Principais itens que devem ser checados na manutenção preventiva do veículo

Principais itens que devem ser checados na manutenção preventiva do veículo

Principais itens que devem ser checados na manutenção preventiva do veículo

A manutenção preventiva é a melhor maneira de garantir a segurança do veículo que precisa estar em boas condições de uso. Os cuidados são necessários porque as peças do veículo sofrem desgaste com o uso.

A falta de manutenção, além de acarretar problemas que podem comprometer o funcionamento do veículo em qualquer circunstância também é muito mais dispendiosa que a revisão preventiva.   

Para rodar com segurança e evitar paradas inesperadas é fundamental checar, periodicamente, alguns itens do veículo. “Manter o carro em boas condições de uso é dever de todo o motorista, por isso é importante ficar atento não só às recomendações do manual do proprietário, mas também levá-lo a um mecânico de confiança para uma revisão a cada 6 meses ou a cada 10 mil km para evitar problemas durante a condução do automóvel”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

Essenciais para a segurança do veículo, os sistemas de suspensão e de freio devem ser avaliados durante a manutenção preventiva automotiva. A parte da suspensão envolve vários itens que devem ser checados, tais como amortecedores, molas, braços oscilantes ou bandejas de suspensão, buchas de borracha, pivôs, barras estabilizadoras, kits contendo coxins, batentes e coifas.

Já no caso do freio, que também é composto por diversas peças, é importante verificar as condições do pedal, alavanca, disco de freio, tambor, pastilha, lona, pinça, sapata, servo freio, cilindro mestre e fluido, que deve ser substituído de acordo com as especificações do manual.

Os filtros, que desempenham um papel crucial no bom funcionamento do motor, também requerem atenção e trocas periódicas. Isso inclui o filtro de óleo, de ar e de combustível, além do lubrificante adequado. Se o veículo estiver equipado com ar-condicionado, também é necessário considerar a troca do filtro de cabine.

Outros itens que devem ser checados são o fluido do radiador, sistema elétrico, pneus, e o reparador não deve esquecer de passar o scanner no motor para diagnóstico de possíveis falhas do sistema de injeção eletrônica.

 

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