Realidade virtual: Wickbold apresenta processo de extração sustentável de castanhas utilizadas pela marca

São Paulo, abril de 2019 – A Wickbold, empresa líder no segmento de pães especiais e saudáveis, anuncia sua participação no Food Forum, evento que tem como propósito provocar o diálogo sobre as formas de produção e consumo de alimentos no mundo. Na ocasião, a companhia conta com um espaço de realidade virtual para explicar aos participantes como funciona a extração de castanhas e o envolvimento no projeto Origens Brasil.

Entre as opções do portfólio da Wickbold está o já consagrado Grão Sabor Castanha-do-Pará & Quinoa, que conta com o Selo Origens, criado em uma parceria do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) com o Instituto Socioambiental (ISA). O selo comprova práticas comerciais transparentes na região amazônica, de onde vêm as castanhas utilizadas na formulação do produto.

É justamente o Selo Origens que proporciona toda segurança técnica de que a castanha-do-pará utilizada na confecção dos pães Wickbold é produzida dentro de normas extrativistas sustentáveis. Fazer parte desse projeto, de acordo com Pedro Wickbold, diretor de negócios da marca, faz todo sentido para a companhia, pois é uma oportunidade de unir a conquista de novos consumidores e ao mesmo tempo contribuir para uma atuação empresarial justa e sustentável.

“No cenário atual, encontramos pessoas cada vez mais conscientes no momento da compra, que desejam fazer parte da construção de um mundo melhor. Sendo assim, as empresas que saírem na frente, de forma legítima, conquistarão esse público. Embora o processo total para obter as castanhas seja mais trabalhoso e custoso, aqui na Wickbold, pensamos na perpetuidade da empresa e no legado que queremos deixar para a sociedade”, analisa o executivo.

Realidade virtual: conheça o processo de extração das castanhas

A Wickbold preparou um espaço de realidade virtual no Food Forum que promete surpreender os visitantes. Com uma equipe estruturada, cadeiras próprias, cenografia, informação e tecnologia, a fabricante apresenta aos participantes todo o processo de extração, desde a visita à região do Xingú até a produção do pão na indústria.

O diretor conta que, no espaço, os participantes terão a sensação de estar dentro da floresta, com sons e imagens que rementem ao local verdadeiro. “Em uma de nossas viagens à região do Xingú, captamos todo o material necessário para trazer o conceito do projeto Origens para este evento de discussão de tendências. Isso porque é importante agregar valor à categoria e mostrar às pessoas como funciona todo o processo de extração, assim como o trabalho da população ribeirinha”, explica Pedro.

O envolvimento da Wickbold no Projeto Origens

Atualmente, mais de 20% de toda a castanha-do-pará consumida pela Wickbold possui o Selo Origens, que proporciona a segurança técnica para o trato dos negócios da companhia e o respeito às populações tradicionais para a sua permanência na floresta. Nesse cenário, além de criar condições dignas para o trabalho dos extrativistas, a empresa ajuda a manter o estilo de vida de gerações e a permanência na floresta, bem como inibe a ação de madeireiros e exploradores.

“Encontrar formas logísticas e operacionais para efetivar as negociações é algo complexo, mas estamos satisfeitos com os resultados, pois a participação da castanha da região passou de 2% para mais de 20% no nosso negócio, com negócios gerados em torno de R$ 1,5 milhão. Conhecer de perto as histórias e pessoas que fazem o grão chegar à mesa do consumidor foi um ponto que fez a diferença. Agora, por exemplo, estamos desenvolvendo outras duas áreas amazônicas, o Rio Negro e a Calha Norte, podendo contribuir com o desenvolvimento de mais famílias ao longo da região”, conta o executivo.

Como o consumidor pode conhecer mais sobre o projeto

A embalagem do pão Grão Sabor Castanha-do-pará & Quinoa conta com o Selo Origens Brasil. Ao ler o QR Code com o celular, o consumidor terá acesso às informações sobre as comunidades responsáveis pela extração de parte das castanhas presentes no produto. Dessa forma, a Wickbold dá transparência aos clientes com a apresentação de detalhes sobre a origem da matéria-prima.

Degustação do pão Grão Sabor Castanha-do-Pará & Quinoa

No evento, o Grão Sabor Castanha-do-pará & Quinoa estará disponível para degustação em duas receitas vegetarianas. O produto, que caiu no gosto dos consumidores, contém dois ingredientes nobres na formulação, que oferecem importantes nutrientes para o funcionamento do organismo. Dentre os diversos benefícios, vale ressaltar que é fonte de fibras e está livre de gordura trans e colesterol. Além disso, pode ser encontrado em duas versões: redonda (500g) e retangular tradicional (400g).

Serviço:

Evento: Food Forum
Data: 3 de abril de 2019
Local: Teatro Santander
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo.
Horário de abertura: 08h30
https://www.foodforum.co/

Sobre a Wickbold:

Líder no segmento de pães especiais e saudáveis, a Wickbold celebrou em 2018 seus 80 anos de atuação no mercado brasileiro de alimentação. Fundada em 1938 por Henrique Wickbold, imigrante de origem alemã, começou a atuar como uma pequena padaria localizada no Brooklin em São Paulo, a qual passou a administrar com o nome de Padaria Wickbold. Atualmente, a companhia conta com quatro fábricas no Brasil – Diadema, onde funciona também a matriz administrativa; Hortolândia, que tem uma das maiores capacidades produtivas do Brasil; além da unidade no Rio de Janeiro e de Contagem, responsável pela fabricação de biscoitos. Em constante expansão, a empresa adquiriu a marca Seven Boys em 2015, que tem as famosas bisnaguinhas como carro-chefe. Além de atender de forma pioneira no país às demandas do consumidor por saudabilidade, os produtos da marca também são reconhecidos pelo sabor e alta qualidade. O portfólio atual conta com cerca de 40 itens, divididos nas categorias pães de forma, pães de lanche, linha especial (integral e com grãos), linha light, linha sem glúten, bisnagas e torradas. Sempre atenta ao consumidor, a Wickbold ficou entre os 10 primeiros colocados da categoria Alimentos-Mercearia, do Prêmio Época ReclameAqui 2017.

Sair da versão mobile