Se você tem se perguntado qual a melhor opção entre investir em banco ou corretora, saiba que não está sozinho.
Por causa da recente popularização das novas maneiras de investir, hoje em dia muitas pessoas estão fazendo a mesma pergunta.
Afinal, há um tempo atrás o investimento mais popular era a poupança, onde basta depositar o dinheiro em uma conta bancária para obter algum rendimento.
Porém, outros tipos de investimentos, como os de renda variável e alguns de renda fixa, são melhor gerenciados em corretoras.
É melhor investir em banco ou corretora? 6 coisas que se deve analisar antes de optar por banco ou corretora
Para descobrir a melhor opção entre investir em banco ou corretora, é necessário analisar alguns pontos.
Como dissemos acima, o tipo de investimento que você deseja fazer vai influenciar nessa decisão.
Contudo, existem fatores gerais que tanto bancos quanto corretoras precisam apresentar para serem dignos de receber o seu dinheiro de investimento.
Abaixo estão listados 6 pontos importantes a serem observados na hora de escolher.
1. Praticidade para fazer operações
O primeiro ponto que você deve analisar antes de decidir entre investir em banco ou corretora é a praticidade para fazer operações, sobretudo se você for um investidor iniciante.
Há um tempo atrás muitas corretoras que hoje existem no mercado ainda não existiam, apenas os grandes bancos.
Nessa época, até mesmo sites e aplicativos das grandes instituições financeiras eram um pouco complicados de usar.
Hoje em dia, porém, as plataformas de bancos e corretoras que apresentam dificuldades na utilização, são muito criticadas na internet.
Portanto, na hora de escolher onde investir o seu dinheiro, procure saber se a plataforma de investimentos da empresa escolhida é, antes de tudo, fácil de usar.
2. Qualidade do atendimento
Hoje em dia, atendimentos de baixa qualidade não são tolerados em nenhum lugar, o que inclui a oferta de serviços financeiros.
Nesse sentido, práticas como atender mal investidores iniciantes, usar uma linguagem complicada para explicar investimentos e até esconder informações, são quase um crime.
Por isso, antes de tomar a decisão sobre investir em banco ou corretora e fazer uma conta em alguma instituição financeira, procure saber como é o atendimento que eles prestam aos clientes, sejam grandes ou pequenos investidores.
3. Rendimento
Outro ponto de suma importância que você precisa analisar, é a rentabilidade oferecida por bancos e corretoras.
Como se sabe, alguns tipos de investimentos rendem mais que outros. Em contrapartida, a maioria dos investimentos mais rentáveis oferecem também um maior risco.
Entretanto, uma boa plataforma de investimentos é aquela que analisa esses riscos e elabora produtos financeiros com rendimentos satisfatórios para oferecer aos seus clientes.
Então, na hora de decidir entre investir em banco ou corretora, dê uma olhada nas ofertas que as empresas têm feito para saber quanto seu dinheiro pode render.
4. Segurança
A verdade é que ninguém quer correr riscos ao fazer um investimento, não é mesmo?
E, infelizmente, hoje em dia com a chegada das plataformas de investimento digitais, os riscos aumentaram ainda mais.
Por esse motivo, analise bem se o banco ou corretora que você está analisando oferece bons requisitos de segurança para proteger o seu dinheiro.
Além disso, é importante observar também a reputação da empresa, para evitar golpes e fraudes.
5. Taxas e impostos cobrados
Todas as opções de investimento apontam para algumas taxas, como a alíquota do Imposto de Renda, por exemplo.
Porém, bancos e corretoras também cobram taxas, que são cobradas pelos serviços prestados pela instituição.
Por isso, na hora de investir em banco ou corretora, você deve ler com atenção a descrição de taxas e impostos que a empresa cobra.
6. Variedade de opções para investir
Por fim, mas não menos importante, antes de decidir investir em banco ou corretora, você precisa analisar se a instituição em questão oferece uma boa variedade de investimentos.
Afinal, não há motivos para investir todo o dinheiro em um único tipo de investimento se é possível montar uma carteira diversificada.
Nesse sentido, vale ressaltar que as corretoras oferecem maior diversificação do que os bancos tradicionais.
Leia mais: