Plataforma inédita no mercado, ecossistema Running Land é aposta da Norte Marketing Esportivo, líder brasileira em corridas de rua

Felipe Telles, diretor da Norte Marketing Esportivo (Foto: Adam Tavares/Divulgação)

Maior promotora de corridas a pé do Brasil, dona das principais marcas de conteúdo e eventos de corrida de rua nacionais, como O2, Ativo.com e Circuito das Estações, e detentora da maior carteira de clientes do segmento, com mais de 1,5 milhão de corredores ativos, além de 500 mil participantes de provas de outras modalidades, a Norte Marketing Esportivo investiu em tecnologia para apresentar uma plataforma inédita no País, chamada Running Land (runningland.com.br), que tem lançamento marcado para as 15 horas de 23 de agosto.

Com investimento de R$ 55 milhões aportados por um family office, a empresa prevê faturamento de R$ 700 milhões até 2027 com o projeto.

Utilizando o conceito de ecossistema, no qual o usuário encontra à disposição, na plataforma interativa na internet ou no aplicativo para celular, todos os elementos necessários à prática da corrida atlética, a Running Land é uma solução de tecnologia que agrega desde o canal de inscrição para provas de variados formatos, conteúdo exclusivo, promoções, ativações, clube de relacionamento e venda de mais de 12 mil itens especializados, de marcas como Nike, Mizuno, Adidas e Puma.

“Iniciamos o desenvolvimento dessa plataforma em 2020, empregando inclusive uma equipe com mais de 40 especialistas israelenses, além de recursos do Brasil. A pandemia, no entanto, paralisou o setor de corridas a pé no mundo inteiro, e só agora está retomando a normalidade. Então chegou a hora de ativar a plataforma”, resume Felipe Telles, diretor da Norte Marketing Esportivo, que também realiza provas de ciclismo, natação, triathlon e outras modalidades .

“A Running Land já nasce com dois milhões de clientes ativos, que são participantes recorrentes das nossas corridas e de outras provas que fazemos em todo o Brasil. Até agora não há no País um endereço no qual o atleta possa resolver todas as suas necessidades e desejos: inscrição nas provas, aquisição de vestimentas, calçados, alimentos especializados, aprendizado, calendário de competições e relacionamento com marcas e outros praticantes”, explica o empresário.

“Reunimos tudo isso em um endereço único. O que certamente vai facilitar a vida de uma multidão enorme de praticantes, que tinha que fazer buscas em diversas plataformas para encontrar a solução de seus problemas e demandas”, completou.

2022: 750 mil clientes no endereço físico – Com inauguração nesta terça-feira, 16, a versão física da plataforma Running Land, localizada em frente ao Parque Ibirapuera, templo dos amantes das corridas em São Paulo, a 150 metros do Monumento às Bandeiras, tem conceito inspirado na NikeTown, experience house modelo da marca em um endereço icônico, a 5ª Avenida de Nova Iorque.

“A nossa experience house é um hub que é também um desdobramento físico do ecossistema virtual. Nossa previsão é termos um fluxo de 750 mil pessoas em 2022, atraídas por ativações das marcas, treinos e especialmente pelos nossos eventos esportivos. Mesmo assim, mais de 70% do volume de negócios do projeto deve vir do ecossistema virtual”, diz Telles.

Em uma área de 1.200 m² distribuída em cinco pavimentos, a  experience house Running Land concentra atrações variadas para praticantes de todos os níveis, como a loja conceito no piso térreo, com novidades de marcas como Nike, Adidas, Mizuno e Puma, onde há um café da GoldKo, grife de chocolate sem açúcares.

O primeiro andar abriga a CTZ – Core Training Zone, primeira unidade física de treinamento da Core 360º Pro, formadora de personal trainers.

No segundo andar, fica a Vita Ortopedia e Fisioterapia, clínica do Grupo Fleury com serviços de performance esportiva (como análise biomecânica da corrida) e reabilitação esportiva (como fisioterapia e massagem), além de medicina e cardiologia do esporte, nutrição e ortopedia.

O rooftop é destinado a eventos próprios e de terceiros. Todos os serviços estão disponíveis ao público, independentemente de participação nas provas da Norte, assim como as vendas online.

Mercado consumidor – Com as classes A e B em predominância, atualmente o Brasil tem 23 milhões de praticantes de caminhadas e corridas a pé. Dentro desse universo, as corridas contam com seis milhões de praticantes ativos no País, segundo a O2 Lab, braço de pesquisa da Norte Marketing Esportivo, que detém 25% deste mercado.

O ticket médio das corridas no Brasil é de R$ 100, mas com o projeto Running Land a empresa espera que chegue a R$ 600, gerados também por vendas de produtos de vestuário, insumos variados para a prática esportiva e eventos paralelos.

RUNNING LAND (ECOSSISTEMA)
Proprietária:
 Norte Marketing Esportivo
Investimento: R$ 55 milhões
Conceito: hub de serviços, conteúdo, venda de produtos e clube de relacionamento
Usuários: 2 milhões (já clientes ativos da empresa)
Estrutura:
 ecossistema virtual com experience house física
Acervo: + de 12 mil itens especializados à venda
Faturamento do projeto: R$ 700 milhões em cinco anos (70% no virtual)
Estreia: 23 de agosto
Internetrunningland.com.br
Endereço físico: Em frente ao Parque Ibirapuera, diante do Monumento às Bandeiras. Rua Manuel da Nóbrega, 1882/1892 (próximo do final da avenida Brasil e início da República do Líbano)
Área construída: 1.200m²
Atrações permanentes no Ibirapuera: treinos, avaliações, CTZ – Core Training Zone, Vita Ortopedia e Fisioterapia, loja conceito, agenda de eventos da Norte Marketing Esportivo (nortemkt.com) e de outras marcas
Visitações físicas: 1,5 milhão clientes/ano (750 mil em 2022)

NÚMEROS BRASIL
Praticantes no Brasil: 23 milhões
Modalidades: corrida, jogging e caminhada
Corrida de rua: 6 milhões de praticantes ativos
Fatia da Norte: 1,5 milhão de corredores ativos e cadastrados (25% do mercado)
Ticket médio corridas de rua: R$ 100
Ticket médio Running Land: R$ 600*
* Projeção
Fonte: O2 Lab

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