A internet e as concessionárias de veículos estão lotadas de carros usados que são anunciados por pessoas que precisam se desfazer do seu bem para levantar algum dinheiro.
Contudo, algumas dessas pessoas não conseguem vender o seu carro, ou pelo menos não alcançam o valor esperado porque o automóvel está com alguns problemas.
Nesse sentido, os tópicos abaixo listados trazem 10 dicas especiais para quem quer valorizar o seu carro para vender. Esse material pode ser de grande valia para quem está tentando negociar o seu veículo.
1. Arrume a parte estética do veículo
A primeira dica para quem quer valorizar o seu carro para vender é dar uma geral na parte estética do veículo.
Se esse é o seu caso, procure mossas, arranhões, amassados e outros pontos que tenham falhas para corrigir tudo antes de anunciar o carro. Acredite, isso pode valorizar muito o seu bem movel!
2. Crie um anúncio detalhado
Um detalhe que conta muito na venda de um carro, principalmente via internet, é o anúncio que apresenta o veículo. Portanto, você deve criar um belo anúncio se quiser vender o seu veículo.
Veja esse passo a passo de como criar um anuncio completo e chamativo:
- Faça um título objetivo com: modelo do carro, ano, versão do motor e câmbio;
- Em seguida, crie um texto que descreva os acessórios do veículo, a quilometragem e outros diferenciais;
- Por fim, adicione boas fotos e o valor de venda do veículo para terminar o anúncio.
Na hora de citar os acessórios e opcionais do carro, não esqueça de frisar detalhes como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e outros.
Além disso, na hora de definir o preço lembre-se de deixar uma margem de negociação sobre o valor.
3. Defina o preço corretamente
Na hora de dar um preço ao seu carro, recorra à tabela FIPE e a outras fontes que calculam o valor de mercado dos veículos.
Analise também o peso que os opcionais têm sobre o valor do carro. De toda forma, faça o máximo para evitar precificar o carro incorretamente, seja para mais ou para menos!
4. Faça uma boa manutenção
A quarta dica para você valorizar o seu carro para vender é fazer uma boa manutenção. E, aliás, manutenções não podem nem devem ser feitas apenas quando o carro for vendido.
Isso porque manutenções preventivas e periódicas evitam que problemas mecânicos simples se tornem mais graves.
Por isso, mantenha uma boa rotina de manutenções no seu carro e, quando for vendê-lo, faça uma manutenção grande e profunda para evitar qualquer transtorno durante a negociação.
5. Higienize bem o automóvel
Além de uma manutenção mecânica periódica, uma outra prática virtuosa que deve ser repetida por donos de automóveis é manter o carro sempre limpo.
Inclusive, fazer a higienização do carro é uma questão de bem-estar e qualidade de vida para o proprietário do veículo e todos que usam o carro.
Porém, na hora de vender o automóvel a limpeza se torna ainda mais essencial. É necessário limpar tudo o que for possível para dar uma boa impressão aos compradores que forem ver o veículo a fim de comprá-lo.
6. Na hora de negociar, fale tudo
Quando você estiver negociando o seu carro com alguém, conte todos os problemas que o veículo eventualmente tiver.
É muito comum que em negociações do tipo as pessoas escondam informações sobre a mecânica do carro, o sistema de ar-condicionado ou até detalhes sobre a pintura ou a lataria que não sejam tão perceptíveis. Isso é, além de antiético, improdutivo.
Isso porque, mesmo que o dono do carro não conte os problemas, em algum momento o comprador vai percebê-los e poderá desistir da compra nesse momento.
Por tudo isso, seja sempre claro e transparente sobre os defeitos do seu carro, se houverem.
7. Não use peças de má qualidade
Você lembra que falamos sobre a necessidade de se fazer revisões mecânicas em automóveis de forma periódica? Pois bem, nesses momentos, use apenas peças de reposição de qualidade no seu carro.
Colocar peças ruins no veículo tende a fazer o seu desgaste aumentar. Além disso, se o futuro comprador do carro entender sobre essas peças e notar alguma de baixa qualidade, ele certamente irá desistir do negócio ou irá desvalorizar o veículo por causa disso.
Portanto, se o seu carro precisar de peças de reposição, use apenas produtos de qualidade.
8. Preste atenção para não cair em golpes
Essa não é uma dica que irá valorizar o seu carro para vender, mas é um alerta importante que ajudará você nesse processo.
Atenção: durante a sua busca por um comprador para o seu carro, preste muita atenção para não cair em golpes, principalmente na internet. Algumas dicas nesse sentido são:
- Não transfira o carro antes de ter o dinheiro em mãos (seja em espécie ou virtualmente);
- Não confie em terceiros para fazer a negociação;
- Se for mostrar o carro a alguém, marque a visita em um local movimentado e sempre vá acompanhado;
- Em hipótese alguma venda o carro para “receber depois”.
9. Quite as dívidas do carro
Outro fator que desvaloriza muito o carro é a existência de dívidas e pendências, sobretudo multas e restrições.
Isso porque, nesses casos, ou o comprador propõe abater as dívidas no valor do veículo ou nem mesmo se interessa na compra.
Portanto, se você realmente quer valorizar o seu carro para vender, quite absolutamente todas as dívidas que eventualmente estejam atreladas ao carro antes de anunciá-lo.
10. Tire boas fotos
Por fim, mas não menos importante, para valorizar o seu carro para vender você precisa tirar ótimas fotos do veículo.
Para isso, lave bem o carro e tenha em mãos uma câmera de alta resolução, seja ela individual ou acoplada a um celular.
Em seguida, leve o carro para um local espaçoso e iluminado, preferencialmente durante o dia.
Por fim, tire fotos da frente, da traseira, da lateral e do interior do veículo. Faça várias fotos e escolha as melhores dentre todas.
Depois de tudo isso, basta postar as fotos em algum anúncio que você vier a fazer, como indicamos na dica número 2.
Leia mais:
5 Carros Usados mais Difíceis de Revender
Melhores carros populares: 6 modelos que valem a pena
Carros: 10 dicas para gastar menos combustível e evitar problemas mecânicos