O Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas do primeiro semestre pelo varejo.
O faturamento com vendas online do período, em 2022, chegou a R$ 6,7 bilhões, segundo levantamento da Neutrust.
Com o grande volume de pedidos e o aumento significativo na movimentação das lojas, é necessário adaptar a logística e as estratégias para aproveitar esse pico de vendas da melhor forma.
“Ter tempo hábil para executar todas as ideias é que faz a diferença. As reuniões internas de planejamento para as datas de grande movimentação devem ser feitas com, no mínimo, um mês de antecedência”, explica Fernando Sartori, fundador da Uello, empresa especializada em logística de entregas.
“Além disso, as áreas de logística e a de marketing precisam estar bem alinhadas para a definição de medidas que supram todas as lacunas, da tática inicial à possível devolução”, complementa.
Para ajudar lojistas e varejistas, Sartori traz cinco estratégias fundamentais para atender a alta demanda do Dia dos Namorados.
1- Contar com parceiros e fornecedores no planejamento
Nas reuniões, desde que feitas com a antecedência necessária, é possível avaliar as condições de performance e atendimento de cada um e checar se os parceiros e fornecedores estão aptos a absorverem a demanda adicional do período.
Dessa forma, haverá tempo para deixar tudo programado e combinado ou se adaptar às necessidades do grupo.
2. Experimentar modelos operacionais alternativos
Por meio do trabalho em conjunto entre os times de marketing e de logística, é possível criar ações para potencializar as vendas, utilizando modelos operacionais alternativos, excepcionalmente preparados para a data.
Estender o horário de funcionamento para processar mais pedidos e combinar a expedição e coleta dos transportadores aos finais de semana são exemplos de iniciativas eficazes em períodos de alta demanda.
3. Ter planos de contingência para o Dia dos Namorados
É fundamental ter à disposição opções extras de parceiros e transportadores para reorientar a operação, caso haja problemas com os fornecedores usuais.
Esse plano de contingência deve constar nas conversas iniciais para evitar surpresas e imprevistos.
4. Estar preparado para a logística reversa
Um aumento absoluto do número de desistências, devoluções e trocas é costumeiramente esperado em datas sazonais, em que a quantidade de pedidos é naturalmente maior.
Portanto, considere esse fator no planejamento inicial e prepare sua operação para a logística reversa.
Importante encarar essa modalidade como alavanca para promoção de experiência superior e fidelização de clientes – e não puramente como um custo ou obrigação legal.
5. Medir a satisfação dos usuários
A logística exerce um papel fundamental na satisfação e fidelização de clientes.
Através dos feedbacks dos consumidores, o empresário é capaz de identificar o que deu certo ou errado e, assim, pode se preparar melhor para as datas que estão por vir.
“Reunir as opiniões dos consumidores e compartilhar os resultados com a equipe de marketing e a área de negócios é importante para direcionar as estratégias a partir de dados concretos. Fica sempre um aprendizado para o ano seguinte”, finaliza o especialista.
Sobre a Uello
A Uello apresenta soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas. A empresa utiliza as mais inovadoras tecnologias de mercado, que entregam melhores performances para a atividade das companhias clientes.
Por meio de uma plataforma SaaS exclusiva no mercado, é capaz de promover a orquestração e controle de diferentes frotas em tempo real. São mais de sete mil entregas por dia, para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Alpargatas, Dengo e Mobly. Desde sua fundação, em 2017, foram mais de cinco milhões de entregas.
A empresa recebeu premiações importantes, como o “Ranking Exame Negócios em Expansão”, “100 Startups to Watch” e “100 Open Startups”, e participou de acelerações das renomadas 500 Startups (EUA) e Scale-Up, da Endeavor. Em abril de 2022, foi adquirida pela Lojas Renner.