Usar plataformas online para buscar emprego e fazer novos contatos profissionais tem sido essencial. Aos que estão procurando uma recolocação ou novas oportunidades, é necessário ganhar visibilidade no mercado de trabalho. E, para isso, ter um perfil no LinkedIn em 2023, é uma ferramenta cada vez mais essencial.
No entanto, é fundamental contar com algumas dicas para um perfil Linkedin versão 2023 que atraia muitos recrutadores e a tão sonhada vaga. Confira a seguir.
1 – Adeque seu perfil Linkedin em 2023
Para quem já tem um perfil criado, o usuário tem que se perguntar qual é o objetivo, o propósito, interesses de carreira atual e o que espera da rede. O perfil precisa estar de acordo com as respostas destas perguntas.
Seguindo para a parte técnica, Borges explica que são 4 os perfis no LinkedIn: iniciante, intermediário, avançado e o campeão. Segundo a especialista, o perfil campeão aumenta em 14 vezes a chance de ser localizado em um mecanismo de busca.
Para ter esse perfil, é preciso que todos os campos essenciais estejam preenchidos, assim, o algoritmo do LinkedIn fará essa consideração. Além disso, é importante também fazer um bom uso de palavras-chave em todos estes campos.
2- Chame a atenção dos recrutadores
Apesar de ser relativo o que cada recrutador busca no LinkedIn, é importante o perfil ter um título chamativo, um resumo interessante e cativante e uma foto que venda uma imagem de credibilidade. Esses são os principais pontos que podem conquistar uma primeira atenção do recrutador, instigando a curiosidade para ler o perfil.
Como as empresas, além das experiências e conhecimentos, acabam, muitas vezes, buscando profissionais que tenham valores parecidos aos dela, é importante também o usuário conseguir trazer humanização aos textos que insere no seu perfil, e não somente números. Assim, vale explicar o que de diferente fez com seu conhecimento, fugindo do “clichê”.
3 – Deixe o perfil mais atraente, com qualidade e diferencial
É importante ter um perfil atraente para o sistema e atrativo para o mercado de trabalho. Atrativo significa ter palavras-chave que permitem a localização da expertise, talentos, experiências e interesses profissionais do usuário.
Já para ser atraente para o mercado de trabalho, é interessante usar uma narrativa para contar história, trajetória, descrição de habilidades e, principalmente, deixar claro qual é a solução que o talento do usuário pode prover para a empresa que vai contratar.
Um perfil ganha mais qualidade também quando consegue responder às seguintes perguntas: quem é você, o que você faz e como você pode ajudar quem está vendo o seu perfil.
Mesmo sem muita experiência profissional, é possível ter um perfil interessante. Para isso, é importante colocar o maior número de palavras-chave pelos campos essenciais, descrever todas as atividades que você desempenha de forma detalhada e, além disso, usar a plataforma para construir um networking, pois ele pode acabar contribuindo para ter sucesso ao longo da carreira.
4- Faça o perfil gerar oportunidades
Não adianta somente montar o perfil e esperar o sistema fazer tudo por si só, pois não é assim que a plataforma funciona.
Para gerar destaque na rede social, são importantes três pilares: perfil, conexões e atuação. O perfil precisa estar bem montado, com foco no mercado. Além disso, é importante ter uma rede de conexão robusta, com foco no objetivo do usuário, e atuação estratégica, baseada em compartilhamento, comentário, curtida, pesquisa de conteúdo e engajamento com as pessoas da rede.
5 – Fuja dos principais erros
Os principais equívocos na plataforma são: não ter um objetivo claro com a rede, fazer do perfil uma cópia do currículo, não usar palavras-chave, se envolver em debates polêmicos, não usar todas as funcionalidades da rede, passar imagem de pessoa interesseira e não interessante, não ter em mente que é uma rede de networking, deixar de agir, interagir e se expor na plataforma.
Outro equívoco que não deve ser cometido é citar no título do perfil que está em busca de recolocação. O uso dessa frase não favorece o algoritmo, já que não é uma palavra-chave a ser buscada por recrutadores. O recomendável é sempre deixar no título a profissão que o usuário tem ou o cargo que busca para que, assim, possa ser encontrado.
6 – Reavalie os principais pontos do perfil
Foto: perfil com foto tem de 7 a 12 vezes mais chances de ser localizado. Nela, o usuário tem que passar a imagem que o recrutador vai encontrar em uma entrevista ou reunião de negócios. Por isso, evite fotos usando óculos de sol, boné, expressões faciais exageradas, fotos dentro de carro, abraçando pessoas e em momento de lazer.
Resumo: após o título, o resumo é o segundo campo mais lido de um perfil na plataforma. Ele tem que ser construído com palavras-chave em um estilo mais narrativo, em primeira pessoa, que traga conteúdo que gere impacto, falando de propósitos, objetivos e conquistas. É importante também que ele gere empatia e engajamento, trazendo o maior número de informações para que possa ser contatado.
Experiência profissional: é o campo que pode mais se aproximar ao de um currículo. É importante que as informações estejam inseridas de forma sucinta, além de o usuário conseguir mostrar o talento que pode fornecer ao recrutador, o que motivou a contratação por determinada empresa, os resultados e as principais conquistas. Caso as empresas que o profissional trabalhou não sejam muito conhecidas, é válido também colocar um parágrafo explicando sobre elas.
Formação acadêmica: é importante inserir toda as informações possíveis que o profissional tenha.
Recomendações: a recomendação das competências tem mais a ver com o mecanismo de busca. Com ela, o próprio usuário determina suas qualificações e competências. Assim, ele mostra como quer que as pessoas o reconheçam. A outra opção de recomendação é a solicitada. Neste caso, é importante pedir para algum par profissional, colega de faculdade, ex-chefe, subordinado, cliente, pessoas que de alguma forma tiveram alguma vivência com o usuário. Essa recomendação pode ser um fato decisório para um recrutador.
7 – Tenha o perfil em um outro idioma
O perfil em outro idioma é recomendável para o usuário que fale outras línguas, que busca oportunidades no exterior ou em multinacionais dentro do Brasil.
8 – Mantenha-se ativo, atualizado e notado
Para isso, o perfil precisa estar completo. O usuário, constantemente, deve construir rede de conexões, compartilhar conteúdo, usar as ferramentas multimídias, promover engajamento e interação com as pessoas. O importante é ser ativo dentro do que se propõe a fazer, tendo um foco. Estas ações melhoram o ranqueamento do perfil pelo algoritmo.
Além disso, o uso de hashtags tem peso significativo na rede, já que o perfil do usuário pode ser visto por pessoas que seguem o termo e não só as que acompanham o profissional. Usada de forma estratégica, as hashtags certamente ampliam a possibilidade de ter um post visualizado pela rede.
9 – Faça um networking humanizado
Além de ter foco no algoritmo, também vale a pena a empatia, um networking humanizado e constante com as pessoas da rede. É importante se mostrar interessante e aberto, sendo genuíno e autêntico, o que permite novas oportunidades, aprendizados, vivências e, consequentemente, indicações e negócios.
É interessante também tentar entender o que os outros estão fazendo e, a partir daí, traçar associações e sempre focar no objetivo do seu perfil, pois o sucesso no LinkedIn em 2023 vai depender do que o usuário decidiu ao ingressar na rede.
10 – Reforce sua marca pessoal no Linkedin em 2023
Um bom perfil de LinkedIn é aquele que consegue também reforçar a imagem e a marca pessoal de qualquer profissional. O usuário deve se posicionar como um líder influente na sua área de atuação e ser reconhecido, independentemente do seu cargo ou função.