Com a presença de um público interessado em novidades e tendências para os mercados de impressão digital e comunicação visual, a FuturePrint, evento que é organizado pela Informa Markets, chega ao seu último dia com um tom de otimismo e boas expectativas para os setores no Brasil.
A feira reuniu mais de 600 marcas apresentando soluções abrangentes nas áreas de comunicação visual e sinalização, impressão digital têxtil, impressão 3D, corte e gravação, serigrafia, sublimação, decoração de interiores, sinalização digital e muito mais.
Há cinco anos no mercado, a Sublime trouxe para o evento novidades para acabamentos especiais em taças para pequenas aplicações.
“Podemos dizer que foi muito importante para nossa empresa estar aqui esse ano. Estamos em processo de expansão e isso pôde ser refletido no mercado com a nossa participação juntamente com mais de cem distribuidores da empresa no nosso estande na FuturePrint”, afirmou o Gerente Comercial da Sublime, Sérgio Oribka.
Para o Gerente Comercial da DSI, Cleverson Tauffer, historicamente a FuturePrint é o principal evento do setor e, com a edição deste ano e a volta dos encontros presenciais, ela volta a se concretizar como um importante momento para o mercado.
“Mais uma vez a DSI comprova a força da FuturePrint para a geração de bons negócios. Nosso principal resultado é a qualificação dos contatos realizados na feira que propiciaram a geração de novos negócios, a médio e longo prazo, para a empresa”, destacou.
A presença do público mais técnico e interessado foi destacada pelo Diretor Presidente da Agabê Tarsis Carbone Bianchini, empresa que esteve presente com novidades e palestras no espaço “Serigrafia em Ação”.
“Todos estavam ansiosos pela volta aos eventos e registramos uma grande participação do público. Apresentamos como a serigrafia é versátil, apesar de muito técnica, sendo útil para grandes e pequenas empresas. Na FuturePrint levantamos a bandeira da serigrafia, com orientação técnica e muito profissionalismo”, contou ele.
A qualidade do público presente também foi o ponto destacado pelo Diretor da Delta Máquinas, Fábio Kreutzfeld, como ponto alto do evento. A empresa que participa pela primeira vez, escolheu a FuturePrint para o lançamento da nova Calandra de Sublimação.
“Para a Delta está foi uma experiência muito interessante, pois recebemos em nosso estande um público focado e em busca de tecnologias que tragam mais produtividade e competitividade para a indústria. Temos máquina vendida, muitas propostas e perspectiva positiva para o segundo semestre”, destacou ele.
A Diretora da feira, Liliane Bortoluci, destacou que a euforia, por parte de expositores e visitantes, foi marcante ao longo da FuturePrint:
“Havia muita expectativa e o resultado com os negócios concluídos foi muito positivo e superaram as expectativas, afinal, os visitantes encontraram o que vieram procurar: realizar negócios e conhecer lançamentos”, apontou.
Com a realização dos Fóruns, os participantes do evento puderam, na opinião de Liliane, conhecer novas perspectivas e caminhos para atuar no mercado. “Levamos muita informação técnica, para empreendedores e também para quem ainda está pensando em iniciar no setor”, disse.
Soluções para os empreendedores
Durante todo o evento a FuturePrint contou com um espaço destinado aos empreendedores de pequeno a grande porte, que buscaram soluções em crédito para impulsionar seus empreendimentos, a Sala de Crédito.
No local, os visitantes puderam encontrar informações de quatro instituições financeiras – Itaú Empresas, Desenvolve SP, Caixa Econômica Federal e Sicoob – para conhecer as opções disponíveis para o seu negócio.
Segundo o Coordenador de Assistência às Empresas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), José Roberto Damasceno, esse foi um ambiente favorável ao empreendedor que busca soluções.
“Nosso objetivo foi de reduzir custos e produzir novos produtos, oferecendo uma oportunidade para os negócios, principalmente após a pandemia, em um momento no qual as empresas estão ávidas por inovações”, afirmou. “Realizamos atualização de dados, análise de limites e, enfim, a liberação do crédito”.
Damasceno relatou que foram feitos mais de cinquenta atendimentos na Sala de Crédito. “Registramos um movimento muito qualificado para compra de máquinas e equipamentos. Aqui, fomos um ponto de referência e apoio para os participantes, com informações, produtos, prazos e até mesmo carências”, afirmou.
“As quatro instituições financeiras parceiras neste evento também promoveram uma grande conexão com os expositores, com uma linha de comunicação para facilitar o acesso ao crédito. E vamos realizar também uma estratégia após a FuturePrint, na qual os expositores poderão indicar os parceiros da FIESP para a compra”, apontou.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também esteve no evento com um ponto de atendimento, na qual especialistas puderam passar informações sobre empreendedorismo, créditos, fluxo de caixa, entre outras informações relevantes, além da realização de uma série de palestras.
O Analista de Negócios do Sebrae, Marcos Rabello, destacou que o objetivo da entidade foi esclarecer a importância do planejamento. “Assim, ajudamos a aumentar taxa de sobrevivência das empresas”, disse.
Segundo ele, o índice entre os negócios de até dois anos passou de 54% para 77%. “Em boa parte, essa melhora se deve à ampliação do número de microempreendedores individuais (MEI). Quando os MEIs são excluídos dessa análise a taxa de sobrevivência cresce apenas quatro pontos percentuais, passando de 54% para 58%”, detalhou Rabello.
Ele destacou que ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado.
“Sessenta e um por cento não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio, 55% não planejaram como a empresa funcionaria e 50% não determinaram o lucro pretendido”, afirmou.
“Por isso é tão importante o desenvolvimento desta rede de informações que promovemos durante a FuturePrint, com atendimentos individuais mais profundos e apresentando um caminho mais seguro sobre o mercado, com orientação e soluções de problemas”, finalizou.
3º Campeonato Decor Wrapping Brazil premia vencedores
Os vencedores do 3º Campeonato Decor Wrapping Brazil – Edição Car & House foram premiados no último dia da feira. As eliminatórias do concurso promovido pela Imprimax, empresa pioneira na produção de películas autoadesivas, com 33 anos de experiência, foram realizadas ao longo dos quatro dias da feira e contou com mais de 70 participantes.
O Decor Wrapping é o maior campeonato da categoria da América Latina, no qual as equipes inscritas participaram de desafios utilizando a criatividade e a agilidade para descobrir quem são os melhores no segmento.
Neste ano a disputa teve como temáticas o envelopamento de um carro e também a decoração de um ambiente e foram avaliadas a criatividade, acabamento, organização, aplicação e limpeza.
Os premiados da edição foram:
1º lugar: André William Alves Evangelista e Bismarkis Santoss, que foram premiados com R$ 31 mil em prêmios;
2º lugar: Ramon Neves e Isaac Marques, que foram premiados com R$ 20 mil em prêmios;
3º lugar: Lucas Erivan e Rafael Crispim, que foram premiados com R$ 8,2 mil em prêmios.
“Nossa participação na FuturePrint foi extremamente proveitosa. O índice de participação foi muito alto, com um público altamente qualificado. Ressalto também a estrutura da FuturePrint, que esteve excelente, assim como a organização do evento. Nosso concurso contou com mais de 70 participantes”, afirma o Gerente de Marketing da Imprimax, Igor Paiva.
Sobre a FuturePrint
Acompanhando a evolução e integrando as soluções e tecnologias de impressão nos mercados de serigrafia, sign e têxtil, a FuturePrint reposicionou-se em 2019 com sua nova marca.
A feira, que antes era conhecida como Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, agora possui maior foco em pessoas, inovações e na entrega de valor.