A Inteligência Artificial vai substituir as pessoas? Bom, na verdade, a IA não funciona bem sem o capital humano.
Uma pesquisa feita pela Resume Builder aponta que o ChatGPT, nova febre no mercado, está sendo usado pelas empresas como uma forma de ajudar os profissionais no desempenho de suas tarefas.
Segundo os dados, 66% usam a ferramenta para apoiar na escrita de códigos para software, 58% a usa para criação de conteúdo e 57% para suporte ao consumidor.
De acordo com Luis Redda, Field Sales Engineering Manager da Harness, unicórnio americano que atua em todo o mundo entregando uma solução completa de softwares, para usar o ChatGPT em empresas é preciso ensinar os colaboradores como inserir a ferramenta no fluxo de trabalho.
“Algumas soft skills são fundamentais para usar o ChatGPT, como ter habilidades de comunicação e pensamento crítico, para propor soluções junto com a Inteligência Artificial generativa”, aponta Redda.
Com potencial para agregar no dia a dia de diversos profissionais, o ChatGPT pode ser integrado ao trabalho em diversos setores.
De acordo com Luis Redda, esses são as 5 principais atividades que a ferramenta pode ajudar atualmente:
Geração de códigos e desenvolvimento de software
Sem o olhar do desenvolvedor e uma solução robusta de entrega de software, a IA pode ser um risco para a geração de códigos.
No entanto, a ferramenta pode ser uma aliada na correção e detecção dos “bugs”, além de auxiliar na geração de códigos de forma mais rápida.
“O ChatGPT acelera a curva de aprendizado e produtividade de desenvolvimento em cerca de 10x. Sem uma solução robusta e escalável de entrega de software, os riscos de segurança, qualidade e velocidade da entrega em si aumentam. O próprio processo da empresa pode virar um gargalo.”, explica o especialista.
Análise de dados
Em um processo de análise de grande quantidade de dados, o ChatGPT pode ser usado para organizar informações de forma mais rápida.
“A IA pode combinar os dados com as tendências do mercado, inclusive, melhorando o processo de tomada de decisão”, Explica o Manager da Harness.
Atendimento ao cliente
O ChatGPT pode ser a primeira porta para clientes de uma empresa.
Com ele, é possível lidar com consultas comuns, informando sobre produtos e tirando dúvidas.
Em paralelo, a ferramenta também pode ser configurada para o suporte técnico dos produtos, ajudando os clientes a resolver problemas.
“Essa entrega é ágil e melhora a satisfação do consumidor. Vale ressaltar, isso não elimina a necessidade do atendimento humano, mas direciona melhor a operação e organiza os canais de atendimento, colocando o profissional em um lugar de monitoramento das ações”.
Geração de Leads
Interagindo com visitantes no site ou acompanhando tendências, o ChatGPT pode ser um importante aliado do Marketing Digital.
“A ferramenta pode ajudar na coleta de dados e no cruzamento de informações, o que permite um atendimento personalizado.
Desta forma, a IA pode direcionar uma campanha diferente para cada tipo de usuário de acordo com suas preferências”.
Feedbacks
Por fim, o ChatGPT pode ser um aliado no acompanhamento da qualidade do serviço oferecido ao consumidor.
Ele pode ser programado para pesquisar na base de clientes um feedback sobre o produto ou serviço e entregar informações com análises sobre os resultados para o tomador de decisão.
“Esse processo é simples e permite que a empresa atue corrigindo com eficiência seus principais erros, impactando diretamente na experiência do consumidor”, finaliza Luis Redda.
Sobre a Harness
A Harness é a única plataforma de software delivery de ponta a ponta. Ela fornece uma maneira simples e segura para as equipes de engenharia e DevSecOps liberarem aplicativos em produção.
A Harness usa machine learning para detectar a qualidade das implantações e reverter automaticamente as com falha, economizando tempo e reduzindo a necessidade de scripts personalizados e supervisão manual, devolvendo aos engenheiros seus fins de semana.
A Harness está sediada em São Francisco, com operações na América Latina, Europa e África.