De fato, o mundo dos negócios, do marketing e da publicidade sempre aparece em tramas diversas que envolvem desde romances até comédias. Então, se inspirar em filmes sobre marketing e empreendedorismo para dar aquele empurrãozinho em uma carreira não é uma ideia maluca. Confira a seguir uma seleção de filmes para se inspirar.
1- 99 Francos (2007)
Esse filme traz basicamente os bastidores da publicidade e uma espiada da vida de seus profissionais pela trajetória de um publicitário bem-sucedido. Na trama, ele é obrigado a encarar as enormes consequências do fracasso monumental de uma campanha para um de seus grandes clientes.
2- Amor por Contrato (2009)
Este é um dos filmes sobre marketing e empreendedorismo que mostra, na prática, como funciona o marketing de influência. Uma família aparentemente perfeita (e muito rica) se muda para um subúrbio de alta classe, causando muita curiosidade em torno de si.
Pena que era tudo uma jogada de marketing: a família era fake. E, em resumo, era apenas uma estratégia para estimular o desejo de compra de seus vizinhos dos produtos que ostentavam.
3- Art & Copy (2009)
Neste documentário, o diretor Doug Pray traz depoimentos de uma infinidade de monstros da publicidade, discutindo seu impacto e sua influência. O foco é na chamada “revolução criativa” dos anos 1960 até o final da década passada. Ao mesmo tempo, o diretor provoca esses mesmos profissionais sobre a criação de coisas mais significativas e sociais.
4- Chef (2014)
O cara é a promessa do mundo gastronômico, porém, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando resolve tirar satisfação com um crítico que fez uma resenha ruim do badalado restaurante onde trabalhava como chef.
O ponto principal da crítica é que o cardápio é pouco criativo e inovador, porém o chef realmente era impedido de inovar no cardápio. Depois da briga, ele se vê obrigado a se reinventar, começando de novo em um lugar um pouco inusitado: um food truck.
5- Do que as Mulheres Gostam (2000)
Mel Gibson é Nick Marshall é um publicitário machista e convencido que perde uma promoção para uma mulher e acaba sofrendo um acidente doméstico. O resultado do acidente é ele desenvolver o dom de “ouvir”o que se passa nas mentes das mulheres. E, certamente, ele tira vantagem disso em seu trabalho.
6- No (2012)
Esta obra reconta a trajetória real de triunfo da campanha de marketing lançada por um jovem executivo. O intuito dele, em resumo, é convencer a população chilena a impedir que o general Pinochet levasse mais oito anos de governo em um plebiscito (que, como o título diz, teve como resposta “no”).
7- Obrigado por Fumar (2005)
Neste filme, o porta-voz de uma poderosa fabricante de cigarros ganha a vida fazendo lobby do tabaco junto a Hollywood e defendendo o direito dos fumantes. Em suma, ele vai a programas de TV para divulgar informações manipuladas, as famosas fake news de hoje.
8- O Homem Que Mudou o Jogo (2011)
Baseado na história do Oakland Athletics, pequeno time de baseball que alcançou grandes resultados na MLB (Major League Baseball) pela visão empresarial e estratégica de seu manager, Billy Beane.
9- O Lobo de Wall Street (2013)
Martin Scorsese revisita o universo dos negócios (e das falcatruas), agora pelos olhos de um jovem e ambicioso corretor da bolsa, Jordan Belfort. Após o fatídico “Black Monday”, uma das maiores quedas das bolsas em todo o mundo em 1987, ele resolve que não vai mais jogar pelas regras (e o filme detalha como o mercado adorou o seu jeito de trabalhar).
10- O Primeiro Milhão (2000)
Além da curiosidade de ver quase meninos astros como Ben Affleck, Vin Diesel e Giovanni Ribisi, entre outros, vale por mostrar jovens ganhando muito dinheiro antes dos 20 anos. No caso, com um cassino ilegal em seu apartamento.
11- O Senhor das Armas (2005)
Esse é mais um dos filmes sobre marketing e empreendedorismo e trata da fidelização de clientes. No entanto, eles são compradores no mercado ilegal de armas. E o filme é apresentado quase como uma espécie de curso, onde o personagem principal, o vendedor das armas, apresenta suas estratégias.
12- Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (1999)
Para quem quer entender a origem da rivalidade entre dois rapazes que escreveram os primórdios da história da informática: Steve Jobs e Bill Gates. Ou seja: a gênese das icônicas companhias Apple e Microsoft.