Marketing de utilidade: o que é e como funciona essa estratégia

Marketing de utilidade

Saiba o que é e para que serve o marketing de utilidade

O mercado é cada vez mais disputado, exigindo o máximo de esforço das empresas em busca dos recursos do consumidor. Por conta disso, soluções novas ganham mais espaço dentro das equipes de marketing. Uma estratégia interessante é o marketing de utilidade, que busca inserir a marca de forma produtiva no cotidiano do usuário.

Afinal, os consumidores não se contentam mais apenas com anúncios e campanhas da publicidade tradicional. A exigência é maior e, por isso, as empresas precisam focar não só em divulgar suas marcas, mas também em ajudar o usuário.

O que é marketing de utilidade?

A experiência do consumidor precisa sempre ser levada em consideração quando o assunto é relacionamento entre marca e cliente. 

Apostar somente em anúncios ou no engajamento nas redes sociais não é mais o suficiente para fortalecer a relevância da sua empresa. Por isso, é preciso buscar soluções mais inovadoras e atraentes para o usuário.

Uma delas é o marketing de utilidade, que tem como principal objetivo oferecer alguma coisa útil para o dia a dia do consumidor. Além disso, busca se encaixar na rotina para se aproximar ainda mais de quem você quer conquistar. 

Certamente, ao gerar valor para os clientes, a tendência é de uma maior valorização por parte deles, garantindo retornos positivos para as marcas. Por isso, o surgimento desse conceito se dá em um momento propício para a valorização da experiência do consumidor com as marcas. 

Trata-se da era da transformação digital: o momento em que o usuário se empoderou, ganhando mais relevância e exigindo das marcas maior adequação a seus problemas e desejos. 

O consumidor não se satisfaz apenas com campanhas e ações de Marketing tradicionais. De fato, ele não quer mais ter a sua rotina interrompida para ser bombardeado por diversos anúncios de diferentes empresas. As marcas com as quais ele vai se relacionar melhor são justamente aquelas que entenderem esse novo posicionamento.

Sendo assim, o marketing de utilidade chega para aproximar consumidor e marca de maneira mais sutil e natural. Essa estratégia não pensa apenas na divulgação dos produtos e/ou serviços da empresa, mas, sim, em como esses itens podem ajudar aquele usuário.

Ou seja, a ideia de anunciar por anunciar fica de lado. Isso porque é preciso pensar em formas de ajudar o seu consumidor a solucionar seus problemas e, de alguma forma, melhorar sua rotina.

Como essa estratégia funciona com os consumidores?

Um dos grandes objetivos de qualquer empresa atualmente é fortalecer o relacionamento com o consumidor. O marketing de utilidade trabalha exatamente nessa direção, porém, não é só isso que ele tem a oferecer.

Evita a rejeição do consumidor

Os consumidores estão com cada vez menos paciência para anúncios e campanhas. O uso de bloqueadores de anúncios, por exemplo, cresceu nos últimos anos. Portanto, essa estratégia é uma forma de divulgar a sua marca de maneira mais sutil, sem incomodar o consumidor, garantindo a melhor experiência possível.

Gera confiança entre marca e usuário

Fornecer informações ou um serviço útil ao consumidor acaba estabelecendo uma relação de confiança entre ambas as partes. O retorno não é rápido ou mensurável como uma conversão, mas ele agrega valor a longo prazo.

De fato, o marketing de utilidade visa fornecer experiências positivas para que o usuário sinta-se confortável sempre que pensar na sua empresa.

Fortalece a autoridade da marca

Estar presente no dia a dia do consumidor e, melhor, sem incomodá-lo é, sem dúvidas, um diferencial competitivo. 

Decerto, o marketing de utilidade oferece exatamente isso para as empresas. Ou seja: uma presença constante na rotina do usuário, muitas vezes até mesmo daqueles que não são clientes, mas que passam a avaliar essa possibilidade com mais carinho.

Diferentes tipos de aplicação do marketing de utilidade

O marketing de utilidade, além das inúmeras vantagens, tem diferentes possibilidades de aplicação. Ou seja, você pode encontrar o método que melhor se encaixa ao perfil da sua empresa e/ou da sua persona.

Informação

Mais próximo do marketing de conteúdo, esse método tende a utilizar os canais para a divulgação dos seus produtos e/ou serviços. No entanto, também oferece informações valiosas para o usuário. Ou seja, realmente passar conteúdos úteis e relevantes para o cliente, com o conhecimento e experiência de sua marca.

Tempo

Alguns serviços podem ser mais valorizados por conta da sua agilidade, de forma que, quanto mais rápidos forem, mais úteis serão. Isso serve, por exemplo, para empresas que trabalham com entregas ou até mesmo lava-jatos. Enfim, oferecer alguma solução para agilizar o dia a dia do usuário e, assim, tornar a experiência mais agradável.

Utilidade

A aplicação principal, porém, é ao fornecer um serviço que seja útil e faça parte da rotina do consumidor. 

Ou seja, algum aplicativo, serviço ou solução que possa garantir uma experiência mais satisfatória e prazerosa ao consumidor. Pode ser desde o maior controle do seu desempenho em atividades físicas até testes online de como ficaria uma maquiagem na pele do usuário, por exemplo.

Leia também:

Quais são as ferramentas de marketing digital?

Marketing de conteúdo: 12 dicas de que vão melhorar seu posicionamento no Google

Sair da versão mobile