Desde os primórdios da civilização humana, o ato de alugar objetos, espaços e outros bens tem sido praticado pelas pessoas.
Nessa relação, um indivíduo que tem algo que não está usando empresta aquilo a outro indivíduo que não tem aquele objeto ou espaço, mas pretende usá-lo sem ter que adquirir. Dessa forma, o tomador do empréstimo paga o cedente pelo uso temporário, o que configura o aluguel.
E além de comum, a prática de alugar também é uma fonte de renda extra e/ou passiva bastante comum, almejada por muitas pessoas.
Contudo, não é assim tão difícil ganhar dinheiro com aluguéis. Para exemplificar isso, os tópicos abaixo apontam 6 coisas para alugar e conseguir uma grana extra, além de mais algumas informações interessantes.
Imóveis
Com toda certeza os imóveis são uma das principais coisas para alugar e conseguir uma grana extra.
Por esse motivo, existem várias modalidades de aluguel de imóveis, como:
- Aluguel de terrenos para plantio, criação de animais, estacionamentos, etc;
- Casas e apartamentos alugados via contrato longo;
- Casas e apartamentos alugados via contrato temporário;
- Aluguel de galpões comerciais;
- Aluguel de cômodos, como quartos ou salas;
- Dentre outros.
Se você possuir um imóvel que se enquadre em alguma dessas opções, chegou a hora de fazer uma renda extra com ele.
Veículos motorizados
Alugar carros, caminhonetes, caminhões, motocicletas e outros tipos de veículos motorizados também é uma forma fácil de fazer renda extra com aluguel.
Em resumo, se você tem um veículo que não usa ou usa parcialmente, pode alugá-lo num sistema bastante semelhante ao visto em outros tipos de contrato de aluguel.
Entretanto, a confecção de contratos de aluguel de veículos deve ser cuidadosa, uma vez que o período de locação é menor e o risco de avarias é bem maior.
Bicicletas
Com o aumento nos preços dos combustíveis e a disseminação da cultura fitness, o uso das bicicletas aumentou, sobretudo nas grandes cidades.
Por esse motivo, uma das melhores coisas para alugar e conseguir uma grana extra é justamente aquela bike que você não usa mais ou está usando pouco.
Você pode oferecer o aluguel da bicicleta através das suas redes sociais e para amigos e colegas de trabalho, por exemplo.
Roupas
Muitas pessoas ainda não se atentaram a isso, mas o aluguel de roupas é sim uma ótima opção para compor uma renda extra.
Afinal, não é incomum encontrar pessoas, sobretudo mulheres, que têm peças no guarda-roupas que nunca foram usadas, ou que foram usadas uma ou duas vezes apenas.
Logo, caso a pessoa não queira mais usar determinadas peças e nem se desfazer delas, poderá alugar as roupas.
A dica aqui é oferecer apenas peças novas para o aluguel, tirando boas fotos dos produtos e os anunciando na internet.
Conhecimento
Você tem conhecimentos sobre alguma coisa? Então saiba que esse notável saber pode ser alugado para outras pessoas.
Se o seu conhecimento é baseado na cidade que você mora, por exemplo, prestar serviços de guia local é uma boa opção.
Por outro lado, se você tem conhecimento científico sobre alguma matéria, como História, Matemática, Linguagens e Física, poderá dar aulas particulares.
Hoje em dia existem aplicativos, sites e até redes sociais dedicadas ao oferecimento e contratos de trabalho freelancer. Não custa nada tentar!
Tempo
Um adágio popular bastante famoso diz que “tempo é dinheiro”, e isso é totalmente real quando o assunto é coisas para alugar e conseguir uma grana extra.
Pessoas desempregadas ou que têm bastante tempo livre, podem conseguir um dinheiro a mais emprestando seu tempo para outros indivíduos.
Se esse é o seu caso, pondere sobre oferecer passeios com animais, cuidado de crianças e/ou idosos, serviços de office boy, etc. De uma forma ou de outra, o seu tempo livre será bem recompensado!
Outros itens que podem ser alugados
Por fim, seguindo a lógica apresentada nesse artigo até agora, algumas outras coisas para alugar e conseguir uma grana extra são:
- Instrumentos musicais que não estão sendo utilizados;
- Espaços de carona em seu carro ou moto;
- Filmadoras e câmeras fotográficas;
- Ferramentas de uso doméstico;
- Equipamentos de salão de beleza (secadores, chapinhas, etc);
- Dentre outros.
Leia mais:
Letra de Câmbio: o que é e como investir
Já ouviu falar no cartão Mais? Confira os benefícios e como solicitar