Marketplace reúne de forma inédita produtos veganos, ecológicos, naturais e orgânicos em um único ambiente virtual

produtos-veganos

O empreendedor Raphael Schaffer Carvalho, 26, transformou sua dor pessoal em um negócio inovador ao criar o primeiro marketplace do país que disponibiliza ao consumidor, em um único ambiente virtual, produtos diversificados dentro do segmento sustentável: a atlantikos.com.br.

Mais do que isso, a plataforma abre espaço para que grandes, médias e pequenas empresas disponibilizem seus produtos de forma simples e eficaz no ambiente digital.

Vegetariano há 3 anos, Carvalho identificou uma lacuna no mercado de consumo online de produtos do segmento ao perceber que era necessário navegar por diversas plataformas para fechar uma compra com os itens desejados.

Há muitas variáveis que determinam a sustentabilidade de um produto e seu resultado final impacta diretamente na decisão do consumidor.

Apesar de o setor de produtos orgânicos ter crescido em média 130% nos últimos 5 anos e o de produtos vegetarianos apresentado aumento médio de 40% ao ano no mesmo período [Fonte: Nielsen], encontrar em um único ambiente digital todos os itens necessários para a manutenção deste estilo de vida era tarefa impossível.

Apaixonado por sustentabilidade, agiu rápido e apostou suas fichas na criação da Atlantikos (www.atlantikos.com.br), o primeiro marketplace do Brasil que reúne produtos veganos, ecológicos, naturais e orgânicos em um único ambiente virtual.

Para o empreendedor e vegetariano Raphael Schaffer Carvalho, “viver de forma sustentável vai muito além de adquirir alimentos, bebidas e produtos de limpeza ecologicamente corretos. É substituir toda e qualquer necessidade de consumo do dia a dia por produtos efetivamente naturais e ecológicos, até mesmo itens para o carro, por exemplo”.

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, 14% da população brasileira já se declarava vegetariana, representando mais de 30 milhões de pessoas, das quais cerca de 5 milhões já eram veganas.

Somente nas regiões metropolitanas do Brasil o público vegano e vegetariano cresceu 75% nos últimos 6 anos. No mesmo período, o volume de buscas pela palavra “vegano” nas principais ferramentas de busca online aumentou em 1.300%.

Recentemente, o estudo “Crescimento do Consumo Sustentável Online”, conduzido pelo Mercado Livre, uma das principais empresas de tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina, indicou um crescimento significativo de buscas e compras na seção de produtos sustentáveis.

Entre junho de 2019 e maio de 2020, 2,5 milhões de usuários em toda a América Latina compraram produtos com proposta sustentável – só do Brasil, foram 1,4 milhões de consumidores.

“Nosso objetivo é ajudar todos os players do mercado com soluções simples e eficientes para que consumidores encontrem grande variedade de produtos sustentáveis, empresas ampliem ou iniciem sua jornada de vendas pelo meio digital, e contribuir com ONGs, como a Prato Verde, a partir de doações de parte de nosso faturamento bruto”.

Em um segmento, de comércio eletrônico, que deve fechar 2021 com uma movimentação de US$ 2,7 trilhões (Fonte: finaria.it), Carvalho é, certamente, um jovem visionário que abre novas oportunidades para a evolução de um nicho de mercado, beneficiando todas as frentes envolvidas.

Sair da versão mobile