPT, um assistente de inteligência artificial ainda mais arrojado do que os já existentes.
A seguir constam informações sobre o que é e como funciona esse assistente, além de dicas de como usá-lo e outras informações relevantes.
O que é ChatGPT?
O ChatGPT é uma espécie de super chatbot pertencente à empresa OpenAI, que tem como um de seus fundadores o bilionário Elon Musk.
Essa ferramenta usa tecnologia artificial para responder perguntas, criar textos genéricos e até resolver problemas matemáticos.
Essa ferramenta está disponível em um sistema multiplataforma, que pode ser acessado através de dispositivos móveis e computadores de forma gratuita.
Para usar esse assistente os usuários só precisam acessar a área de chat e fazer perguntas, como se estivessem em um aplicativo de mensagens conversando com outro ser humano.
A partir disso, o ChatGPT então começa a responder o usuário em formato de texto e com bastante clareza e coesão nas informações prestadas.
Como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT funciona a partir de um gigantesco banco de dados pré-programado que contém todo tipo de informação.
Com acesso a esse material, a inteligência artificial do chatbot então utiliza técnicas de machine learning (aprendizado de máquina), para organizar as informações e responder ao usuário.
Essa técnica já é utilizada em diversos outros assistentes virtuais, mas o que faz o ChatGPT ter destaque é a precisão das respostas concedidas aos usuários.
Isso acontece porque nessa tecnologia em específico é aplicado um conjunto de técnicas chamado de fine-tuning (ajuste fino), que otimiza a qualidade e o tempo de resposta com base nas palavras-chave procuradas pelos utilizadores.
Uma outra técnica utilizada para refinar o ChatGPT é uma prática chamada “Transformer”, que modifica a forma como a inteligência artificial entende o que lhe foi perguntado.
Isso melhora a assimilação de informações e também a linguagem empregada no texto de resposta, que tende a ser o mais natural possível, se assemelhando muito à linguagem humana.
Passo a passo para usar o ChatGPT em português
Usar o ChatGPT é muito simples. Basta fazer o seguinte:
- Acesse o site oficial do ChatGPT no navegador de internet do seu celular ou PC;
- Em seguida, cadastre-se no site e faça login. No processo, você pode usar um conta Google para sincronizar mais rápido;
- Depois, é só começar a conversar com a IA. Para dialogar em português você só precisa escrever em português, pois o sistema identifica o idioma da pergunta e o utiliza nas respostas.
Na plataforma você pode gerar vários chats diferentes, caso queira tratar de vários assuntos de forma individual.
Qual a diferença entre um chatbot comum e o ChatGPT?
A diferença crucial entre o ChatGPT e outros chatbots menos sofisticados está em duas palavras: inteligência artificial.
Enquanto o ChatGPT utiliza-se de técnicas de IA para construir suas respostas e criar diálogos fluidos, os chats convencionais são bem mais limitados.
Acontece que os outros chatbots funcionam a partir de scripts prontos e com comandos pré-estabelecidos, o que gera grandes limitações a quem usa esses serviços.
Em contrapartida, o ChatGPT coleta informações de vários locais e depois as une, dando respostas bem mais satisfatórias. Além disso, há o refiro da linguagem, tirando aquele tom mais “robotizado”, comum em outras IAs.
Quais as funções podem ser utilizadas pelo ChatGPT?
Segundo informações fornecidas por usuários do ChatGPT, a ferramenta é capaz de responder qualquer pergunta, sobre qualquer assunto.
Além das perguntas em si, também é possível enviar comandos para a ferramenta, onde você literalmente pode mandar ela fazer algo.
Dentre os assuntos a que esses comandos e perguntas podem estar relacionados, é possível citar:
- Cálculos matemáticos;
- Criação de tabelas;
- Traduções;
- Receitas culinárias;
- Desenvolvimento de histórias ficcionais;
- Conselhos sobre vários assuntos;
- Mensagens ou textos motivacionais;
- Criação de artigos, histórias e perguntas a partir de instruções fornecidas pelo usuário;
- Dúvidas sobre temas gerais;
- Entre muitos outros.
Existem limitações na plataforma?
Sim, já na tela inicial do serviço estão elencadas as restrições e limitações atuais do ChatGPT. São elas:
- Há a possibilidade o sistema fornecer informações incorretas ou enganosas, além de conteúdo ofensivo e/ou tendencioso;
- A plataforma não tem muitas informações sobre o que ocorreu no mundo após 2021;
- O sistema não fornece provas da veracidade das informações prestadas;
- Não é possível conferir as fontes de informação do chatbot.
Polêmicas sobre o ChatGPT
O ChatGPT mal chegou ao mercado e já tem causado burburinho em diversos setores.
Dentre as polêmicas que envolvem a ferramenta, destaca-se a insatisfação de educadores ao redor do mundo.
Esses profissionais alegam que o uso do ChatGPT pode prejudicar a educação, uma vez que os alunos podem se valer da IA para responder tarefas de casa, provas e testes que deveriam ser respondidos por eles próprios.
Inclusive, em várias partes dos EUA o uso da ferramenta de inteligência artificial já foi proibido em escolas.
Por outro lado, big-techs como Google e Microsoft já anunciaram que farão melhorias em seus assistentes virtuais ainda para 2023, visando evitar a perda de terreno para o ChatGPT.
Leia mais:
Inteligência artificial: como usar no varejo para aumentar as vendas?
Inteligência Artificial pode otimizar operações na medicina diagnóstica