VTEX apresenta novos produtos para aumentar a eficiência nas vendas digitais

Foto: Divulgação

São Paulo, 5 de maio de 2023 – A VTEX (NYSE: VTEX), plataforma global de comércio digital para grandes empresas, apresenta durante o VTEX DAY 2023 cinco novos produtos, que ajudam seus clientes a modernizar suas arquiteturas de comércio digital, potencializar seus resultados operacionais e criar novos canais de vendas.

O varejo e o comércio eletrônico vivem uma nova era, em que a eficiência é a grande prioridade. Depois do crescimento acelerado dos últimos anos (2020 e 2021), 37% dos varejistas em nível global não estão atingindo seus objetivos de rentabilidade.

O setor se depara com importantes desafios, como inflação, um aumento de 22% nos níveis de estoque do varejo desde o fim da pandemia, mudanças no comportamento dos consumidores — por exemplo, 83% dos compradores B2B preferem fazer compras por canais digitais —, maiores custos para aquisição de clientes, entre outros.

“Estamos em um momento decisivo, em que os líderes de comércio eletrônico precisam reavaliar seus investimentos em digitalização para focar no que realmente traz retorno: aquisição e retenção de clientes, otimização de estoque e redução dos custos de manutenção”, avalia Santiago Naranjo, Chief Revenue Officer (CRO) da VTEX.

“Temos muito orgulho em oferecer uma plataforma composable e completa, que permite aos nossos clientes ter mais eficiência nas suas vendas digitais, superar as médias de crescimento do mercado e alcançar resultados notáveis”, completa.

Nesse contexto, a plataforma apresenta cinco lançamentos para ajudar grandes marcas e varejistas a modernizar seus stacks de tecnologia e potencializar seus resultados operacionais.

Os novos produtos prometem desbloquear oportunidades de crescimento não apenas para os clientes, mas também para os parceiros do robusto ecossistema da VTEX. Conheça os lançamentos

O VTEX Sales App é a nova solução omnichannel para acelerar a conexão entre as vendas digitais e as lojas físicas.

A ferramenta permite ao vendedor de loja acessar todo o potencial da operação física e do comércio eletrônico daquele varejo.

Isso significa que ele tem acesso ao estoque de todas as lojas físicas, centros de distribuição, sellers parceiros e fornecedores, acesso a dados de compras passadas dos clientes (do ecommerce e da loja física) e insights sobre carrinhos abandonados no ecommerce, dando visibilidade sobre o comportamento do cliente.

Com o aplicativo, o vendedor pode ofercer um melhor atendimento ao cliente, capturar mais vendas e aumentar o “tamanho” do carrinho de compras, conferindo ao vendedor vantagem em qualquer negociação com o cliente.

Um dos maiores diferenciais do VTEX Sales App é a possibilidade de acessar o estoque de qualquer canal e, assim, não perder nenhuma venda — uma estratégia ampla de prateleira infinita.

Do estoque do ecommerce ao estoque de toda a rede de lojas físicas e até mesmo o estoque de sellers e fornecedores parceiros, caso o varejista opere em um modelo de marketplace, o VTEX Sales App é uma solução única para conectar toda a operação dos varejistas, independentemente do canal.

“A omnicanalidade faz com que, hoje, a loja física represente mais de um terço das nossas vendas digitais. E a nossa ideia é continuar crescendo, cada vez mais, justamente graças às vendas que antes a gente não conseguia fazer”, comenta Robin Drogat, líder de Experiência Omnichannel na Decathlon, maior varejista de produtos esportivos do mundo.

“Agora, podemos sempre responder ‘sim’ para o nosso cliente. É ‘sim, temos agora’ ou ‘sim, temos via encomenda. Mas é ‘sim’ ou ‘sim’. O VTEX Sales App é realmente fundamental para garantirmos a melhor experiência e a satisfação dos nossos clientes, mesmo se um produto tiver acabado”, completou.

Por fim, o VTEX Sales App também oferece um painel completo para a gestão de performance dos vendedores em tempo real.

Os vendedores podem acompanhar seus resultados e os gerentes podem criar incentivos financeiros e campanhas para aumentar a produtividade de suas equipes. Tudo isso no mesmo aplicativo.

Mas para rodar uma operação genuinamente omnicanal, é necessário otimizar também as etapas pós-fechamento de pedidos feitos online — separação, empacotamento e entrega.

Quando lojistas disponibilizam o estoque de pontos de vendas físicos em outros canais, essas lojas precisam se transformar em verdadeiros centros de distribuição.

Por isso, a VTEX criou o VTEX Pick and Pack, ferramenta logística de ponta a ponta que possibilita a implementação de uma operação de fulfillment em loja física em questão de semanas.

Com uma experiência mobile simples e intuitiva, o VTEX Pick and Pack combina um app para os times de loja física coletarem e empacotarem produtos e outro para motoristas realizarem entregas.

Com isso, é possível executar tarefas de forma mais rápida e eficiente.

Adicionalmente, a solução já nasce integrada ao OMS (Order Management System) da VTEX, de forma que a implementação é simples, sem a necessidade de nenhum middleware ou glue code.

Todo esse processo acontece em tempo real, e o gestor da operação pode acompanhar a qualidade do processo em todos os níveis — do vendedor a cada uma das lojas da sua rede e até ao entregador. Isso tudo através de painéis de performance no Admin da VTEX, de forma que possam ajustar qualquer ponto necessário da operação rapidamente.

A VTEX apresenta, ainda, outra funcionalidade para a otimização de serviços de gestão e entrega de produtos aos clientes finais.

O VTEX Shipping Network passa a oferecer uma forma mais simples de contratar e gerenciar, em poucos cliques, a transportadora mais utilizada do Brasil: os Correios. Uma experiência plug and play diretamente no Admin da plataforma.

O VTEX Shipping Network conecta os varejistas brasileiros a uma rede de transportadoras e melhores preços.

Essa nova integração atualizará automaticamente, na plataforma do cliente, informações como status e rastreio de entrega para cada pedido, etiquetas de pedido e tabelas de frete, conforme as atualizações dos Correios.

Devido à ampla presença da VTEX e ao grande volume de pedidos que passam pela plataforma, é possível oferecer preços especiais nessa parceria com os Correios.

E para que cada cliente possa avaliar o possível impacto de utilizar este novo parceiro, a plataforma VTEX gera automaticamente um cálculo de economia potencial baseado em volume de receita.

Os novos produtos ajudam a reduzir o trabalho manual, os esforços de integração e a escalar a operação.

Além de gerenciar tudo pelo Admin VTEX, o cliente também pode usar as APIs para integrar com seus sistemas de gestão WMS e ERP.

Excelência no atendimento

No último ano, a VTEX lançou soluções como Live Shopping App com o objetivo de oferecer a seus clientes ferramentas que ajudam a aumentar o tráfego orgânico em seus canais, assim como o lifetime value — lucro gerado por um cliente ao longo de sua jornada com uma marca ou varejista — dos consumidores finais.

Durante o VTEX DAY 2023, a plataforma anuncia uma nova função para aumentar também o engajamento, a fidelização e as vendas nas lojas digitais.

O VTEX Personal Shopper é uma ferramenta que possibilita que varejistas aumentem vendas e ticket médio em suas lojas online. O novo app da VTEX permite que empresas ofereçam atendimento particular exclusivo através de vídeos ao vivo.

Quando o cliente solicita contato, o vendedor especialista se conecta por vídeo através do Admin VTEX. Por lá mesmo, ele pode selecionar e enviar produtos para o consumidor, que, por sua vez, pode adicioná-los no carrinho sem sair da ligação.

Por fim, o Extensions Hub é a nova versão da loja de integrações e aplicativos da VTEX, onde varejistas podem ampliar sua oferta ao conectar soluções desenvolvidas por parceiros usando o VTEX IO.

Agora, os lojistas podem encontrar e configurar soluções de parceiros, tudo sem sair do VTEX Admin, além de pagar tudo na mesma fatura.

Com isso, as integrações passam a estar sob o controle do varejista de forma escalável e segura, representando mais um passo rumo à visão da VTEX de construir um ecossistema realmente conectado.

“Estamos certos de que esses novos produtos proporcionam decisões mais inteligentes e o aumento da eficiência do comércio digital para os nossos clientes. E, compromissados com a nossa visão de plataforma de infraestrutura para o comércio conectado, já estamos trabalhando nas inovações futuras. Nossos próximos passos seguem na direção de ferramentas impulsionadas pela inteligência artificial, com checkouts ainda mais otimizados”, conclui Naranjo.

Durante o evento, além dos lançamentos próprios, a VTEX também apresenta novidades com diversos parceiros de seu ecossistema.

O Google e a VTEX, por exemplo, anunciam uma parceria que vai permitir que as mais de 3 mil empresas de ecommerce em todo o mundo possam adicionar o botão “Pagar com Google Pay” como método de pagamento em sua página de checkout.

Na prática, isso facilita a vida dos comerciantes e lojistas, pois o recurso estará disponível de forma nativa, permitindo a integração em poucos segundos, direto pelo Admin da plataforma.

Trata-se de uma oportunidade para aumentar vendas, pois o botão reduz a complexidade da compra para os consumidores finais.

“Essa parceria possibilita ao Google conectar compradores e vendedores de maneira mais fácil, por meio de uma experiência fluida e segura, o que melhora significativamente a experiência de pagamento dos consumidores”, afirma Natacha Litvinov, líder de Estratégia e Operações de Pagamentos do Google para América Latina.

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