A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, tendo em vista o fato amplamente noticiado pela imprensa quanto a conduta da empresa LinkedIn, a qual vem excluindo publicações direcionadas a contratação de profissionais negros.
Ações estas claramente identificadas como programas de ações afirmativas, bem como tendo em vista o esclarecimento inicial protocolar prestado pela empresa a imprensa, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade racial, requisita ao LinkedIn no Brasil e nos Estados Unidos – sede da empresa, esclarecimentos quanto a medida adotada.
Assim, o documento foi protocolado e enviado através de comunicação eletrônica.
O ministério Público Federal bem como o Procon Racial de São Paulo, órgão públicos, já notificaram a empresa, entretanto a Iniciativa Empresarial está ciente que não basta discurso é necessário agir.
Segundo o Diretor Geral da Iniciativa, professor Raphael Vicente:
“Nossa intenção primeira é compreender quais os motivos dessa guinada brusca empreendida pelo Linkedin quanto a promoção da diversidade racial até então promovida pela empresa. Tal medida pode significar um enorme retrocesso no país, aliás quanto a um tema já exaustivamente debatido no Brasil em todas as esferas jurídicas, as quais já definiram a sua legalidade e inclusive o dever da sua promoção, com potencial para causar um enorme prejuízo a milhares de profissionais negros bem como a números processos de recrutamento e seleção baseados nos programas de ações afirmativas”.
Veja a íntegra do documento